Bíblia – Primeiro Livro Moderno impresso completou 558 anos – Confira

O primeiro exemplar da Bíblia foi impresso por Johannes Gutenberg, e ficou conhecido como a Bíblia de 42 linhas, saiu da imprensa alemã de Maguncia em 23 de fevereiro de 1455. A invenção da imprensa foi por Gutenberg aperfeiçoada e possibilitou que milhões de pessoas no mundo pudesse ter a Bíblia e outros livros impressos. - Confira, fique sabendo e comente…

Um dos grandes marcos da história e cultura foi a criação da imprensa. Embora esta invenção não seja de Johannes Gutenberg, foi ele quem aperfeiçoou.Entre suas primeiras impressões foi o livro dos livros, a Bíblia.

Gutenberg aperfeiçoou a imprensa para substituir a de madeira pela de metal, fabricando tipo de metal fundidos em moldes suficiente para permitir a composição de textos. Esta invenção se tornou a chamada impressão tipográfica com tipos de metal móveis, que deram origem ao livro moderno .

A invenção da imprensa com tipos móveis é um dos grandes marcos na história da cultura.Possibilitando executar várias cópias de livros, dando assim acesso a um maior número de pessoas ao redor do mundo para ter acesso a escritos, isto implicou mudanças radicais na política, na religião e nas artes.

Assim, o impacto da invenção da imprensa foi tremendo. Produção de livros durante os primeiros 50 anos após a contribuição de Gutenberg foi decisivo, quase certamente maior nos últimos mil anos.

A Bíblia, o primeiro livro moderno

A Bíblia de Gutenberg é também conhecida como “a Bíblia de 42 linhas”, ou Bíblia Mazarin. Esta é uma versão impressa da Vulgata (Latina), que foi impresso na oficina de Mainz, na Alemanha, no século XV.

O formato é, possivelmente, uma imitação do manuscrito de Mainz, também chamado Bíblia Gigante de Mogúncia, cujo 1.300 páginas foram escritas à mão.

O nome “42 linha Bible” refere-se ao número de linhas impressas em cada página, e é usado para diferenciá-lo a partir da edição mais recente de 36 linhas.

A preparação para esta edição começou depois de 1450, e os primeiros exemplares estavam disponíveis em 1455. Foi realizada utilizando uma prensa de impressão de tipos móveis.  Uma cópia completa tem 1282 páginas, e foram encadernado em dois volumes, pelo menos.

Esta Bíblia é o mais famoso incunábulos (impressão feita antes do ano 1500), e começou a sua produção e impressão em massa de textos no Ocidente. Acredita-se que foram produzidas cerca de 180 exemplares, 45 em pergaminho e 135 em papel. Depois de impresso, assinado e foram ilustradas a mão, o trabalho foi feito por especialistas, fazendo com que cada cópia se tornasse única.

post inforgospel.com.br – com informação Protestante Digital

2 comentários sobre “Bíblia – Primeiro Livro Moderno impresso completou 558 anos – Confira

  1. Edivan Braga 27 de fevereiro de 2013 10:16

    A história da Biblia é linda e a forma que foi escrita impressionante amo a Biblia. E mais um vez é muito engraçado ver a hipocrisia de muitos pessoas só sabem comentar noticias de fulano que não vez ou rumores de pastor que é milhonário rsr! Esta notícia é importante mais não iteressa os teológos rsr

  2. Edivan Braga 27 de fevereiro de 2013 10:29

    A história da Biblia é linda amo este livro que me orienta e ensina mais e mais de nosso Senhor! história rica que edifica e salva muitas pessoas que antes cuspiram hoje beijam choram como a história dos mártires que mudaram e marcaram a história humana obrigado Deus por este presente!
    E outra vez falo quantos cometários vcs acham que teremos sobre este assunto? se fosse algo sobre Silas,Valdemiro, Macedo, R.R, enfim não me interressa se estão ou não fazendo isso ou aquilo, para o teólogos de plantão ame a Biblia!!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


9 + 9 =