Abin desmente “Veja” e garante: não espiona Fachin

A postagem “Temer e a Abin: ‘furo’ ou ‘barriga’ da Veja? Aposto na alternativa dois” recebeu o endosso e esclarecimentos da (Associação Nacional de Oficiais de Inteligência (AOFI), que reproduzo:

Prezado José Pedriali,

Conforme mencionado em seu texto publicado hoje (12/06/2017) no Massa News*, a AOFI aproveita para expressar sua concordância com práticas jornalísticas que priorizem a verificação e checagem de dados por mais de uma fonte, de forma a garantir a confiabilidade da matéria. Em especial, no caso em tela.

Cordialmente,

José Martins

Diretor de Comunicação da AOFI

P.S.: Abaixo, nota publicada em nosso site, onde nos pronunciamos de forma mais detida sobre o relato de Veja.

Eis a nota:

Diante do texto da revista Veja, veiculado na internet na noite de 9 de junho, a Aofi vem reafirmar aspectos relevantes ligados à atividade de Inteligência e sobre os profissionais que dela fazem parte.

A ABIN constitui-se em órgão de Estado permanente, apartidário e apolítico. Na condição de órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin), tem por missão assegurar que o Executivo Federal tenha acesso a conhecimentos relativos à segurança do Estado e da sociedade.

Em diversas ocasiões, a ABIN e os funcionários públicos de carreira que a compõem são atacados por matérias que não oferecem provas sobre as acusações apresentadas e exploram o intrínseco sigilo da atividade como fator a justificar toda sorte de ilações.

A atividade de inteligência da ABIN é desenvolvida com observância aos direitos e garantias individuais e tem como fundamentos a preservação da soberania nacional, a defesa do Estado Democrático de Direito e a dignidade da pessoa humana.

Os agentes públicos que compõem a ABIN têm plena consciência da necessidade de fomentar as boas práticas e mecanismos de controle da atividade de Inteligência pelo parlamento.

Dentro da sua margem de conhecimento dos fatos, a Aofi considera impróprias as opiniões e inverídicas as notícias sobre suposto “aparelhamento” da ABIN, bem como sobre quaisquer outras ações que se afastem dos parâmetros legais acima referidos.

* Massanews é um dos portais que reproduzem meus comentários. A postagem original é de domingo, em josepedriali.com.br.

Sem categoria

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.