Equilíbrio financeiro: Paraná é o único estado que pode emprestar no exterior

A repórter Marta Watanabe, no Valor Econômico desta segunda-feira, 9, aponta que o Paraná em 2017, é o único estado que obteve aval da União, através da Secretaria de Tesouro Nacional, para empréstimo externo, num período em que o Tesouro Nacional vem restringindo a prestação de garantias aos entes federados. A operação com agente do exterior aprovada ao Paraná, contratada com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), foi de US$ 67,2 milhões para o fortalecimento da segurança pública através do programa Paraná Seguro.

Outras operações externas foram liberadas, mas beneficiando municípios, em valores modestos; significando que o governo federal “fechou a torneira” num período de forte restrição fiscal, para o saneamento das contas públicas. Sob essa nova diretriz, a STN só libera avais para Estados classificados com ratings “A” e “B”. O Paraná, situado na classificação “B”, “fez a lição de casa” e aspira subir para o nível “A”.

——————-

*** Nota do Blog – Esta é mais uma das provas da excelente gestão financeira que o governado Beto Richa vem desenvolvendo no estado. Por aí dá para entender o desespero dos seus adversários em atacá-lo constantemente.

3 comentários sobre “Equilíbrio financeiro: Paraná é o único estado que pode emprestar no exterior

  1. Roberto Luis Basseto 11 de outubro de 2017 9:28

    Nunca se esqueça do saque do Fundo de Previdência, sem ele o Paraná estaria igual ao Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, então não é uma boa gestão se apropriou dividendos que não era dele e sim dos funcionários.

  2. Valdir 11 de outubro de 2017 21:02

    Rapaz, até gosto do teu blog, mas esse teu amor ágape pelo Beto Richa é no mínimo estranho. É muito fácil manter “equilíbrio financeiro” aumentando alíquotas de impostos, congelando salários, não investindo em obras, metendo a mão no Fundo de Previdência, etc, etc, etc…
    Menos, né?

  3. Jurandir Marques 11 de outubro de 2017 21:41

    O Beto tem sido exemplo pro Brasil colocando o Paraná a salvo da quebradeira que os outros estados tão passando, agora neguinho insatisfeito raleia mas não termina

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.