“NICOLAU, O MENINO AZUL” FOI INSPIRADO POR UMA FOTO DO DIÁRIO

Olá pessoal!

Na edição de hoje circula a nossa coluna O Diário na Escola, no Caderno D+. Para quem ainda não leu o Diário do Norte do Paraná hoje, apresentamos três trabalhos maravilhosos desenvolvidos nas cidades de São Jorge do Ivaí e Marialva.

Linguagem jornalística desafia os alunos

A turma do 4ºC da professora Simone Carbone,  de São Jorge do Ivaí, aprendeu sobre funções da linguagem e gêneros textuais com uma matéria publicada no Diário. Os alunos “desconstruíram” o texto, veja lá!

Alunos especiais encantam os colegas

Em Marialva, a reportagem do jornalista Luiz de Carvalho sobre o Projeto Cultivar dos alunos da APAE Maringá, inspirou a turma da 5ª série A da professora Vivaldina M de Moura.

A matéria fala sobre o projeto de cultivo de espécies nativas por alunos das escolas especiais do município. As crianças da cidade vizinha gostaram tanto, que elaboraram uma carta aberta linda para os colegas especiais, olha só:

Carta aos amigos da APAE escrita pelos alunos da Nilo Peçanha

Fotografia inspira livro na Nilo Peçanha

Também da Nilo Peçanha, de Marialva, veio o trabalho realizado pela turma do professor Carlos Pagani. Os alunos do 4º ano E ficaram intrigados com a cor predominante da foto de capa da edição de 1 de agosto sobre coleta de lixo, do fotojornalista João Paulo Santos.

Dessa imagem tiraram a ideia para o livro “Nicolau, o menino azul”, uma história sobre conscientização e responsabilidade ambiental:

A turma fez uma comparação com o significado das cores, no caso, o azul. Depois, aplicaram à mensagem que queriam transmitir.

Nos próximos dias, vamos publicar o livrinho completo: não percam!

A Equipe do Diário na Escola saúda os professores e alunos envolvidos em projetos como esses, educar com o jornal em sala de aula é transformar a mídia em um facilitador do conhecimento!

Abração da Equipe O Diário na Escola

 

Um comentário sobre ““NICOLAU, O MENINO AZUL” FOI INSPIRADO POR UMA FOTO DO DIÁRIO

  1. Marinez Costacurta Formigoni 17 de agosto de 2017 19:51

    Obrigado ao jornal o Diário por abrir esse espaço onde nossos professores e alunos possam mostrar um pouco dos trabalhos que é realizado em sala de aula.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.