Aluno e professora ganham bolsa de estudo

A Faculdade América do Sul, juntamente com o Instituto Cidade Canção e o Instituto Paranaense de Ensino realizaram em 2012 o Projeto Parceiros na Educação, e a premiação ocorreu na última quarta-feira, dia 20.

O intuito foi promover junto às escolas públicas de ensino médio da cidade de Maringá e região, CEEBJAs e Ensino técnico, o trabalho integrado entre alunos, professores e escola, culminando em um projeto que valorize a criatividade, o empreendedorismo e a inovação.

O foco do Projeto foi a transformação! Transformar as ideias em realidade. O Prêmio proporcionou ao aluno a possibilidade de transformar sua escola em um ambiente mais sustentável. A escola participante designou um professor orientador e assinou o Projeto juntamente com o aluno, autorizando o envio do mesmo ao Prêmio.

A partir desta oportunidade, o aluno do Colégio Estadual Tomaz Edison de Andrade Vieria, Henrique Piovezan Salmazi e a professora Sonia Vieira, aceitaram o desafio e desenvolveram o projeto vencedor, que consiste na realização de um sistema de capacitação de águas pluviais na escola.

Henrique, que no ano passado estudava para passar nos testes finais, vestibular e ainda trabalhava fora, conta que foram dias de muita dedicação, trabalho e estudo. “Algumas vezes fiquei até de madrugada para colocar as ideias no papel, mas valeu a pena! Receber um prêmio desses é muito gratificante”.

A professora Sônia deixou a dica para que os outros alunos do colégio participem do Projeto este ano, “não percam as oportunidades que surgem!”. Ela conta também que quando foi chamada para orientar Henrique se sentiu insegura, mas o desafio a fez vestir a camisa, ir à luta e conquistar a premiação.

Antes de enviar os projetos para o concurso, os alunos dos colégios interessados visitaram uma Feira sobre o tema, que foi toda produzida pelos alunos da Faculdade América do Sul, proporcionando novos conhecimentos aos adolescentes.

A diretora da Faculdade, Kallige Jacobsen, disse que a proposta do Projeto surgiu em uma reunião pedagógica, na qual o professor Francisco Porto fez a proposta de realizarem um concurso de redação. “Após muitas discussões chegamos ao consenso de que o ideal seríamos unir a produção textual com ações que despertassem a preocupação com o meio ambiente, e assim surgiu a proposta do Projeto Parceiros na Educação sobre a sustentabilidade”.

Na premiação esteve presente também a chefe do Núcleo Regional de Ensino de Maringá, Maria Ines Teixeira Barbosa, que destacou a importância de Projetos como este envolvendo aluno, professor, escola e causas sociais. “O meio ambiente é uma preocupação que deve ser de todos, ver um adolescente dedicado a encontrar soluções é, no mínimo, estimulante. Parabenizo a equipe da Faculdade que promoveu um concurso que vai melhorar a comunidade escolar. Concluo assim que juntos, podemos melhorar o mundo”.

Lourenço Silva, presidente do Instituto Cidade Canção, se sente satisfeito em apoiar ações como esta. “Nós temos o poder de decisão em nossa vida, e as chances aparecem todos os dias nos mostrando que podemos fazer a diferença. Estaremos comprometidos durante o ano para auxiliar no desenvolvimento do sistema de capacitação de águas pluviais no Tomaz Edison”.

O aluno ganhador tem direito a uma bolsa integral de graduação em um dos cursos da Faculdade América do Sul, a professora orientadora recebeu bolsa integral de pós-graduação em um dos cursos de educação do Instituto Paranaense de Ensino, e o colégio ganhou 10 mil reais para a execução do Projeto idealizado pelo aluno em sua sede.

Estudantes do ensino médio, se preparem! Este ano a temática do Prêmio será acessibilidade nas escolas, fique ligado e participe!

Um comentário sobre “Aluno e professora ganham bolsa de estudo

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.