OFICINA DE TRÂNSITO

Conscientizando crianças e adolescentes para um trânsito mais seguro

Da redação

Mary Ellen Rosada

odiarionaescola@odiario.com

Com objetivo de educar crianças e adolescentes sobre direitos, deveres e educação no trânsito, a VIAPAR lançou em abril de 2002 o programa OFICINA DE TRÂNSITO – que recebe alunos de instituições municipais, estaduais e particulares das cidades situadas ao longo do trecho da concessão VIAPAR – Um dos principais eventos educativos para educação no trânsito que já atingiu mais de 46 mil crianças de toda a região de Maringá.

Desde 2007 o programa conta com a Oficina Itinerante, que se desloca da sede da Empresa e leva o projeto às escolas de ensino regular e APAEs do trecho sob sua administração. Atualmente a parceria da Viapar é com a Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá.

As oficinas ocorrem às terças e quintas, manhã e tarde, e são ministradas por agentes de trânsito da Prefeitura, com intuito de educar e como transitar com segurança em vias urbanas e rodoviárias, identificando a sinalização usada no trânsito, além das noções de cidadania e meio ambiente. Desde 2016 o programa conta com carrinhos elétricos do projeto “O trânsito e eu”,  do Instituto Renault.

As aulas práticas são realizadas na minirrodovia, com carros elétricos – localizada na sede da concessionária, em Maringá. O espaço é similar a uma via verdadeira com semáforo, faixa de pedestre, rampa de acessibilidade, passarela, sinalização vertical e horizontal, além do conteúdo prático, as crianças assistem aulas teóricas com um instrutor da Secretaria de Trânsito e Segurança de Maringá (Setrans). Por fim, visitam o Centro de Controle e Operações (CCO) da concessionária, recebem material didático, brindes e um lanche.

A concessionária VIAPAR é uma das pioneiras em Maringá em educação no trânsito. Há 14 anos atende não apenas escolas públicas como também particulares.

Para a realização das oficinas, basta ligar para 044 3033 6137 e agendar. Cada escola se responsabiliza pelo deslocamento.

BOX:

A Viapar também é uma empresa parceira do “Diário na Escola”, possibilitando que, neste ano, 684 alunos de nove instituições de ensino de Maringá e região participem das atividades de leitura, escrita e cidadania, através da utilização do jornal em sala de aula e que os professores tenham os encontros de formação (palestras e oficinas) para o desenvolvimento do trabalho.

Instituições de Ensino apoiadas pela Viapar
1. Abrigo Provisório – Maringá
2. Colégio Estadual Benoil Boska – Ourizona
3. Colégio Estadual Elvira Balani – Maringá
4. Legião da Boa Vontade – LBV – Maringá
5. Escola de Educação Básica Mauro Nakamura APAE – Itambé
6. Centro Comunitário e Educacional Paulo Volpe – Projeto Semeando o Futuro – São Jorge do Ivaí
7. Colégio Juscelino K. de Oliveira – Maringá
8. Escola Reynaldo R. Ferreira de Oliveira – APAE Maringá
9. Colégio Estadual Márcia Vaz Tostes de Abreu – São Jorge do Ivaí

 

Sem categoria

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.