Encontro – “Educação e Comunicação: a aprendizagem com o jornal”

Foto: JC Fragoso

O encontro “Educação e Comunicação: a aprendizagem com o jornal” realizado no dia 25 de março, na Pontifícia Universidade Católica (PUC) em Maringá, contou com aproximadamente 130 pessoas, entre professores e demais profissionais da Educação.

O projeto O Diário na Escola retoma suas atividades com o incentivo do uso do jornal nas escolas com o intuito de estimular a leitura, escrita e cidadania. De acordo com o coordenador do Projeto, Ricardo Pastoreli, esse encontro de extrema importância possibilitou a aquisição e troca de informações sobre como utilizar o jornal, de forma significativa para aprendizagem de crianças e adolescentes. “Utilizar o jornal na sala de aula, desde o Ensino Fundamental, é uma ótima oportunidade para que as crianças conheçam e se familiarizem com os gêneros textuais e os textos não- verbais presentes no impresso, bem como possibilita o desenvolvimento do hábito da leitura, escrita e discussão de assuntos de relevância social”.

Ministrado pela professora e jornalista Alexandra Fante Nishiyama, que enfatiza que “a valorização da Educação é percebida quando há disposição das administrações municipais em, dar oportunidade de qualificação que visam a melhoria do processo de ensino – aprendizagem e o desejo de cada professor em se capacitar, atentos às discussões. Acredito que o projeto O Diário na Escola permite essa oportunidade, além de crescimento profissional e humano que se reflete nas salas de aula, em cada aluno. O meio de comunicação pode ser uma ferramenta ética, responsável e inspiradora”.

“A proposta de levar o jornal para a sala de aula é uma forma de preparar os alunos para a realidade das práticas sociais. Práticas com as quais eles se deparam constantemente em seu cotidiano e para as quais precisam ser preparados. Saber o que fazer, como fazer e de qual texto se valer para isso, fazem parte das habilidades que esperamos que os educandos  dominem para exercer sua cidadania. A abertura dos trabalhos do programa O Diário na Escola, além de ser uma oportunidade de rever os professores e trocar conhecimento, traz a satisfação de saber que inúmeras pessoas passarão o ano estudando e trabalhando para que o letramento aconteça”, finalizou a também palestrante – Dra. Adélli Bazza – que atua na área de Linguística com ênfase na formação de professores

O Diário na Escola é um programa de incentivo à leitura, escrita e cidadania. Desenvolvido pelo jornal O Diário, em parceria com Secretarias Municipais da Educação e a Rodovias Integradas do Paraná S/A – Viapar.

Por Mary Ellen Rosada – Jornalista

 

 

 

 

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.