Arquidiocese cria União de Juristas Católicos

ivo“Olhar o direito à luz da fé e discutir a fé na ótica do direito”, afirmando a dignidade humana, protegendo a vida humana.

Com essa missão, nasceu a União dos Juristas Católicos de Londrina, no final de 2012, a pedido do arcebispo Dom Orlando Brandes, associação sem fins lucrativos e sem vinculação político-partidária.

Desde então, participamos de uma reunião mensal, com o objetivo de contribuir para a atuação dos princípios da ética católica na ciência jurídica, ocupando-nos com problemas do mundo contemporâneo e com as soluções propostas, difundindo a doutrina e o ensinamento social da Igreja Católica e sua aplicação para a justiça social, sempre defendendo e promovendo a família cristã.

A UJC-Londrina atualmente é composta por 20 associados, Bacharéis em Direito, entre advogados, juízes e promotores (Arthur Piancastelli, Bruno Henrique Silva Santos, Carlos Augusto Penteado Conte, Carlos Roberto Scalassara, Cáscia Lane Antunes Bilhão, Claudio Esteves, Edmilson Nojima, Janaina Zamberlan, José Lourival Rodrigues Vasconcelos, Marcelino Francisco Alonso Trucilo, Marcelo Adriano da Silva, Marcio Miatto, Marcos José Vieira, Mário Francisco Barbosa, Mauro Henrique V. Ticianelli, Patricia Benetti Cravo, Paulo Cesar Vieira Tavares, Sandra Cristina Zanoni Cembraneli Correia, Wilson Gomes da Silva) e o Diretor Eclesiástico, Padre Manuel Joaquim, nomeado pelo Arcebispo de Londrina

No ano de 2013, discutimos temas importantes e publicamos nos jornais locais nossas conclusões sobre os temas relativos à necessidade da rejeição da PEC 37, a relevância das manifestações civis em meados do ano passado, redução da maioridade penal, situação dos trabalhadores imigrantes em nossa cidade, entre outros. Para esse ano que se inicia, já temos temas importantes a tratar como o tráfico de pessoas (tema da campanha da fraternidade da CNBB de 2014), além das eleições que se aproximam.

Enfim, nossa modesta intenção é contribuir com a Igreja e a comunidade debatendo sob a ótica do Direito as importantes transformações pelas quais passamos.

Santo Ivo (Patrono dos Juristas), Rogai por nós.

Informações do Jornal da Comunidade (JC, edição de março 2104)

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.