Maringá no 2º Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo

O Observatório de Turismo e Eventos do Maringá e Região Convention e Visitors Bureau, participou do II Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo, entre os dias 8 e 9 de maio, em Foz do Iguaçu. O evento foi promovido pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu e contou com representantes de 26 observatórios de todo o país, reunidos para discutir temas pertinentes à operação e melhoria das ações dos observatórios, com o objetivo de se tornarem mais dinâmicos, conectados e inovadores.

Na programação do primeiro dia, foi organizada uma reunião da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo, da qual o Observatório de Turismo e Eventos do Maringá Convention faz parte. Formada em 2017, a Rede discute sobre a importância dos observatórios na construção de Destinos Turísticos Inteligentes e fornece um panorama da atuação das pesquisas e observatórios no país. Com o lançamento do Plano Nacional de Turismo 2018-2022, espera-se fortalecer essa Rede, contanto coma ampliação e aprimoramento dos estudos e pesquisas em turismo, em todos os níveis da federação (municipal, estadual e nacional).

A superintendente do Maringá Convention e Visitors Bureau, Yara Linschoten, representou o Observatório de Turismo de Maringá no encontro. A formalização da Rede Brasileira de Observatórios aumenta a qualidade nas pesquisas sobre o trade turístico, pois é necessário um alinhamento das estatísticas turísticas do país com as recomendações internacionais. Isso contribui para um processo mais confiável de estudo, fornecendo conteúdo para tomadas de decisões na área e, principalmente, embasando a formulação de políticas públicas assertivas.

No segundo dia, o pesquisador do Observatório de Turismo de Buenos Aires, Federico Zerba, proferiu a palestra sobre “Os observatórios de turismo como instrumentos para a construção de destinos turísticos inteligentes”. Também foram ofertados mini-cursos para os participantes e o debate com o tema: “Como viabilizar a realização e divulgação de pesquisas para facilitar a tomada de decisões?”.

Saiba mais
Os dados do Observatório do Turismo de Maringá são disponibilizados para que especialistas, poder público e privado e a sociedade civil organizada sejam auxiliados nas tomadas de decisão que envolvam o setor.

São monitorados, por exemplo, o ISS Turístico; a tarifa média cobrada pelos hotéis; a taxa média de ocupação dos hotéis; o mercado de trabalho ligado ao turismo; a malha rodoviária; a movimentação do Aeroporto Regional Silvio Name Júnior e a movimentação terrestre pela Viapar.

O projeto maringaense é patrocinado pela Viapar e tem, ainda, apoio do Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar), Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Cooper Card e Sebrae.

Sem categoria

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.