50 dicas para um casamento sem preocupações

dicas_casamento

50 dicas para um casamento sem preocupações

Casamento é sempre um momento único, que reúne os mais diversos sentimentos, sensações e percepções, correto? Sim, nisso concordamos, mas muitas vezes bate aquele desespero e, de última hora, detalhes escapam tirando o sono de muitas noivas e noivos.

Pensando nisto, apresentamo s abaixo um rápido passo a passo de itens que você pode (e em muitos deve) verificar, para formar o seu próprio checklist, evitando preocupações de última hora. Vamos lá?

  1. Qual vai ser o tipo de casamento: civil, religioso, com festa tradicional ou um ambiente inesquecível? Qual investimento e orçamento você pretende destinar a este momento? Outro detalhe: o casamento civil vai ser junto com a festa ou em dias e locais separados?
  2. Por falar em local, hora de ir atrás do mesmo e pensando como será a estrutura e espaço a ser utilizado para cerimônia e afins. Defina seu estilo (clássico, moderno, romântico, entre outros) e cuidar dos detalhes desde o início. Importante também observar o local com base na época do ano em que o casamento irá acontecer, evitando surpresas.
  3. Comece a preparar a sua lista de convidados, mensurando antes de tudo a quantidade de convidados em comparação, também, ao ambiente e todos os itens necessários. Nesse momento o casal deve decidir que tipo de assessoria e apoio profissional será necessário, para não carregarem sozinhos todo o peso do planejamento e precaver que tudo saia perfeito para eles e os envolvidos.
  4. Defina e anuncie uma data para que todos os convidados, familiares e amigos que estarão presente no dia já deixem o horário reservado em suas agendas.
  5. Definindo convidados, defina também padrinhos e testemunhas, pessoas que estão próximas e irão participar mais de perto deste momento especial do casal.
  6. Converse com os responsáveis pela cerimônia religiosa, assim como o próprio responsável pela celebração para definir formalidades e possibilidades. Deixe claro, também, todas as necessidades para o casamento civil.
  7. Deixe toda a documentação necessária organizada o quanto antes, como a certidão de nascimento, por exemplo.
  8. Haverá uma despedida de solteiro? Quem cuidará da mesma e planeje com antecedência o momento. De uma forma geral, todo ambiente e espaço a ser utilizado no pré, durante e pós casamento, deverá ser antecipado a sua intenção e reserva principalmente se identificado que o local se trata de um ambiente muito desejado.
  9. Comece a planejar, também, sua lua de mel (locais, horários, a viagem, entre outros). Existem ferramentas online, por exemplo, que possibilitam a criação de listas de casamento e envolvem, dentro deste universo, o envolvimento e planejamento da lua de mel com seus detalhes. Uma questão importante: será necessário passaporte e visto? Programe-se!
  10. Desde o começo separe um espaço ou uma pasta para arquivar e guardar toda a documentação, contratos, comprovantes e afins da parte burocrática do casamento. Assim ficará muito mais fácil o acesso aos mesmos e, caso necessário, os noivos podem optar por compartilhar esses documentos em um ambiente on-line para consulta a qualquer momento e qualquer lugar pelo smartphone, por exemplo (Google Drive, Dropbox, Onedrive, etc).
  11. Por falar em tecnologia, o casal pretende construir um site para compartilhar todos os detalhes e novidades com os seus convidados? Nele você também pode disponibilizar um espaço para confirmação de presença, horários, endereços, entre outras informações importantes para os envolvidos.
  12. Defina textos e músicas para ser utilizado em cada momento e ambiente.
  13. Você vai optar por DJ ou banda? Você pode consultar e pedir sugestões para as pessoas mais próximas.
  14. Converse com o seu fotógrafo e vídeo maker, dialogando sobre as expectativas dos resultados finais.
  15. O carro para a noiva vai ser alugado?
  16. Você vai optar por casar em um ambiente fechado ou ao ar livre? Será um restaurante ou contratará um serviço de Buffet? Quem irá organizar as pessoas que irão servir a comida e a bebida durante a festa?
  17. Tenha sempre um contato que possa esclarecer dúvidas a qualquer momento nos ambientes de cerimônia, festa e afins. Evite dores de cabeça de última hora.
  18. Não se esqueça da escolha dos convites e, caso pense em algo original (não somente no convite, mas em todo o casamento), é sempre importante analisar o orçamento e as possibilidades com o seu parceiro.
  19. Para todas as etapas sempre pesquise preços e foque no melhor custo benefício.
  20. Todo casamento existe uma dança oficial do casal. Que tal pensar em aulas de dança até o momento?
  21. De 3 a 4 meses antes do casamento, a noiva pode começar a procurar o seu vestido, assim como os noivos podem iniciar a entrega dos convites. Geralmente os vestidos devem ser ajustados até quatro semanas antes do casamento. Pense também nos acessórios (sapato, tiara, véu, entre outros). Não se esqueça do vestido para o casamento civil.
  22. Este é o momento de o noivo também selecionar o seu traje, observando o tempo de algumas semanas para ajustes antes do casamento.
  23. Tire um dia para analisar e selecionar as alianças. Serão as mesmas do noivado ou novas alianças?
  24. Um vídeo clipe e imagens para a ambientação do casamento devem ser analisadas com antecedência. O processo de captura de desenvolvimento de mídias consome um bom tempo e deve ser analisado com cuidado para evitar erros.
  25. Confira novamente toda a documentação e se os elementos necessários estão entregues e em andamento nos devidos lugares.
  26. Para um acordo pré-nupcial, você deve marcar uma consulta em um cartório.
  27. Já é o momento de escolher o florista e a decoração.
  28. Consulte um cabeleireiro para antecipar todos os detalhes, assim como será sua maquiagem. Dê também os primeiros passos para reservas do dia da noiva.
  29. Entre em contato com o celebrante da cerimônia e os responsáveis para detalhes e acertar as músicas da cerimônia.
  30. Na aproximação do mês do casamento, atualize a lista de convidados e verifique confirmações. Entre 1 ou 2 meses você pode encomendar o bolo e fazer a prova do cabelo e maquiagem.
  31. Caso receba parentes ou convidados de fora, você deve se preocupar com o alojamento. Lembre-se também de atualizar o site do casamento e inserir informações importantes e também orientações.
  32. Confirme detalhes com todos os fornecedores e envolvidos.
  33. Atualize detalhes e informações de transporte e deslocamento. Horários e datas devem ser revisados para evitar preocupações. Com o uso contínuo de smartphones e tecnologias, você pode usar a agenda do seu celular para organizar as tarefas com avisos automáticos.
  34. Experimente o vestido de noiva e analise qualquer necessidade de alteração.
  35. Não esqueça o buquê.
  36. Organize a lembrança para os convidados. Você pode optar também por uma mesa de doces que sempre agrada a todos os convidados. Veja dicas de mesa de doces AQUI.
  1. Na semana do casamento, se forem sair diretamente para a lua de mel, todos os detalhes devem ser conferidos.
  2. Fornecedores devem estar totalmente alinhados, use os sapatos alguns dias antes para evitar dores e bolhas nos pés. Fale com a banda ou o DJ, revise os detalhes dos locais e cerimônia.
  3. Para quem pensou na despedida de solteiro, é a semana de colocar o evento em prática.
  4. No dia anterior ao casamento organize sua mudança, presentes, mensagens, flores e tudo o que receber dos convidados.
  5. Vestido e alianças já totalmente alinhados e prontos.
  6. Notas e finanças organizadas com todos os fornecedores, assim como horários e detalhes de entrega ou execução dos serviços.
  7. No dia do casamento, tenha um excelente café da manhã, descanse bem e tenha uma ótima noite de sono.
  8. Esse é o seu dia. Maquiagem, cabeleireiro e unhas recebem um toque especial.
  9. É hora do pré álbum no seu site de casamento.
  10. No site de casamento, escreva um agradecimento aos convidados e deixe os últimos detalhes e localização dos locais. Não se esqueça de após o casamento também reforçar uma última mensagem.
  11. Após o casamento lembre-se de enviar o vestido para lavanderia. Se quiser mantê-lo como lembrança, você deve armazená-lo com cuidado.
  12. Caso tenha alterado o sobrenome, não se esqueça de alterá-lo em correspondências e outros documentos.
  13. Por fim, esse é um momento único, e devem participar os noivos em todo o processo de preparação. A opinião de ambos deve estar presente e é um fator fundamental para o bom andamento de cada detalhe.
  14. Então, uma ótima lua de mel e, sempre recomende bons fornecedores. Com certeza outros casais irão agradecer, e muito!

Contribuído: Adore Brigaderia Gourmet
    Mercadão Municipal de Maringá
    Av. Prudente de Moraes, 601
    Maringá – Paraná
    Tel: (44) 3041-9077
    E-mail: [email protected]

Dicas

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.