Acim e Sivamar destacam importância do Observatório do Turismo

Três em cada dez pessoas que compram no comércio de Maringá não moram da cidade. A estimativa é do Observatório do Turismo e Eventos do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau.

 
São levantamentos como estes, que ajudam a identificar os potenciais e carências do trade turístico. Por isso, o Observatório tem sua importância reconhecida pelas entidades que representam os comerciantes.

 

Segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Michel Felippe Soares, o Observatório é um instrumento de análise da realidade turística de Maringá por meio do monitoramento da evolução de indicadores e estatísticas, o que contribui para o comércio local.

 

“O Observatório do Turismo oferece dados confiáveis que ajudam no planejamento e nas definições de investimentos e políticas públicas a este importante e dinâmico setor da economia, que movimenta tantos outros, entre eles o comércio”, pontua.

 

Já Ali Wardani, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista e Atacadista de Maringá e Região (Sivamar), ressalta que os números e os dados estatísticos são essenciais para que uma empresa e uma cidade possam ser administradas.

 

“Por isso, o Sivamar louva a atitude do Convention em sustentar o Observatório do Turismo e Eventos de Maringá. Conhecendo melhor nossos turistas e seu comportamento, saberemos como atendê-lo melhor e trazer melhores resultados para Maringá neste segmento”, avalia ele.

 

Os dados do Observatório do Turismo e Eventos são disponibilizados para que especialistas, poder público e privado e a sociedade civil organizada sejam auxiliados nas tomadas de decisão que envolvam o setor.

 

São monitorados, além do ISS Turístico, a tarifa média cobrada pelos hotéis; a taxa média de ocupação dos hotéis; o mercado de trabalho ligado ao turismo; a malha rodoviária; a movimentação do Aeroporto Regional Silvio Name Júnior e a movimentação terrestre pela Viapar.

 

O projeto é patrocinado pela Viapar e tem, ainda, apoio do Sivamar, Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Acim, Cooper Card e Sebrae.

 

Todos os dados estão disponibilizados gratuitamente no site www.maringacvb.com.br/observatorioturismomaringa.

 

Crédito da foto: Divulgação/Acim

Sem categoria

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.