Manifestação de preconceito contra alunos da Apae revolta familiares de excepcionais

A Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – de Itaguajé está tomando medidas judiciais contra pessoas que manifestaram preconceito contra alunos e professores da instituição em um grupo do WhatsApp.

A demonstração de preconceito foi publicada em um grupo intitulado “Só em 2020”, que faz oposição ao atual prefeito da cidade, como comentário a respeito de uma atividade realizada pela Apae durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência”.

O autor publicou: “Professora da APAE só serve pra lavar o povo com deficiência, lá não se escreve, só baba”.

No sábado, a diretoria da Apae de Itaguajé publicou uma nota em sua página no Facebook, informando que vai processar o autor da manifestação de preconceito.

NOTA

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Itaguajé-Pr, por meio de sua presidência, vem esclarecer e informar que em virtude das ofensas sofridas por seus alunos e corpo docente em ambiente virtual e atendendo aos pedidos dos pais de alunos da nossa instituição, que estamos tomando as medidas jurídicas cabíveis por meio de nossos advogados, a fim de colocar um ponto final nas ofensas, responsabilizando os envolvidos.
E também, vem manifestar seu veemente repúdio contra as atitudes ofensivas à capacidade cognitiva de nossos alunos, bem como, a qualidade do ensino destinado aos mesmos e a capacidade do nosso corpo docente.
Salienta ainda, que as referidas ofensas provem da ignorância – na melhor acepção da palavra -, porque, a Apae tem um trabalho minucioso e de atenção especial às necessidades de desenvolvimento de todas as funções cognitivas, como a memória, a atenção, a percepção, o raciocínio, a linguagem, coordenação motora. Todo o trabalho é realizado por um grupo de profissionais especializados como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psiquiatras, pedagogos. O ambiente é voltado para que a pessoa com necessidades especiais se desenvolva e esteja pronta para integrar a comunidade, para ser independente ao máximo e poder se inserir também no mercado de trabalho.

4 comentários sobre “Manifestação de preconceito contra alunos da Apae revolta familiares de excepcionais

  1. Dione fernandes mendes 28 de agosto de 2017 20:11

    sou mãe apaeana, fico revoltada com mentes tão pequenas e descriminatórias.
    uma pessoa que pensa dessa maneira sobre as pessoas com deficiência merecem todo repudio apaeano, merece todas puniçoes por discriminação.
    sou mãe de uma linda jovem com deficiência intelectual que é a razão de minha vida, com ela aprendi muito. e por ela e por todas as pessoas com deficiência lutarei até o fim de mnha vida. contem comigo para o que precizarem.
    Obrigada abraço fraternal.

  2. João 29 de agosto de 2017 12:08

    O fato de Apaes servirem para desvio de dinheiro público não justifica nenhuma violência. A culpa é sempre de pessoas mal intencionadas, não dá instituição.

  3. Ivan Danttas 29 de agosto de 2017 12:13

    Infelizmente, a polarização política, estávamos vendo que o Brasil não é tão acolhedor como sempre ouvimos falar. Primeiro contra nordestinos, depois contra gays, contra opinião política, esquerda, direita, nazismo, socialismo e por aí vai. As pessoas, muitas vezes, não sabem nem o que significa tudo isso, apê as acompanham postagem que têm muitos seguidores. Num país que, majoritariamente, é descendente de negros e índios, teoricamente, não deveria haver esse tipo de comportamento. Mas, as mídias sociais, com seu semi-anonimato, incentiva esse tipo de comportamento. Triste vermos, nos dias de hoje, com a intolerância reinado mundo a fora, um país que sempre foi sinônimo de tolerância, acolhimento, respeito à diversidade, envolto nesse manto negro da ignorância social. Que a APAE NÃO SE DEIXE ABATER! Que essas pessoas sejam identificadas e punidas exemplarmente. A APAE deve continuar seu trabalho MARAVILHOSO, seja onde for; no sul, no norte, no nordeste, no centro oeste, no sudeste. Pais e amigos da APAE, sejam a TROMBETA Cintra essa forma degradante e nefasta de manifestação! MEU TOTAL E IRRESTRITO APOIO À VOCÊS!!!

  4. DULCILENE GERLIN 29 de agosto de 2017 23:03

    Fico triste com essa situação. Enquanto muitos lutam em favor da pessoa com deficiência, outros abusam, ou melhor outros são ignorantes ao ponto de não se sensibilizaram e também não contribuírem com a pessoa especial.
    Fica aqui o meu repúdio!!!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.