O que você quer ser quando crescer?

Uma pergunta que desde muito cedo faz parte da vida das pessoas. Para ajudar os alunos que estão chegando ao momento de prestar o vestibular, o Rotary de Maringá realizou na última sexta-feira, no campus do Cesumar, a 15ª Mostra de Profissões.

Passaram pelo evento cerca de 10 mil pessoas que tiveram a oportunidade de conhecer 90 carreiras de níveis superior e técnico. Com entrada franca, escolas de Maringá e de toda a região participaram da Mostra que contou com 600 trabalhadores voluntários.

“O objetivo é que os estudantes do ensino médio possam esclarecer todas as dúvidas a respeito das profissões que mais têm interesse e, assim, diminuir o número de jovens que entram para a faculdade sem saber exatamente o que desejam seguir na vida profissional”, esclarece o coordenador geral da mostra, Wagner Simm.

Os visitantes conheceram tanto as carreiras tradicionais: medicina, direito e administração, como também as mais novas: sistemas para internet e redes de computadores, engenharia de software, estética e cosmética, automação industrial e mecatrônica, entre outras.

“Estou olhando um pouco de tudo. Vim na Mostra no ano passado e me interessei por Direito, mas este ano já mudei de ideia. Agora a dúvida é entre Jornalismo e Artes Visuais”, conta Jaqueline Rocco, aluna do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Passionista São Jorge, Jandaia do Sul.

Carreiras técnicas nas áreas de radiologia, prótese dental, enfermagem, mecânica, saúde bucal, estética e fotologia, comissário de bordo e a Polícia Militar, também tiveram espaço.

“Gostei muito de Análise de Desenvolvimentos de Sistemas, é o curso do futuro!”, declara Thiago Bruno da Costa, aluno 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Rui Barbosa, de Iguatemi.

Ao visitar os estandes, os jovens tiveram contato com profissionais que já atuam na área e também estudantes das universidades, que esclareceram as peculiaridades de cada curso, desde as atividades que são realizadas no dia a dia da carreira, até o mercado de trabalho, remuneração e indicação das instituições que oferecem a formação.

Estavam disponíveis também salas com testes vocacionais, “reconhecendo as principais habilidades o teste vai apontar as profissões que se encaixam no perfil de cada aluno, pois mesmo chegando a data do vestibular eles ainda têm muitas dúvidas em qual carreira escolher”, afirma a psicóloga, Soraya Ruiz.

Rayane de Paula Lima é aluna do 2º ano de Ensino Médio do Colégio Estadual Alberico Marques da Silva, e estava na Mostra para decidir se é mesmo a graduação de Direito que ela quer fazer, “é um curso que eu gosto, mas é muito concorrido, até para entrar no estande tem fila”.

 

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.