Pesquisa indica polarização entre Ciro e Bolsonaro

Vale a pena prestar a atenção na análise que  Cila Schulmann  faz da pesquisa Datafolha para a presidência da república. Jornalista e especialista em marketing político, Cila avalia que os números do último levantamento favorecem Jair Bolsonaro e Ciro Gomes. Ambos, segundo ela, mostram posturas firmes ao eleitor. Por se tratar de uma análise científica, ela não entra no mérito de um e de outro discurso, porque o que interessa saber é a receptividade que cada candidato tem por parte do eleitorado  brasileiro.

Vice-presidente do Instituto Ideia Big Data, especializado em pesquisas eleitorais, Cila sustenta que Bolsonaro, pela direita e Ciro, pelo centro-esquerda, canalizam a indignação do eleitor com a política e os políticos tradicionais. Mas a aceitação de Ciro Gomes apresenta viés de crescimento, que torna-se mais consistente na medida em que o eleitor se dá conta de que dificilmente a candidatura de Lula será homologada pela Justiça Eleitoral.

Na minha modesta avaliação, a este fato, pode-se acrescentar o melhor preparo intelectual de Ciro, cuja diferença para Bolsonaro é abissal. Cila Schulmann não entra nessa seara mas tenho comigo que se o PT fizer uma reavaliação responsável do cenário atual, acabará dando razão a algumas de suas lideranças, que só não defendem um plano B, com Ciro e um vice petista, porque Lula continua resistente à ideia.

Tem muita gente da esquerda que trabalha pela união do campo progressista, como única forma de deter o avanço da ultradireita e evitar o desastre que seria , por exemplo, a vitória de um Bolsonaro da vida.

Sem categoria

11 comentários sobre “Pesquisa indica polarização entre Ciro e Bolsonaro

  1. HUDSON ( O verdadeiro) 12 de junho de 2018 17:59

    Tenho para mim que se eleito, Ciro Gomes se tornará um ditador e destruirá uma grande parcela de pobres e idosos no Brasil, já que dias atrás anunciou que tem em seus projetos a intenção de tirar do INSS todos aqueles que se aposentaram “sem contribuir”, incluindo aí as aposentadorias rurais de muitos idosos Brasil a fora.

    • Messias Mendes 12 de junho de 2018 22:16

      Hudson, o Ciro não disse isso. O que ele disse, depois de criticar o sistema atual é que pretende adotar um modelo de capitalização e colocar no tesouro e não na previdência o pagamento de benefício de aposentados que nunca contribuíram. Procure no youtube que tem muito vídeo dele explicando direitinho essa questão.

      • HUDSON ( O verdadeiro) 13 de junho de 2018 10:35

        Veja o e-mail desse cara, ele está postando com meu nome (e olha que eu alterei) – Covardes imbecis

      • João Luiz 13 de junho de 2018 17:21

        Se não disse, vai fazer; ele ou outro que se eleger vai fazer, e se não fizer nesta gestão nas próximas farão, impossível segurar essa situação por muito tempo.

  2. Carlos 12 de junho de 2018 18:27

    Lula ganha em qualquer cenário e com qualquer candidato!

  3. Contribuinte 12 de junho de 2018 21:23

    É engraçado… todo mundo fala das besteiras que o Bolsonaro disse, mas ninguém fala das asneiras que o Ciro Gomes já andou dizendo por aí…

  4. Alaor (o original) 13 de junho de 2018 6:48

    Ciro Gomes vai falir o Brasil, vez que diz que se eleito for, irá desfazer toda e qualquer privatização feita por Michel Temer, claro, PAGANDO AS DEVIDAS INDENIZAÇÕES.

    Ora, a venda da Telebras por exemplo, revertendo um negócio dessa magnitude, de onde esse imbecil acha que vai tirar dinheiro para pagar uma indenização bilionária para os compradores que não se conformarão com a reversão da venda e muito provavelmente levarão o Brasil aos jures internacionais?

    Nem precisa ser economista para saber que essa é uma das promessas a moda “Requião” do tipo “Ou Baixa ou acaba” rsrsrsrsrsrs

  5. Alaor 13 de junho de 2018 10:28

    Engraçado que aqueles que estão criticando do Ciro Gomes vão votar ou em Alckmin ou no Bolsonaro. São os mesmos que dizem que Lula “não presta”. SEi… Quem presta é o tucano “santo” Alckmin e o admirador de torturador da ditadura que vai na “Marcha com Jesus” e coloca sua caseira como funcionária fantasma da Câmara pra ganhar no mole… Me poupem !!!

  6. Maso 13 de junho de 2018 11:37

    Bolsonaro só terá alguma chance se não participar dos debates e não participar dos programas de TV pois quando abre a boca só sai merda.

  7. Marcelo 17 de junho de 2018 2:24

    Nem Ciro nem Bolsonaro. Ambos são uma tragédia para o país. Mas Bolsonaro consegue ser uma tragédia infinitamente maior. Radical de esquerda, radical de direita, é tudo igual, é tudo a mesma porcaria. Ficarei no centro, sempre, ainda q o centro que reste seja apenas a centro esquerda.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.