Evangélicos cresce 61% em 10 anos no Brasil segundo pesquisa IBGE – Confira…

Os números divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta sexta-feira 29/06 pesquisa sobre censo demográfico no Brasil que apontou um crescimento significativo nos últimos 10 anos de números de evangélicos. Confira e comente…

O número de evangélicos no Brasil cresceu cerca de 61,5 por cento em dez anos, com 16 milhões de novos fiéis, de acordo com levantamento divulgado nesta sexta-feira com base no Censo 2010 do IBGE, que também apontou continuidade na queda de católicos no país.

“Temos notado um declínio acentuado da população católica no Brasil, e essa é uma tendência observada nos Censos de 1991, 2000 e 2010”, afirmou o pesquisador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Cláudio Dutra.

“No crescimento da população evangélica como um todo, os pentecostais puxam o crescimento”, acrescentou.

Segundo a pesquisa, entre 2000 e 2010, o total de evangélicos no Brasil subiu de 26,2 milhões para 42,3 milhões em 2010. A proporção dos evangélicos em relação à população do país avançou de 15,5 por cento para 22,2 por cento. Em 1991, eles representavam apenas 9 por cento da população. Pelos critérios da pesquisa, os evangélicos reúnem religiosos de missão, pentecostal e outras correntes não determinadas.

A pesquisa mostrou ainda que, de 2000 a 2010, a população brasileira subiu de mais de 169 milhões de habitantes para aproximadamente 190,7 milhões de pessoas. O número de católicos, no entanto, encolheu nesses 10 anos de 73,6 por cento dos brasileiros para 64,6 por cento.

No Censo de 1991, os católicos chegaram a representar 83 por cento da população. Em números absolutos, a queda no número de católicos foi pequena (1,7 milhão), mas como houve um aumento populacional, a proporção de católicos encolheu no Brasil em 10 anos. Os católicos caíram de 124,9 milhões, em 2000, para 123,2 milhões em 2010.

A religião evangélica tem mais penetração entre os jovens da população, de acordo com o IBGE. “A proporção de católicos é maior entre as pessoas com mais de 40 anos, decorrente de gerações que se formaram em períodos de hegemonia católica”, afirmou o IBGE. “Ao inverso, evangélicos têm maior proporção entre crianças e adolescentes”, acrescentou o estudo.

Veja números na matéria do Jornal Hoje pela repórter Flavia Jannuzzi/Rio de Janeiro e comente…

http://www.youtube.com/watch?v=m4QOJoN6TjM
post inforgospel.com.br – com informação Reuters – via – G1/Politica – 29/06/12

12 comentários sobre “Evangélicos cresce 61% em 10 anos no Brasil segundo pesquisa IBGE – Confira…

  1. olemar borges 30 de junho de 2012 15:17

    O número de católicos diminuiu, porque as pessoas passaram a ler mais a
    respeito da Igreja. A verdadeira história da Igreja Católica, nas décadas passadas, não era passada á limpo pela mídia, hoje , com uma mídia mais
    independente, a verdadeira história está sendo contada. A tendencia é de es-
    ses números baixarem mais ainda.

  2. marco 30 de junho de 2012 20:27

    qual igreja assembleia creceu sao tantas

  3. joilson pereira 14 de julho de 2012 23:13

    Há um fator que deve ser considerado neste último censo, há 20 anos, a população católica era dominante com cerca de 83%, no entanto haviam os católicos praticantes e os não praticantes, hoje temos evangélicos praticantes e não praticantes… Há no Brasil uma onda de espiritualização em que qualquer pessoa mesmo sem vinculo denominacional se declara evangélica.

  4. givan 18 de julho de 2012 14:03

    os evangelicos tem crescido,por que a vdd da biblia tem sido anunciado como ela e´,e nao no engano da idolatria.como diz aqule ditado´´ a vdd sempre aparce´´.nao se trata de religiao a vdd que so jesus eo caminho a vdd e vida .diz que a igreja catolica foi a primeira .mas tbm foi a primeira a se prostituir.

  5. Claudio 23 de agosto de 2012 07:56

    Não adianta a “igreja” católica diminuir e a “igreja” evangélica” crescer, se não houver conversão, ou seja, um novo nascimento (João 3.3) ou se não recebermos a cristo como Salvador e Senhor pessoal (João 1.12), de nada vai adiantar ser da “igreja” católica ou evangélica, ou mesmo de qualquer religião. O que precisa crescer sim é o número de discípulos de Jesus, ai sim, tudo será diferente.

  6. inamar chaquib 4 de fevereiro de 2013 19:37

    os pastores evangelicos estao enganando muita gente , principalmente os jovens de baixa renda que procuram saidas para os seus problemas e acabam enganados por estes pastores q se dizem q se entregarem seu dinheiro a igreja evangelica terao prosperidade.

  7. marcos alcantra 4 de fevereiro de 2013 19:48

    a igreja catolica e a melhor , quando o papa vier aqui no brasil nos creseremos igual doidos , eu ja foi evangelelico e eles so tomaram o meu dinheiro , eu cheguei a falir , e agora sou catolico e amo a igreja a igreja evangelica nunca ira chegar au numero de seguidores que temos . pessoal nao caiam na conversa destes pastores pois querem so o seu dinheiro nao cometa o mesmo erro que eu . que jesus e nossa senhora abencoe a todos , amem .

  8. carlos augusto pio 25 de julho de 2013 16:25

    marcos alcantara,tu deu o teu dinheiro porque você é otário e sem visão espiritual,o evangelho tem que ser pregado e quem larga palavra de deus e volta para idolatria não teve um encontro com Deus o caminho para tua alma após morte não é maria e nem ninguem a ponte e jesus,foi ele quem morreu e resuscitou dos mortos e reina ao lado do Pai,não fique criticando as igrejas e os pastores quem da uma de juiz e fica criticando Deus vai pedir conta examine a Biblia e para de ladainha.

  9. carlos augusto pio 25 de julho de 2013 16:35

    com o Papa ou não ninguem vai impedir o crescimento do evangelho e dos evangelicos,si Deus estiver no plano de salvação de alguém não é religião,denominção ou qualquer outra pessoa que vai impedir o crescimento de convertidos ao senhor jesus,quer alguns exemplos biblicos:paulo pregou,apolo regou, e Deus deu o crescimento,disse jesus quem convence o homem do pecado da justiça e do juizo é o espirito santo,si Deus estiver a frente de tudo operando ele ninguem vai impedir não PAPA certo que parar o Todo-Poderoso.

  10. Victória Gomes 27 de julho de 2013 15:28

    Porém muitos serão chamados e poucos escolhidos, a questão é realmente adorar ao Senhor de verdade e de todo o coração, é saber renunciar as coisas do mundo, e quando digo renunciar quero dizer estar disposto a dar a própria vida se for necessário! Bens materiais é o que todo mundo busca, mas e a sua missão? Você já pensou se esses evangélicos que crescem a cada ano salva-se pelo menos uma vida pra cristo? Já teríamos a maior parte da nação cristã! É claro que deve ensinar direito aos novos convertido, para que eles não se percam e sejam como a semente que cai entre as pedras,que brota,mas morre logo em seguida! Fique atento, ajude a igreja com o dízimo, não precisa dar tudo o que tem, somente de o seu coração e esteja disposto a dar o seu tempo e a sua vida nas mão dEle! Não te digo que é fácil, mas o que é bom realmente na vida não é fácil de se conquistar, e se você estiver disposto a dar tudo de sí para Deus Ele te honrará pois você será como o servo bom e fiel! Digo pois que leiam a Bíblia para não serem enganados, a estudem e pratiquem! Não são muitos que server como Deus queria, por isso digo a vocês VIGIEM!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.