Chuvas comprometem a primeira rodada das coletivas nos Jogos Escolares em Paraíso do Norte

As fortes chuvas acompanhadas de fortes ventos que atingiram o município de Paraíso do Norte comprometeram a primeira rodada nas coletivas de futsal e voleibol. A largada da competição prevista para as quadras dos colégios estaduais Mandi e Jota Nelson Favaro e do ginásio Sebastião Martins de Oliveira, ficaram comprometidas, e a quadra da Escola Vicentina também sofreu um pouco com o incidente, mas o voleibol conseguiu concluir a rodada de seis jogos. Alguns jogos do futsal foram adiados para esta quarta-feira, e a nova rodada estabelecida pela coordenação técnica prevê 42 partidas – as que restaram da primeira rodada e as partidas da segunda rodada.

 

É evidente que existe uma compressão por parte dos professores de Educação Física e, à frente das equipes, que presenciaram as chuvas no município e principalmente dos estudantes-atletas das classes A (15 a 17 anos) e B (12 a 14 anos). Os que não puderam jogar, ansiosos em participar do evento, e os que já jogaram, em buscar a primeira ou segunda vitórias nos JEPs.

Outra modalidade realizada na terça-feira foi o xadrez, na Casa da Amizade, e a modalidade, inclusive estabeleceu os primeiros campeões na categoria Rápido.

 

“É a força da natureza. Choveu realmente muito e acredito que tal transtorno pudesse ocorrer em qualquer município que estivesse, como Paraíso do Norte, recebendo uma competição tão importante e com muitas partidas de peso. Infelizmente ocorreu, mas todos puderem perceber que nos empenhamos ao máximo, assim como os profissionais da Secretaria de Esporte do Paraná, Núcleo Regional de Educação de Paranavaí e dos próprios árbitros, determinados em dar continuação do evento”, comentou Natal Eredia, diretor de Esportes de Paraíso do Norte.

 

O voleibol conseguiu concluir as seis partidas na quadra da Escola Vicentina. No feminino da Classe A (15 a 17 anos), Tamboara, com o Colégio Dr. Duílio T. Beltrão e Paranacity, com o Colégio Antonio Tortato, estrearam com vitória. O primeiro derrotou o IFPR, de Paranavaí, por dois sets a zero, com parciais de 25 a 3 e 25 a 9. Já o time de Paranacity fez dois sets a zero contra o Colégio Lysimaco F. da Costa, de Paranapoema, com parciais de 25 a 17 e 25 a 18.

 

Pelo feminino da Classe B (12 a 14 anos), o Colégio Lysimaco F. da Costa, de Paranapoema, superou o Colégio Dr. Duílio T. Beltrão, de Tamboara, por dois sets a um, com parciais de 13 a 25, 25 a 21 e 15 a 13. Na outra partida, o Colégio Duque de Caxias, de Santo Antônio do Caiuá, venceu, por WxO, a Escola Monteiro Lobato, de Terra Rica.

 

Pelo masculino B, Tamboara, com o Colégio Dr. Duílio T. Beltrão, ganhou da Escola Moteiro Loato, de Terra Rica, por dois sets a um. As parciais foram de 25 a 13, 18 a 25 e 15 a 8. No jogo seguinte, o Colégio Santos Dumont, de Paranacity, superou o Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo, de Paranavaí, por dois sets a zero, e as parciais ficaram em 25 a 14 e 25 a 9.

 

O futsal teve a realização de apenas 11 jogos na primeira rodada. Confira os resultados aqui!

 

Xadrez estabelece os melhores

As disputas do xadrez aconteceram, nesta terça-feira, na Casa da Amizade, e foram conhecidos os primeiros campeões que, inclusive, avançaram à fase macrorregional, na próxima semana, em Nova Esperança.

 

Nas partidas pela categoria Rápido, de quatro ouros possíveis, Paranavaí obteve três e ainda quatro medalhas de prata e duas de bronze, comprovando a força do município na modalidade.

 

No feminino A, Paranavaí conseguiu as três primeiras posições. Catarina de Oliveira Miranda e Victoria Viotto de Toledo, ambas do Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo e Ana Carolina Furlan Assis, do IFPR, na terceira posição.

 

A situação paranaivense se repetiu no feminino B. As três primeiras são estudantes do Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo. Ana Letícia Manso Assakawa, Mariana Manso Assakawa e Melissa Hikari Shintani,  queconquistaram ouro, prata e bronze, rspectivamente.

 

Pelo masculino A, ouro para Jonatas Kosienczuk, também do Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo, de Paranavaí, seguido de Marcos Vinícius Nobre da Silva, do IFPR, de Paranavaí e na terceira posição ficou Carlos Henrique Apolinário Santos, do Colégio Lysimaco Ferreira da Costa, de Paranapoema.

 

No masculino B, o município sede obteve medalhas de ouro e bronze, enquanto Paranavaí ficou com a prata. O grande campeão, Luis Henrique Bazinaro Oliveira, do Colégio Estadual de Paraíso do Norte. A prata ficou com Bruno Yozo Ricci Assakawa, da Escola Intentus, de Paranavaí. E o bronze com José Augusto Santim, da Escola Vicentina Nossa Senhora Aparecida, de Paraíso do Norte.

 

Paranavaí também dominou no xadrez relâmpago. Foram quatro primeiros lugares, dois segundos lugares e três terceiros lugares.

 

No feminino A, Catarina de Oliveira Miranda, do Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo, de Paranavaí, assegurou a medalha de ouro. A prata saiu para Ana Carolina Furlan Assis, do IFPR, de Paranavaí e o terceiro lugar com Victoria Viotto, também do Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo, de Paranavaí.

 

No feminino B, os paranaivenses do Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo, de Paranavaí, fizeram a festa com o ouro de Ana Letícia Manso Assakawa, a prata de Melissa Hikari Shintani e o bronze de Mariana Manso Assakawa.

 

No masculino A, Paranavaí obteve o primeiro e terceiros lugares com Marcos Vinicius Nobre da Silva, do IFPR e Jonatas Kosienczuksa, do Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo, respectivamente. Carlos Henrique Apolinário dos Santos, do Colégio Lysimaco Ferreira da Costa, de Paranapoema, obteve a prata.

 

E, finalmente a Classe B teve como ganhadores, Bruno Vozo Ricci Assakawa, da Escola Intentus, de Paranavaí. A prata ficou com Luis Henrique Bazinaro Oliveira, do Colégio Estadual de Paraíso do Norte e José Augusto Milani Santim, da Escola Vicentina Nossa Senhora Aparecida, de Paraíso do Norte.

 

Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Turismo e Secretaria de Estado da Educação, com apoio do município de Paraíso do Norte.

 

COM/SEET

Orlando Gonzalez

[email protected]

(44) 9 9903-6304

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.