Oficina de Trânsito em Lobato

Alunos da rede municipal de ensino de Lobato participaram da Oficina de Trânsito Itinerante da VIAPAR. A concessionária, que é parceira do Diário na Escola, tem por objetivo conscientizar as crianças sobre a segurança no trânsito, e ensina quais as obrigações e os deveres dos pedestres e motoristas.

O prefeito de Lobato, Fábio Chicaroli e a secretária de educação, Fabíola Gazzone Chicaroli também assistiram à palestra. “Educar é uma tarefa constante e diária. Com a educação no trânsito não pode ser diferente, temos que sensibilizar principalmente as crianças para formá-los cidadãos responsáveis, autônomos e comprometidos com a preservação da vida”, enfatiza Fabíola.

Keyke Lemos de Almeida é aluno do 5º ano e conta o que aprendeu na oficina. “A VIAPAR deixa as estradas sinalizadas para evitar acidentes e mortes. Eles têm um caminhão boiadeiro que recolhe os animais da pista, para que não ocorra nenhuma fatalidade. Aprendemos também como andar de forma segura nas calçadas e de bicicleta na rua. Pode ter certeza que vou ensinar isso a muitas pessoas”.

A professora do 5º ano, Elaine Aparecida de Lima ficou feliz com a participação dos estudantes nas discussões da palestra e relata que estão ansiosos pela chegada das carteirinhas de “assistentes do trânsito” para que possam atuar nas ruas de Lobato.

Maria Aparecida Tolotto de Carvalho é diretora da Escola Municipal Elias Abrahão e destaca a importância do Programa. “Através dele podemos inovar as aulas oferecendo algo a mais aos nossos alunos, como a oficina itinerante da VIAPAR”.

A secretária conta que a parceria com o Diário na Escola é fundamental para as crianças que atuam como leitores do jornal, praticando o dialogismo que os textos jornalísticos propõem e construindo o próprio conhecimento. “As crianças gostam, principalmente, quando se identificam com as matérias ou se vêem nelas, quando é citada a cidade ou região, e pessoas que fazem parte do seu dia a dia”.

 

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.