O Brasil faz o caminho de volta ao mapa mundial da fome

Mesmo com o crescimento do desemprego o governo continua cortando de forma dramática o Bolsa Família. O argumento é o de sempre, o de que está corrigindo o sistema e evitando que muitas pessoas continuem recebendo o benefício indevidamente. A maioria dos cortes se dá em cidades do Nordeste , onde a fome voltou a bater na porta de famílias que tinham se livrado desse fantasma.

O corte afeta não apenas pessoas pobres, mas reflete também sobre o comércio e as finanças de municípios pequenos do interior nordestino, onde os recursos dos programas sociais do Governo Federal fazem a diferença. Faziam, porque aos poucos vão sendo suprimidos da agenda social , não só o Bolsa Família, como também o Vale Alimentação, o Vale Gás e o Bolsa Escola.

O governo  usa também a crise como argumento, quando exatamente por causa da crise é que o Estado tem aumentada sua responsabilidade constitucional de manter políticas públicas de proteção dos mais pobres. Insiste no discurso de que muita gente ainda recebe Bolsa Família de forma indevida. Será que são indevidos os R$ 124,00 reais que a camareira cearense Rosângela da Silva, de 43 anos, recebe mensalmente para ajudar na alimentação dos seus três filhos menores?

A crise serve de pretexto também para manter na fila de espera do Bolsa Família outro meio milhão de pessoas desempregadas que vivem abaixo da linha da pobreza. A conta da insensibilidade e da perversidade do presidente Temer ainda é jogada pra cima do governo Dilma, cuja crise de governabilidade foi criada e potencializada pela própria classe política, principalmente pelo PSDB e pelo PMDB do vice-presidente que chegou à presidência via golpe parlamentar. É ou não é um escárnio?

Sem categoria

Um comentário sobre “O Brasil faz o caminho de volta ao mapa mundial da fome

  1. Domingos Aparecido 11 de agosto de 2017 15:40

    PINGUELA PARA O ABISMO?
    Alguém aí é bom de matemática? responda, quanto o Brasil perdeu com caixa dois na última década? ao ano escorrem pelo ralo da corrupção mais de 500 bilhões. Só lembrando que a Lava Jato só está divulgando os trambiques da Odebrecht e da JBS, e as outras? e os estados e municípios?existem prefeituras no Nordeste que só negociam na base de 20% de propina. Por essas e outras é que 90% são contra o IMPOSTO ÚNICO que acaba com a mamata de laranjas, doleiros e agiotas.
    ***Em breve Jesus voltará.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.