Idolatria – pastor Silas Malafaia esclarece dúvidas sobre este tema polêmico no meio cristão

Em sua coluna “pr. Silas responde” no site Verdade Gospel o pastor responde a questão da idolatria. O pastor afirma em seus esclarecimentos que a idolatria não é apenas os santos, mas tudo aquilo que rouba o primeiro lugar de Deus em nosso coração.-Confira e comente…

As questões que envolvem a idolatria são pelo pastor Silas abordados a luz da Palavra e tenta responder sobre este tema que para muitos ainda é um tanto quanto enigmático.

Confira post na integra e comente…

Por que a Reverência aos santos é considerada idolatria?

O texto em Êxodo 20.4,5 é bastante enfático: Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem.

Na época em que a Lei foi dada a Moisés, os israelitas haviam acabado de chegar ao Egito, uma terra cheia de ídolos. Cada deus representava um aspecto da vida, por isso era comum adorar diversos deuses para tentar alcançar o maior número de bênçãos.

Quando Deus disse ao Seu povo que este precisava adorá-lo, a sugestão não pareceu difícil aos olhos dos israelitas, pois seria apenas mais um deus. Mas, ao perceberem que deveriam servir somente ao Deus todo-poderoso, que os libertara da escravidão no Egito, tiveram dificuldade de aceitar a ideia.

Isso é o que acontece nos dias de hoje. Muitas pessoas estendem sua devoção a santos, em busca de uma quantidade maior de benesses.

Infelizmente, muitos católicos, sem o devido conhecimento das Escrituras e confiando apenas no que lhes é ensinado nas missas e catecismos católicos, ainda estão presos a essas crenças antibíblicas, confessando publicamente a sua fé no poder e ministério intercessor de Maria, por exemplo. Eles oram a ela e adoram-na, como se ela fosse a despenseira da graça divina, a estrela da manhã, o refúgio dos pecadores, atributos que pertencem exclusivamente a Cristo.

Eles desconhecem o que a própria Maria disse quanto à condição dela, igual à nossa, de salva por Deus e serva do Senhor: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque atentou na humildade de sua serva (Lucas 1.46-48).

Nas Escrituras fica claro que Maria reconheceu o ministério e a autoridade de Jesus como Filho de Deus e Messias, e contribuiu com Ele e seguiu-o até o fim. Em texto bíblico algum, vemos que foi dado a Maria qualquer poder ou autoridade para realizar milagres ou interceder pela humanidade, ligando e desligando qualquer coisa no céu e na terra.

Sendo assim, está enganado quem pensa que nós, evangélicos, desprezamos Maria. O que repudiamos e contestamos veementemente são essas concepções errôneas e contrárias à Lei de Deus. Esses ensinamentos têm levado muitos a entregarem-se à idolatria, pecado abominável e expressamente condenado nas Escrituras, bem como a afastar-se da verdade de que ninguém pode ser perdoado e achegar-se a Deus, senão por intermédio de Jesus.

Deus não dá a Sua glória a outrem (Isaías 42.8). Quando alguém adora uma imagem, em vez de adorar a Deus, está dando a outro a glória que só pertence ao Senhor. Então, se um artista, por exemplo, faz uma escultura como arte, não há pecado nisso, mas se alguém a adorar, venerar, ajoelhar-se ou inclinar-se diante dela, ou atribuir-lhe valor espiritual, estará sendo idólatra, e isso é pecado. Portanto, meus amados, fugi da idolatria (1 Coríntios 10.14).

Aliás, deixe-me ampliar o seu entendimento sobre o que é a idolatria, esclarecendo que é tudo aquilo que rouba o primeiro lugar, que pertence exclusivamente a Deus, em nosso coração.

Sendo assim, quem é avaro ama mais o dinheiro do que a Deus; quem é egoísta ama mais a si do que a Deus; quem “tieteia” artista e quem vai à igreja apenas para ouvir padre, pastor ou cantor gospel é tão idólatra quanto aquele que se inclina diante de imagens de escultura, pois cultua ídolos em seu coração. Essa pessoa precisa reconhecer seu erro, pedir perdão e ajuda ao Senhor para mudar, pois os idólatras não herdarão o Reino dos céus (Gálatas 5.20,21).

post inforgospel.com.br – com informação VerdadeGospel – por: pr. Silas Malafaia

19 comentários sobre “Idolatria – pastor Silas Malafaia esclarece dúvidas sobre este tema polêmico no meio cristão

  1. maria celia 22 de novembro de 2012 14:21

    Quanta besteira diz esse mala. Não entende absolutamente nada dos preceitos católicos e nem dos contextos bíblicos. Coloca-se acima da verdade e vem falar de idolatria? Sujeito repugnante!!!

  2. Marcelo.... 22 de novembro de 2012 15:21

    Idolatria tambem são os carrões, as propriedades particulares dos pastores, uns com impérios e tantos passando fome, isso sim e idolatria ao dinheiro, usam o nome de DEUS para acumular riquezas podres, isso sim e idolatria, a riqueza e dinheiro vem primeiro, não é só católico não, critica os católicos e bom, mas fazer a obra de DEUS e ser humilde ninguem quer… antes de ver o cisco no olho do outro, tire a trave que esta no seu.

  3. Marcelo.... 22 de novembro de 2012 15:33

    quem é vc perto de MARIA … lava a boca quando for falar de MARIA, é JESUS que salva, não é santo nem MARIA, são santos, porque JESUS falou, seje santos como eu sou, só DEUS sabe quem é santo, o coração da pessoa que o faz santo, a gente católico pega os exemplos deles, do q fizeram pelos os pobres e o proximo, e morreram todos sem nada, apenas pela causa da morte de JESUS CRISTO,mas c vc fisessem 1% que eles fizeram seria mais justo…em vez de criticar as religiões, vai anunciar JESUS, somos humanos e pecadores, então não vem fla q somos idolatras não, c JESUS viesse hj com tanta tecnologia, todos teria fotos dele, temos a imagem de JESUS q c fez homem, não de DEUS PAI…idolatria e adorar outros DEUSES,não faras para ti outros DEUSES… mas adoramos a JESUS CRISTO E A DEUS PAI…e até a arca da aliança tinha querubins que DEUS mandou fazer..nos POUPE VAI…so sabe critica outra religião….FAZ A OBRA, A FÉ SEM OBRA É MORTA, o que salva é o coração d cada um…

  4. Lucas 22 de novembro de 2012 15:35

    Sendo assim, quem é avaro ama mais o dinheiro do que a Deus; quem é egoísta ama mais a si do que a Deus; quem “tieteia” artista e quem vai à igreja apenas para ouvir padre, pastor ou cantor gospel é tão idólatra quanto aquele que se inclina diante de imagens de escultura, pois cultua ídolos em seu coração. Apenas parafraseando o Senhor Silas Malafaia que ama tanto o dinheiro deveria tomar cuidado com os seus prórpios ensinamentos pois o Dinheiro já se tornou o idolo dele faz muito tempo. Pense Nisso!!!

  5. anonimo 22 de novembro de 2012 15:42

    Boa Tarde!

    Os evangelicos nao tira a fome do nordeste do brasil, não leva paz a GAZA e ISRAEL, não converte o pais islamico do IRÃ, os pastores de hoje querem carro bom, casa boa e salario alto, respondam se isso é imagem de DEUS?

  6. Vânia Moraes 27 de novembro de 2012 15:04

    Boa tarde,

    Só sei no meio disso tudo é claro que as profecias estão se comprido.
    Quem vai nos salvar se chama, Jesus Cristo, então meus amados irmãos, cada um busque seu encontro com Deus, pois o Espírito Santo é fiel, para envolver aquele que realmente abre o coração para Jesus Cristo.

  7. mario 17 de dezembro de 2012 17:59

    cuidado em devender religioes o catolicismo ja usa essa s taticas a muitos seculos. por iso voces tem o poder da terra (vaticano)

  8. Enrique 17 de fevereiro de 2013 21:39

    Temos que olhar a Palavra de Deus (Biblia) ela é a verdade absoluta de nossa fé , não podemos ver pessoas e sim a Biblia.

  9. Uesley 6 de outubro de 2013 00:13

    Eu fico me perguntando, a onde foi parar o cérebro das pessoas, Que diz ser inteligente,falando palavras de acusações , fulano isso, fulano aquilo, VOÇES SABEM , QUAL É O NOME DO ACUSADOR NÃO, É ESSE ………O DIABO…ESSE SÓ SABE ACUSAR, VAI LER A BIBLIA, EM VEZ DE FALAR BOBAGEM.

  10. Contribuição 27 de outubro de 2013 22:58

    Ao ler o texto bíblico, a clareza é direta sobre a idolatria, tudo que procura se equiparar ou tomar o lugar de Jesus, é uma forma de IDOLATRIA, sejam elas, imagens, bens materiais ou pessoas.
    Deus, condena a idolatria, pois ela tira a “atenção” das pessoas de reverenciar o verdadeiro Deus/Jesus, com a tentativa de preencher nossos corações com amuletos, ou pessoas, para substitui-lo, desta forma consumindo a verdadeira fé, pois passamos a crer e reverenciar o que nossos olhos alcançam e o que nossos olhas alcançam… apenas “coisas/objetos” ou “pessoas” que são passageiras e irão sucumbir com este mundo.
    Quanto a pessoa de Maria, ela mesma nunca ousou chamar para si a idolatria, pois foi exemplo de humildade e serva, porém, os homens atribuem a ela algo que nem mesmo ela aprovaria, pois sua conduta como serva deixa claro a mulher valorosa que ela foi, e não precisa de nosso consentimento ou idolatria. Só Jesus é o caminho!

  11. Bruno Ferreira 29 de agosto de 2014 20:03

    Muitas das vezes a verdade doí, se formos então estudar sobre a idolatria a varias classificações e uma delas seria ter uma referência de imagem. Não precisamos dessa referência, pois temos que adorar um DEUS que não conhecemos o seu rosto mas sabemos que está presente e cuidando do seu povo. O que o Silas comenta está na BÍBLIA por isso não vejo erro em sua fala, a BÍBLIA não é a voz de DEUS? .Devemos sempre ser igual a JESUS nunca apegado ao dinheiro, a elogios, a reconhecimento, a admiração, mas sim JESUS veio para servir e pregar o arrependimento. Sejamos simples, arrependendo-se a cada dia e sermos idolatra dele, um DEUS que não sabemos como é mas que é real em nossas vidas.

  12. Roseana Galdimo 11 de janeiro de 2015 21:40

    amigos católicos, vcs precisam pararem de lerem folhetos e lerem a Bíblia que é a palavra de Deus que diz…”Conhecereis a verdade e ela vos libertará”. sei qual é o medo de vcs… de deixarem as práticas ruins né? ,más isso não vai ser por ninguém humano nem por força e sim pelo Espirito Santo. abç

  13. ivan 24 de janeiro de 2015 19:53

    Vcs não entenderão nada do que foi colocado, ele não julgou ninguém simplesmente colocou texto bíblicos. Então se vocês não fazem leituras bíblicas fica difícil de entender… Mas uma coisa é certa Deus é único e não precisa de supervisores para que cheguem as orações até ele…..

  14. Jose Airton de S.Santos 10 de março de 2015 17:32

    bom! a pergunta.
    todos os mártires incluindo os apóstolos até o III seculo perseveraram na fé em Cristo e contrubuiram para sua igreja viva até hoje, são santos? (MT 10,32-33)
    buscai cada um a sua santidade em corpo,alma e espirito
    Elementos(Caridade,Oração,Penitência e Esmola).
    tudo que Deus toca é sagrado?
    uma passagem do antigo e outra do novo testamento.
    Deus se apresentou a Moisés em forma de chama na salsa
    e disse: tira tua santália porque o solo q tu pisas é sagrado
    Jesus ao entrar no templo de Jerusalém expulsou os mercadores e disse: essa é a casa de meu Pai casa de oração e respeito.
    Maria foi escolhida por Deus envolvida pelo Espirito Santo de onde Jesus nasceu.” Pai Filho e Espirito Santo”.
    Portanto é Sagrada e merece respeito.
    ler Apoc. 12

  15. ADRIANA 15 de setembro de 2015 16:20

    nossa………. foi dito pelo pastor oque a palavra de DEUS nos orienta …….. a moça ficou indignada com as riquezas do pastor???? minha querida, logo nota-se que você não conhece a historia da sua igreja, leia sobre a (inquisição romana), você vai saber oque é amar o dinheiro ……………. querida ele não pregou sobre riquezas, apenas citou trechos da BÍBLIA relacionadas a idolatria, e não mentiu em nenhum deles………. e olha que existem muitos outros, afinal, DEUS abomina tanto a idolatria, por isso a bíblia esta repleta sobre o assunto ……. mas se vc puder mostrar aonde a biblia ensina que devemos adorar a outro que nao seja a ele (nao vale os apócrifos, afinal sao livros sem inspiraçao divina, incluídos por vontade da igreja católica romana), …….. ahhh e ninguém ta insultando a mãe de JESUS, respeitamos todos que seguiram e seguem a palavra de DEUS, nao quero defender placa de igreja, quem salva é CRISTO e não carecemos de intercessão, temos ligação direta CRISTO. minha irma não precisa se defender, apenas leia a bíblia com carinho e peça discernimento do espirito santo, a porta da graça ainda esta aberta …… entre enquanto é tempo ….. ha uma luta espiritual travada …… peça discernimento e DEUS te revelará e você passara a entender toda a verdade. (leia o livro por amor aos católicos romanos), já fui católica, sei oque você esta passando, leia esse livro.

  16. Paula 28 de outubro de 2015 01:31

    Boa noite,pessoal!
    Sou ex católica, pois era idólatra de acreditar em td que se dizia deus!
    E tinha raiva qd falavam dos deuses que eu adorava era ignorante acerca da palavra de Deus!
    Infelizmente queridos católicos sem entendimento do que realmente ara a verdade!
    Olha eu ia ser freira!
    No dia que vc tiver o encontro com o verdadeiro Deus e procurar andar pela palavra de Deus vc vai amar as pessoas e não odiá-las. Pois o q o pastor falou foi apenas mostrar pela bíblia a verdade e não só a vcs ! Mas até alguém evangélico que coloque algo acima de Deus está na prática da idolatria!
    Os salmos:114,115 ou 116 pq na nossa é o 115 é mais uma passagem bíblica que fala sobre a idolatria!
    Que Deus abra o entendimento de vcs que não conseguiram enxergar a verdade que é Jesus!

  17. Pabllo 4 de janeiro de 2016 13:25

    Paz do Senhor Jesus Cristo a todos, Concordo plenamente com o Ps. Silas Malafaia ,a bíblia é bem clara em dizer “não teres outros ” deuses” além de min”. E também a bíblia é muito clara em dizer lá em “Isaías 43:1 ao 19” fica bem claro só tenho a dizer isso, E outra coisa o meu Deus a quem eu sirvo o Deus, Jesus aquele que morreu e reviveu e está junto do Pai que é o nosso Deus. Digo uma coisa; “Muitos dizem que Deus só quer o coração está mentindo, pois se Deus quase só o coração como ficaria o corpo? Em? Deus não só quer o nosso coração, mas como quer o nosso corpo viu.*-*. Ps.Silas Malafaia, te adimiro muito Deus que te himre. Paz do nosso Deus seja com todos Amém. Eu sou jovem mas tenho entendimento. Viu.

  18. Atalaia 1 de março de 2016 22:44

    Os ídolos deles, de prata e ouro,
    são feitos por mãos humanas. Têm boca, mas não podem falar;
    olhos, mas não podem ver; têm ouvidos, mas não podem ouvir;
    nariz, mas não podem sentir cheiro; têm mãos, mas nada podem apalpar;
    pés, mas não podem andar;
    e não emitem som algum com a garganta. Tornem-se como eles aqueles que os fazem
    e todos os que neles confiam.
    Salmos 115:4-8. Não entendo por é tão difícil compreender isso. Este salmista esta descrevendo oque aqui? A biblia esta repleta de exemplos de idolatria e porque as pessoas dizem que acreditam em Deus mas não creem na sua palavra.? A única forma de conhecer um pouco de Deus e lendo e crendo na sua palavra.

  19. gicelia 17 de abril de 2017 14:12

    Resumindo tudo que está sendo dito e falado …….tudo que o verdadeiro cristão faz é só falar a verdade . Ai você se pergunta que verdade ? aquela que cura , liberta e salva e limpa a alma e o coração de toda terra ( JESUS CRISTO DE NAZARÉ nosso único intercessor ) por isso o senhor jesus nos deu o maior exemplo de amor…. O amor cura sará tudo o que está morto em nossa vida , começa a ter vida através do sacrifício vivo de JESUS CRISTO o amor de Nosso SENHOR faz valer a pena adora-LO por toda eternidade , e um lembrete pra vocês católicos nós os verdadeiros CRISTÃOS amamos todos , sem acepção de pessoas . Porque aquele que ama seu irmão ama aquele que nos criou e nos formou QUE é nosso DEUS ALTÍSSIMO ,, QUE o SENHOR DEUS abençoe a todos nos e purifica-nos de todo pecado…..

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.