O avant-première da Privataria Petralha

Não poderia haver momento mais inoportuno para os petralhas do que este que o governo escolheu para a primeira etapa da privatização dos aeroportos – e sabe-se lá o quê virá depois!

Pois os petralhas ainda não se restabeleceram do surto histérico provocado pelo lançamento do livro-panfleto “Privataria tucana”, produzido pelo violador de sigilo fiscal Amaury Ribeiro Jr.O livro se propõe a denunciar maracutaias no processo de privatização conduzido pelo governo de FHC, passa longe desse objetivo, mas, para os petralhas, pouco importa: importa é que tiveram um material de propaganda para cutucar seus adversários históricos e posar de bons mocinhos. E o estopim para uma eventual CPI da Privataria – que, para ser completa, deverá incluir esta recém concluída.

A privatização dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília nega tudo o que os petralhas apregoam sobre a necessidade de o governo do povo manter em seu poder e sob seu controle o patrimônio popular.

O PT estreiou, em nível nacional – já o fizera antes no municipal, com a privatização da companhia telefônica de Ribeirão Preto, quando administrada por Antonio Consultor Palocci – a privatização tão estigmatizada pela corrente radical do PT – o petralhismo.

Ora, não se trata de venda e sim de concessão, reagirão previsivelmente os petralhas. 

Ótimo, mas, mesmo assim, como repassar para a iniciativa privada a maior parte da responsabilidade pela administração desses aeroportos se todos são superavitários e num contexto de expansão continuada do transporte aéreo?

A primeira consideração, inevitável, é concluir que, ao pedir arrego à iniciativa privada, o governo reconhece sua incapacidade gerencial. 

A segunda, é comparar os termos da privatização dos aeroportos na era petista com a privatização na era FHC.

Os preços foram comparativamente, e respeitadas as idiossioncrasias de cada processo, maiores agora do que no governo anterior.

Sim, mas o que foi oferecido foram negócios superavitários e com potencial enorme de crescimento.

E sobre os valores:

Quarenta e nove por cento dos R$ 24 bilhões deverão ser pagos pela Infraero, que continuará participando da administração na condição de sócio minoritário.

O consórcio vencedor de Guarulhos, o mais ambicionado dos aeroportos, é composto pela empreiteira OAS e por dois fundos de pensão – Previ e Petros. Ou seja, dois santuários do poder petista e petralha (façamos a distinção) participam do processo de privatização, utilizando-se, para isso, de recursos provenientes de servidores estatais… haja coerência!

Três: quem vai bancar 80% dos 24 bilhões é o BNDES, que dispensa apresentação.

Acabamos de assistir, portanto, ao avant-première da Privataria Petralha!

Política

13 comentários sobre “O avant-première da Privataria Petralha

  1. mauricio 8 de fevereiro de 2012 17:49

    Mas José, o que são todos aqueles documentos no livro, em que o mesmo cara assina pela empresa investidora e também pela empresa recebedora? São atestados de ingenuidade? Amigo, te desejo sorte nessa tua missão (impossível) de defender os tucanos.

  2. Lauro 8 de fevereiro de 2012 19:00

    Conceção não é venda, muito menos entrega,como ocorreu com a Vale, veja por exemplo os valores envolvidos, daria para comprar mais de dez Vales, com o valor da “entrega” pa privataria tucana.

  3. Lauro 8 de fevereiro de 2012 19:01

    Conceção não é venda, muito menos entrega,como ocorreu com a Vale, veja por exemplo os valores envolvidos, daria para comprar mais de dez Vales, com o valor da “entrega” da privataria tucana.

  4. Raimundo Pires 8 de fevereiro de 2012 21:08

    José infelismente tua pessoa não com o nome que escolheram pra ti, o primeiro José era uma pessoa humilde e que se preocupava com seus semelhantes visto que foi escolhido para ser o pai do Redentor dos seres vivos.
    Como pode um partido social democrata pensar apenas no seu umbigo e deixar os menos afortunados em função das políticas adotadas por essa casta de herdeiros da casa grande e hoje, ainda, não aceitam a democracia (tomara que demorem mais à aceitar)como governo do povo para o povo e não só para meia dúzia de escolhidos.
    Precisamos corrigir indistintamente as falhas de caráter e ambas as partes e não crucificar apenas um dos lados, então teremos um Pais desenvolvido para todos.

  5. José Pedriali 8 de fevereiro de 2012 23:20

    sr. raimundo pires, está tudo bem com o senhor?
    por favor, quando o senhor recuperar a lucidez, me explique o que o senhor quis dizer.
    obrigado pela sua participação.
    a propósito: o senhor já ouviu falar nos alcoolatras anônimos?

  6. José Pedriali 8 de fevereiro de 2012 23:23

    parabéns, senhor lauro. em homenagem ao senhor, vou recitar os versos de “conceção”, na interpretação imortal de cauby peixoto:

    Conceição
    Eu me lembro muito bem
    Vivia no morro a sonhar
    Com coisas que o morro não tem

    Foi então
    Que lá em cima apareceu
    Alguém que lhe disse a sorrir
    Que, descendo à cidade, ela iria subir…

  7. José Pedriali 8 de fevereiro de 2012 23:25

    aqueles documentos, que relação têm com os fatos?
    o senhor leu o livro? comparou os documentos com as denúncias?
    documentos… documentos

    (missão mais que impossível não é defender os tucanos, que não defendo, apenas critico os que os acusam sem provas… prove, e te direi amén!)

    (a propósito: os petralhas de plantão fizeram revezamento… estão, digamos, mais suaves!)

  8. JOSÉ GREGORIO 9 de fevereiro de 2012 0:25

    Veja este video:

    http://vimeo.com/36257969

    PENSE BEM: AS PROVAS SÃO MUITO COMPROMETEDORAS.. TUDO LEVA A CRER QUE METERAM A MÃO MESMO E COM FORÇA… NAD MAIS JUSTO QUE UMA CPI ASSIM COMO FIZERAM COM OUTROS SUPOSTOS ESCANDALOS… GOSTARIA DE VER A OPINIÃO DA REDE GLOBO… POIS ELES VÃO COM TANTA FORÇA NOS ESCANDALOS DO GOVERNO E JA FAZ VINTE DIAS Q ESSE LIVRO VEM BATENDO RECORDE DE VENDAS E OCASIONANDO CPI… NAO ENTENDO O PORQUE DA REDE GLOBO NAO FALAR.. A NÃO SER QUE BILHOES DE DOLLARES SUPOSTAMENTE ROUBADOS NÃO É CASO DE NOTICIARIO… TA AI PRA PENSAR…

  9. José Pedriali 9 de fevereiro de 2012 10:57

    o video que o senhor indica, senhor josé gregório, é uma montagem de charges, spots de tevê e outras inserções propagandísticas do PT: nada que avalize seu conceito de que ele comprove o conteúdo o livro.

  10. José Pedriali 9 de fevereiro de 2012 11:04

    então por que o pt não reestatizou a vale?
    porque a vale, em 1996, deu um lucro de 500 milhões de dólares; em 2006, ela pagou 6 bilhões de reais em impostos, equivalentes a 800 milhões de dólares. seu lucro em 2010 foi de 30 bilhões de dólares!

  11. Rhay 9 de fevereiro de 2012 13:15

    Redriali, será que teremos de pedir ao quebrador de sigilos que trabalha na Record (emissora preferida do PT, coincidência!) para reeditar a privataria tucana?

    O valor dos preços repassados as empresas é tão alto que dificilmente não terá aumento geral no setor aéreo futuramente.

    Pode ser que exista alguma empresa aberta no Caribe com contador para verificar os cálculos ?

    Pois estou em dúvida porque tanto $.

  12. esmerio pimenta 21 de fevereiro de 2012 15:05

    Serracanalhas e petralhas esta é p/ voçs;;Privataria
    Quando as vendas são em saldo, as tentações são enormes e é real o risco de corrupção.defensores da corrupçao1

  13. esmerio pimenta 21 de fevereiro de 2012 15:12

    Fizeram partidarismo do roubo que aconteçeu eaconteçe no Brasil.Nunca usei o serracanalhas e petralhas nos meus comentarios ,pois parece ser apenas de uma ou poucas pessoas que usam estes termos!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.