Evangélicos faz passeata próximo a terreiro de Candomblé e é visto como Intolerância Religiosa

O ato dos evangélicos em Olinda/PE foi considerado como intolerância religiosa pelo Babalorixá Érico Lustosa que é vizinho do terreiro que ficou indignado e filmou a passeata. Segundo Babalorixá Érico em entrevista presumiu que a manifestação tenha sido feita pela IURD. – Confira no vídeo e comente…

Centenas de evangélicos com faixas e gritando palavras de ordem realizam protesto em frente a um terreiro de matriz africana e afro-brasileira – candomblé, umbanda e jurema. As imagens poderiam ser de um filme sobre a Idade Média. No entanto, foram registradas no domingo, no Varadouro, em Olinda, Grande Recife. As cenas de intolerância religiosa circularam ontem nas redes sociais e provocaram a revolta de milhares de internautas.

Assista vídeo que o Babalorixá afirma ser um ato de invasão ao terreiro e no final do post a entrevista do Babalorixá  e comente…

As imagens foram captadas pelo filósofo e babalorixá Érico Lustosa, vizinho do terreiro alvo dos ataques. Segundo ele, por pouco os evangélicos não invadiram o espaço. “Eles gritavam ‘Sai daí, satanás’ e forçaram o portão. Foi aí que me coloquei em frente ao portão e meu filho começou a gravar. Um deles gritou para a gente tomar cuidado, que ele era evangélico mas era também um ex-matador”, relembrou.

O fato ocorreu uma semana depois que pessoas invadiram terreiros em Brejo da Madre de Deus, no Agreste, após o assassinato de uma criança, segundo a polícia, a mando de um pai de santo. Pesquisadores dizem que essas religiões não realizam sacrifício de humanos.

Veja a entrevista onde Érico supõe que a manifestação tenha partido do grupo Igreja Universal do Reino de Deus que faz parte do segmento neo-pentecostal e que segundo ele tem uma igreja nas imediações do terreiro.

Trecho da entrevista: “…não faço a minima idéia qual seja (referindo-se a igreja que fez a manifestação), na outra rua temos uma Igreja Assembléia de Deus, mas não acredito que seja a Assembléia, porque a AD é uma igreja histórica, as AD as igreja Batistas não fazem isso, eu presumo que seja uma igreja neo-pentecostal como a Universal do Reino de Deus que tem outra(igreja) próxima de lá e que fazem aquela campanha geralmente ali na nossa rua.”– disse o Babalorixá Érico Lustosa que presenciou e filmou a manifestação.

Assista e comente…

post inforgospel.com.br – com informação UOL/Jornal do Comércio 

19 comentários sobre “Evangélicos faz passeata próximo a terreiro de Candomblé e é visto como Intolerância Religiosa

  1. Tricolor 18 de julho de 2012 14:20

    eu como evangelico e acima de tudo, cristão, fico envergonhado com uma cena dessas. Vivemos em um país q respeita todos os credos, e se achamos q um credo é errado, Deus é quem deve julgá-lo

  2. Carlos Lyra 18 de julho de 2012 21:06

    Até onde eu sei a rua é pública, e todos podem fazer suas manifestações pacíficas, como esta mostrada no vídeo. No vídeo o único destemperado, porque as pessoas passavam na rua, era o tal moço baba…não sei o quê.

  3. leonardo 19 de julho de 2012 01:56

    não sei de onde ele tirou terrorismo religioso, mas no vídeo não mostra nenhuma agressão ao culto religioso do agente em questão, posso estar enganado::::

  4. Lua 19 de julho de 2012 13:14

    Bater na porta do terreiro gritando “sai satanás” não é agressão ??? paciência….

  5. jonathas 19 de julho de 2012 19:02

    o camarada da camera e louco primeiramente ele tem que lavar a boca para falar o nome do meu Jesus por que para botar o nome de Deus na sua boca voce tem que ter intimidade com ele falow…
    voces deviam agradecer a aDeus pela vida dos evangelicos vivem ganhando almas para o Deus vivo nao reclame de barriga cheia.

  6. jonathas 19 de julho de 2012 19:10

    Primeiramente a rua é publica,e segundo eles so deram azar ,que no dia que iam fazer o trabalho os cristao passaram por ali naquela hora so isso.

  7. andré francisco 19 de julho de 2012 22:14

    coincidência existe. essa marcha nao e de hoje. nem foi pra isso.

  8. Otavio cesar 20 de julho de 2012 13:17

    Bem gente,eu acho e tenho certeza que as religiões cada um tem a sua,porem,cada um segue como quer sua vida,sendo assim,Deus deu o livre arbitrio para cada um,e por que os crentes se acham melhor que todo mundo,onde eles jugam tanto,invocam tanto o coisa ruim,porque onde chamamos por Deus ele la estara,se chamamos por o coisa ruim la ele estara,
    Resumo-deveriamos viver de formas pacificas onde todos deveriam ser um porco realista de deus é um só! E ele prega a compreessão a tolerancia,a humildade,a paz,o respeito entre seus filhos,vamos nos unir forças para vivermos em harmonia com o proximo,sejá branco ou preto,candomblecistas ou evangelicos.cada um fica onde se sente bem ta bom. Axe´para todos! que Deus os abençoi! A paz do Senhor!

  9. Jamerson 21 de julho de 2012 09:12

    intolerância religiosa é crime!
    O que muitos de vocês ainda necessitam aprender é a lidar com as diferenças.independente do tipo de religião que pessoa A ou pessoa B demonstra, vocês deveriam lembrar que Deus ele nos deu livre arbítrio para que possamos seguir. sábio é aquele que segue seus ensinamentos!
    Jessus disse uma celebre fase: AMAI-VOS uns aos outros como EU VOS AMEIS. quem ama não descrimina não ridicularisa ou mesnos presa pessoas de seguimentos religiosos diferentes dos seus.
    Lembrem-se que: RELIGIÃO NÃO FAZ NEM PROMOVE GERRA, QUEM FAZ A GUERRA É O HOMEM QUE NÃO ENTENDEU A RELIGIÃO.
    O pai de santo deveria procurar saber quem foram as pessoas que chegaram a realizar essa algazarra em frete ao seu Templo Religioso.
    e denuncia los ao ministério publico.
    Se realmente for um pastor desta IURD, que promoveu tal descaso, ele deveria rever suas aulas de teologia e ler a bíblia mais a fundo.
    Não estou aqui para criticar ninguém nem ao menos dizer quem esta certo ou errado, pois se o pai de santo que não tem nada a ver com o que ocorreu, os ATIVISTA EVANGÉLICOS ( por que eles não são EVANGÉLICOS DE VERDADE pois não conhecem em si a palavra), deveriam lembar do caso da Bispa da renascer – que pegou o dizimo dos fieis e fazia lavagem do dinheiro, e quando foi cassada foi pra MIAMI.
    – no caso da propria IURD que um dos seus PASTORES o pastor . Sílvio Galiza foi ( sa mesma igreja) MATOU E ESTUPROU juntos com outros membros da IGREJA UNIVERSAL o garoto LUCAS TERRA.
    Pessoal entendam que em toda religisão existem pessoas que usam pele de cordeiro.
    se na umbanda disseram que realizaram magia negra ( ele não entendia de fato que a a religião pregava)
    se um pastor mata um adolcente de 13 anos ( ele naõ conhecia a palavra)
    pessoal aprenda o fundamento da religião;

  10. Prof. Luizel de Brito - Ogã de Agué 22 de julho de 2012 18:17

    Uma das coisas que mais me aflige, é o uso da palavra somente em seu favor. Interpretações e interpretações, conforme o interesse da doutrina e dos “donos” de igrejas. Às vezes, falta uma leitura mais aprofundada da Bíblia por parte dos irmãos protestantes. Se desapeguem das suas paixões e, procurem entendê-la com conhecimento verdadeiro e a sabedoria de Salomão. Recomendo que leiam:
    Romanos 14:1-23
    1. Aceitem o que é fraco na fé, sem discutir assuntos controvertidos.
    2. Um crê que pode comer de tudo; já outro, cuja fé é fraca, come apenas alimentos vegetais.
    3. Aquele que come de tudo não deve desprezar o que não come, e aquele que não come de tudo não deve condenar aquele que come, pois Deus o aceitou.
    4. Quem é você para julgar o servo alheio? É para o seu senhor que ele está de pé ou cai. E ficará de pé, pois o Senhor é capaz de o sustentar.
    5. Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente.
    6. Aquele que considera um dia como especial, para o Senhor assim o faz. Aquele que come carne, come para o Senhor, pois dá graças a Deus; e aquele que se abstém, para o Senhor se abstém, e dá graças a Deus.
    7. Pois nenhum de nós vive apenas para si, e nenhum de nós morre apenas para si.
    8. Se vivemos, vivemos para o Senhor; e, se morremos, morremos para o Senhor. Assim, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor.
    9. Por esta razão Cristo morreu e voltou a viver, para ser Senhor de vivos e de mortos.
    10. Portanto, você, por que julga seu irmão? E por que despreza seu irmão? Pois todos compareceremos diante do tribunal de Deus.
    11. Porque está escrito: ” ‘Por mim mesmo jurei’, diz o Senhor, ‘diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus’ “.
    12. Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.
    13. Portanto, deixemos de julgar uns aos outros. Em vez disso, façamos o propósito de não colocar pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão.
    14. Como alguém que está no Senhor Jesus, tenho plena convicção de que nenhum alimento é por si mesmo impuro, a não ser para quem assim o considere; para ele é impuro.
    15. Se o seu irmão se entristece devido ao que você come, você já não está agindo por amor. Por causa da sua comida, não destrua seu irmão, por quem Cristo morreu.
    16. Aquilo que é bom para vocês não se torne objeto de maledicência.
    17. Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo;
    18. aquele que assim serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens.
    19. Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua.
    20. Não destrua a obra de Deus por causa da comida. Todo alimento é puro, mas é errado comer qualquer coisa que faça os outros tropeçarem.
    21. É melhor não comer carne nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve seu irmão a cair.
    22. Assim, seja qual for o seu modo de crer a respeito destas coisas, que isso permaneça entre você e Deus. Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova.
    23. Mas aquele que tem dúvida é condenado se comer, porque não come com fé; e tudo o que não provém da fé é pecado.
    PARA CONCLUIR, leiam ainda Romanos 13:10:
    “O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da lei”. Sendo assim só, e somente só, Deus pode julgar-nos.

  11. cristao que pensa 23 de julho de 2012 10:13

    Sou da IURD, e afirmo com toda certeza que nela não se faz isso, pois somos ensinados que a nossa luta não é contra a carne nem contra o sangue mas contra o mal, agora tudo que acontece é culpa da IURD?

  12. luci 31 de julho de 2012 12:34

    Acho que se a rua é publica como ja foi falado aqui acima, quem esta sendo intolerante é o tal de Erico. Porque acusam de intolerancia aos evangelicos?Estavam fazendo sua passeata em paz mas ao homem que esta gritando e intimidando dizem estar se defendendo do abuso. Realmente é como a Biblia diz, nos ultimos tempos eles diran que ao que esta mal esta correto e ao correto que esta mal. Espero que esses evangelicos corajosos tenham rompido muitas cadeias espirtituais em Nome de Jesus Cristo, porque todo joelho se dobrara e toda linha confessara que Jesus Cristo é o Senhor para a gloria de Deus Pai. Acho que o seu Erico tambem ja logo se convertera ao verdadeiro Deus, pois ele soube clamar o nome de Jesu, gracas a Deus uma cadeia quebrada ,pois Satanas, nosso unico inimigo nao quer ver isso acontecer e ele usa qualquer um pra impedir a obra de Deus.

  13. luci 31 de julho de 2012 12:49

    Ao tal professor Brito acima, esta passagem se refere aos que se converteram ao cristianismo e debatiam comer ou nao a carne sacrificada aos idolos. Nao se refere a pratica de outra fe, mas simplesmente ao ato de poder ou nao comer as coisas que eram tidas como impuras aos cristao da epoca.
    A pratica da idolatria a outras “deidades” é pecado e a Biblia é bem clara a esse respeito.Essa passagem nao tem nada a ver com o assunto deste artigo , leia denovo a passagem:

    17. Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo;
    14. Como alguém que está no Senhor Jesus, tenho plena convicção de que nenhum alimento é por si mesmo impuro, a não ser para quem assim o considere; para ele é impuro.

  14. luci 31 de julho de 2012 13:09

    Acho que se a rua é publica como ja foi falado aqui acima, quem esta sendo intolerante é o tal de Erico. Porque acusam de intolerancia aos evangelicos?Estavam fazendo sua passeata em paz mas ao homem que esta gritando e intimidando dizem estar se defendendo do abuso. Realmente é como a Biblia diz, nos ultimos tempos eles dirao que ao que esta mal esta correto e ao correto que esta mal. Espero que esses evangelicos corajosos tenham rompido muitas cadeias espirtituais em Nome de Jesus Cristo, porque todo joelho se dobrara e toda lingua confessara que Jesus Cristo é o Senhor para a gloria de Deus Pai. Acho que o seu Erico tambem ja logo se convertera ao verdadeiro Deus, pois ele soube falar o nome de Jesus, gracas a Deus uma cadeia quebrada ,pois Satanas, nosso unico inimigo nao quer ver isso acontecer e ele usa qualquer um pra impedir a obra de Deus.

  15. Paulo 20 de agosto de 2012 21:50

    Abomino a intolerância religiosa.
    Só corrigindo o repórter: na Idade Média não tinha filme.
    E lamentavelmente um período tão rico só costuma ser lembrado por isso…

  16. fulano 16 de outubro de 2012 09:37

    acredito que todas as religiões devem ser respeitadas com certeza,pois ninguém tem o direito de invadir o que é dos outros,ainda digo mais,cada um deve seguir aquela religião ao qual se senti bem.

  17. José 24 de outubro de 2012 12:59

    Não sei, sinceramente, aonde vamos parar, mesmo porque, a cada novo dia surgem novas heresias nos arraiais evangélicos. Ser evangélico , acredito não precisa ser fanático e sair agredindo as pessoas por que elas são de outra religião. Sinceramente volta e meia me questiono: O que fizeram com o evangelho de Cristo? O que fizeram da sã doutrina? Que Cristianismo ensadecido é esse? Que Evangelho é esse? Que doutrinas são estas? Estão promovendo o Evangelho do “lucro” a custo da miséria alheia? Ora, esse não é e nunca foi o evangelho anunciado pelos apóstolos. Antes pelo contrário, este é o evangelho que alguns dos evangélicos fabricaram! Infelizmente, a Igreja de Jesus deixou de ser a comunidade da palavra de Deus cuja fé se fundamenta nas Escrituras Sagradas, para ser a comunidade da pseudo-experiência, do dualismo, do misticismo e do neomaniqueismo!

  18. ANTONIO 23 de fevereiro de 2013 19:52

    Sinto-me extremamente envergonhado diante disso! Se o próprio Jesus Cristo respeitava à todos e em várias passagens bíblicas demonstrou ser tolerante e respeitoso para com todas as pessoas, independente de qualquer coisa, o que leva seres humanos como esses a pensarem que detém autoridade suficiente para fazerem essa barbaridade explícita? Fanáticos! Desconhecem a palavra de Deus! Não é assim que se convence ninguém de nada! Pelo contrário, isso gera um repúdio ainda maior por parte de pessoas que não estão firmes em nenhuma religião…

  19. Dan 11 de dezembro de 2013 19:01

    A rua é publica sim ,mas vai fazer passeata na frente da igreja deles ,não gritando ofensas em frente a templo que a eles não pertence, já viram alguem do candomblé cortando para exu na porta de igreja? DEUS é DEUS ,e jesus NÃO é DEUS, jesus foi um mortal e tinha conhecimento para arrastar pessoas como muitos pastores o fazem ,fui evangelico e leiam a biblia inteira antes de jogar pedras nos outros. falsos crentes fanáticos.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.