Os 5 eventos que influenciarão o mercado nos próximos dias

Do InfoMoney

O ano começou em ritmo de muita euforia na bolsa brasileira, com o Ibovespa disparando nos primeiros pregões de 2019 de olho nas primeiras medidas do novo governo de Jair Bolsonaro. E este deve seguir como o principal driver do mercado na próxima semana.

Nesta sexta-feira, Bolsonaro anunciou, durante coletiva, o aumento da alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e a possível redução da alíquota máxima do Imposto de Renda, de 27,5% para 25%. Horas depois, a informação seria desmentida por Onyx Lorenzoni, ministro da Casa Civil.

Para os próximos dias, aguarda-se que o novo governo apresente sua proposta para a reforma da Previdência, que tem causado turbulência na bolsa. E é provável que outras novidades apareçam com o passar dos dias, o que pode trazer volatilidade para os ativos.

Ontem o presidente fez sua primeira reunião com a equipe ministerial e na próxima terça-feira (8) deve ocorrer um novo encontro para acertar detalhes das primeiras ações do novo governo.

Na agenda econômica, dois indicadores são aguardados com grande expectativa. O primeiro é a produção industrial de novembro do ano passado, que segundo as projeções da GO Associados deve ter queda de 0,1%, levando o acumulado de 12 meses a ficar estável.

Outro dado importante, na sexta-feira (11), será o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de dezembro e do acumulado de 2018. Para a GO, o dado de inflação deve ter leve variação positiva de 0,07% no último mês de 2018, com o acumulado ficando em 3,79%.

Agenda externa

Entre os indicadores externos, na segunda-feira (7) será divulgado o dado das encomendas à Indústria de novembro e o PMI industrial do ISM relativo ao mês de dezembro nos Estados Unidos.

Mas o destaque fica para terça-feira (8), quando será publicado o dado JOLTs de abertura de novos empregos, bastante acompanhado pelo Federal Reserve para definir sua política monetária. A semana ainda traz o balanço comercial de novembro na quinta-feira (10) e a taxa de inflação de

dezembro, além do balanço fiscal federal de dezembro,ambos na sexta-feira (11).

Por fim, na China, atenção para os números da balança comercial de dezembro, na terça-feira (8), os índices de preços ao produtor e ao consumidor e o dado do PIB do ultimo trimestre de 2018, todos na quarta-feira (10).

Sem categoria

Um comentário sobre “Os 5 eventos que influenciarão o mercado nos próximos dias

  1. maso 6 de janeiro de 2019 9:04

    Um ano promissor! O Brasil está otimista e entusiasmado

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.