A vida do indígena

Diferente do homem branco, o indígena não se separa em classes sociais, todos têm os mesmos direitos e recebem o mesmo tratamento. A terra pertence a todos e a caça é dividida igualmente entre os habitantes da tribo, apenas os instrumentos de trabalho são de propriedade individual. A divisão do trabalho é feita por sexo e idade, as mulheres são responsáveis pelas crianças, comida, plantio e colheita, os homens ficam encarregados da caça, pesca, derrubada de árvores e guerra, os trabalhos mais pesados.

Na tribo o cacique faz o papel de chefe, organiza e orienta os índios. O pajé é o sacerdote, aquele que recebe mensagem dos deuses e por isso é também curandeiro.

Os índios acreditam nas forças da natureza e na volta dos antepassados, fazem rituais, cerimônias e festas para os deuses e espíritos. O responsável por passar estes conhecimentos aos habitantes da tribo é o pajé. Alguns índios têm o costume de enterrar os pertences pessoais do morto junto com o corpo, o que prova que eles acreditam numa vida após a morte.

Alimentação

Isento de agrotóxicos e produtos químicos os índios são muito saudáveis e tem uma alimentação baseada em produtos extraídos da natureza. Consomem diariamente frutas, verduras, legumes, raízes, carnes, cereais e castanhas, além de terem intensa atividade física, o que resulta em indivíduos fortes, saudáveis e felizes. Casos de obesidade, estresse e depressão passam longe das tribos.

O índio hoje

De acordo com o Censo 2010, no Brasil vivem mais de 800 mil índios, cerca de 0,4% da população brasileira. A mineração e a exploração de recursos naturais estão fazendo com que os índios percam as suas terras. É necessário reconhecer e valorizar a identidade étnica de cada uma das sociedades indígenas, compreender suas línguas e suas formas tradicionais de organização social, de ocupação da terra e de uso dos recursos naturais. Isto significa o respeito pelos direitos coletivos e a busca do convívio pacífico, proporcionando um intercâmbio cultural com as diferentes etnias.

Os índios em idade escolar são atendidos em escolas de ensino médio e fundamental em suas aldeias ou em municípios próximos. Há também mais de mil jovens indígenas que frequentam diversas universidades e faculdades brasileiras

2 comentários sobre “A vida do indígena

  1. najuah 15 de abril de 2013 19:52

    legal . ajuda muito na liçao de casa !!!!!!!

  2. maria eduarda 12 de fevereiro de 2014 16:46

    gostei muito obg da pra fazer a tarefa

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


+ 9 = 18