Pastores presos da Igreja Maranata usava a Bíblia para coagir testemunhas diz promotores

Pastores da Igreja Cristã Maranata do ES presos segundo os promotores se deu por consequência que no decorrer das investigações que se depararam com testemunhas que queriam mudar testemunho, e levou a suspeita de que os pastores estavam intimidando em forma de coação, usando a Bíblia. Confira, assista, entenda e comente…

Os líderes da Igreja Maranata presos nesta terça-feira (12), em Vila Velha, na Grande Vitória, suspeitos de intimidarem testemunhas e autoridades, usavam a Bíblia como forma de coação. A afirmação foi dada pelos promotores de justiça do Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) Paulo Panaro e Jerson Ramos(foto), em entrevista ao Bom Dia Espírito Santo, na manhã desta quarta-feira (13). Além disso, Panaro também informou que, mesmo após as prisões, uma testemunha continuou sendo coagida e ameaçada.

Os quatro pastores presos na operação do Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) e Polícia Federal, são apontados como agentes intelectuais que estariam interferindo no curso das investigações, ameaçando e intimidando testemunhas a mudarem seus depoimentos e até membros do Ministério Público e do Judiciário.

O MP-ES deu mais detalhes de como aconteciam as coações, que utilizavam até a Bíblia. “Membros da Igreja Cristã Maranata estavam sendo coagidos pelos líderes da igreja. É uma instituição hierarquizada. O pastor por ser o líder tem a dominação de todo o seu rebanho, e o que ele diz deve ser realizado. Então, essa coação, diferente da normalidade, onde a coação é direta dizendo o que uma pessoa deve fazer ou deixar de fazer, ela é feita através do uso de uma interpretação manipulada da Bíblia”, explicou o promotor Paulo Panaro.

Para o também promotor Jerson Ramos, trechos da escritura sagrada eram usados de maneira subliminar. “Distorciam a forma da mensagem, trazendo informações subliminares, que acuavam as pessoas, que ficavam subjugadas às pessoas que transmitem a mensagem. As pessoas ficaram apavoradas”, esclareceu.

Algumas expressões utilizadas dentro da própria igreja também eram usadas como forma de coagir as pessoas. “O que se observa é o seguinte, dentro da instituição, a expressão ‘caído’ para eles é muito grave. Você ser um caído é gravíssimo, ser um excluído é gravíssimo. Eles excluíam as pessoas dentro da própria instituição, ela é relegada a segundo plano, como forma de coação, eles se sentiam caídos, excluídos”, frisou Panaro.

Por meio de nota, a Igreja Cristã Maranata disse que jamais coagiu testemunhas ou ameaçou autoridades. Ainda informou que está processando judicialmente aqueles que estão acusando a instituição, de acordo com a lei. A Igreja acredita que todas as acusações e acontecimentos desta terça-feira, com a prisão dos pastores, foram pautadas no desejo de retaliação e perseguição.

Assista vídeo matéria da G1 ES/TVGazeta pelo repórter Roger Santana, com a entrevista dos promotores e comente…

http://www.dailymotion.com/video/xy6tjo
post inforgospel.com.br – com informação G1 ES/TVGazeta – por:Leandro Nossa – 13/02/13

56 comentários sobre “Pastores presos da Igreja Maranata usava a Bíblia para coagir testemunhas diz promotores

  1. Isabel cristina 20 de maio de 2013 15:22

    Existe exclusão sim dentro das igrejas.Quando algo não vai bem na sua vida,vc é deixado de lado,as pessoas não falam com vc dentro da igreja.vc acaba se achando pior.Há mto julgamento ,há mtas diferenças.Quem tem mto dinheiro é tratado melhor do que quem não tem.Falo isso de experiência própria.Tive problemas com meu filho adolescente,e na igreja eu fui desprezada no momento que eu mais precisava de apoio.Só havia fofocas com o nome da minha família.A igreja não vive o amor ao próximo,como nos ensina a Bíblia.

  2. Isabel cristina 20 de maio de 2013 15:35

    A expressão CAÍDO existe dentro das igrejas.E se vc for considerado um CAÍDO as pessoas viram a cara pra vc.E como são mtas igrejas ,a fofoca vai de uma pra outra igreja e pessoas sem responsabilidade falam o que querem uns dos outros.E os pastores são coniventes com as fofocas.Se vc sair da icm e for pra uma outra denominação vc tbm é um CAÍDO.Pois a icm prega que é a melhor igreja evangélica do país. Eles falam mal até das outras igrejas evangélicas.Chamam as outras igrejas de MOVIMENTO.O que o Gedelti fala , vira uma ordem.Tudo que ele fala é revelação de Deus.Não se discute,tem que se cumprir.Eles pregam que na escola as pessaos aprendem o A B C D mas na icm se aprende o OBDC sem questionar .Eu fiquei lá 15 anos sei do que estou falando.O líderes da icm esquecem que Jesus ensinou AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO.Lá é dificil de fazer amizades ,só tem fofoca da vida do próximo.

  3. Isabel cristina 20 de maio de 2013 15:47

    Os membros só querem cultuar a Deus ,mas os líderes ,esses sim, devem
    ser punidos.DEUS não tem aliança com esses líderes que usam o nome DEle pra coisas erradas.Deus seja louvado!!!!Será mto dificil o Gedelti sair do poder.Mesmo que outro assuma ,ele continuará dando ordens …

  4. nilza 26 de junho de 2013 08:36

    os pastores, são inocentes,eles estão pagando pelo erro que não cometeram.Deus está com eles pois eles são servos fieis.

  5. VERDADE 25 de julho de 2013 21:59

    Houve muitos erros já apurados pela ICM e pelo MP, mas cuidao com o que se esta sendo informado ao MP pois pode ser informaçoes fraudulentas e mentirosas, mas a investigaçao a finco do MP é necessaria, pois pode ser que estejam fazendo injustiça ou combatendo contra Deus.

  6. CARLOS ALBERTO 30 de agosto de 2013 23:47

    Uma vez eu ouvir dizer que onde a fumaça á fogo… Bem, se isso ocorre é porque ouve uma grande conivência de pastores lideres, pois como podem o homem confiar no homem? Mesmo sendo homens ” ditos comprometidos com DEUS “, eles falham e deveriam ser sempre observados em seu atos. A exemplo de observação, os patrimonios deste que movimentavam fabulas deveriam sempre ser reparados, pois ” ter um fusquinha num dia e no outro aparecer de ferrari”, não é algo normal… Tem que ser apurado sim, pois não importa se é o GILDETI ou que quer que seja, pois tem que ser exemplo de fidelidade para com DEUS e os membros que confiam nestes que administram a igreja e seu patrimonio. Também acredito que esse ocorrido vai mudar muita coisa dentro da estrutura da Cristã Maranata, pois muita coisa foi herdada de forma muito errada durante os tempos e terá que ser mudada, pois a Biblia nos diz que a nossa mente tem que mudar com a evolução dos tempos e a palavra de DEUS se renova a cada dia, só a Maranata parou no tempo…. Precisamos de Trabalhar melhor os nossos Obreiros, pastores precisam de cursos de teologia, as mulheres precisam de mais liberdades…. Professoras de escola dominical que nem sabem lidar direito com a palavra???? FICA AQUI UM RECADO… A BIBLIA JÁ É UMA REVELAÇÃO, NÃO PRECISA SER REVELADA…. E SIM OS SEGREDOS QUE NELA EXISTEM, SÃO REVELADOS AOS QUE POSSUEM CORAÇÃO PURO E ABERTO PARA RECEBE-LAS… A questão de ter alguém caido na igreja, preconceito, isso é verdade, pois caiu é escrachado e nem tem o apoio de alguns pastores… Disse alguns pastores, pois existem uma rara minoria que realmente ajudam e apoiam as pessoas que tiveram problemas, como foi o meu caso, mas tem uns…. Misericórdia… Pensam que são donos da verdade, mas por falta de experiência e preparo só cometem burradas e afastam pessoas de bem e até familias, por fofoca de obreiros que enciumados e querendo espaço para aparecer, denigrem a imagem de muita gente na igreja para ter crédito com os lideres… Bem, deixa DEUS operar que a maranata vai mudar muito…..

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


3 − 2 =