BNDES prepara ‘maior planejamento estratégico da história do banco’, diz novo diretor

Carlos da Costa (esquerda), diretor de Planejamento e Pesquisa e Carlos Thadeu de Freitas, das áreas de crédito, financeira e internacional (Foto: Daniel Silveira/G1)

O Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) prepara um novo plano estratégico e, para isso, contará com a atuação de consultores externos com experiência internacional. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (11) durante coletiva de imprensa para apresentação de dois novos diretores do banco.

Segundo Carlos da Costa, que assumiu a diretoria de Planejamento e Pesquisa do banco, trata-se do “maior planejamento estratégico da história” do BNDES. O plano contará com metas de médio e longo prazo – a primeira até 2023 e a segunda até 2030.
“Estamos fazendo uma rediscussão profunda do que deve ser um banco de desenvolvimento moderno, um banco que tem como papel integrar diferentes visões políticas e empresariais”, enfatizou Costa.

Questionado se o planejamento em curso se caracteriza como uma mudança profunda do que vinha sendo desenvolvido na gestão anterior, Costa disse que “a missão da área de planejamento é continuar o trabalho fantástico que foi feito pelos meus antecessores e também trazer o novo”.
Ele destacou que para garantir esta nova visão, já “foram contratados apoiadores externos internacionais” que, segundo ele, atuarão “não para nos dizer o que temos de fazer, mas para nos apoiar”.
Costa salientou que a elaboração do novo plano já estava definida pela novo presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, antes dele ser chamado para dirigir a área de planejamento. Ele afirmou ainda que “a única diretriz é a de que esse planejamento deveria contar com a participação de pessoas de dentro e de fora do corpo técnico do banco”. (G1) (BRDE)

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.