Quinta-feira Santa. Jesus nos deu seu exemplo

Evangelho Jo 13,1-15. Celebração do Lava-pés e Instituição da Eucaristia

1Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.
2Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. 3Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, 4levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. 5Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido.
6Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?” 7Respondeu Jesus: “Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”.
8Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”.9Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”.
10Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”.
11Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: “Nem todos estais limpos”.
12Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? 13Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. 14 Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. 15 Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz.

No mistério da Quinta-feira Santa, celebramos o dom do Pão da Vida. Jesus é a Nossa Páscoa. Somos peregrinos que esperam a volta triunfal do Senhor. E enquanto caminhamos para esse dia glorioso, celebramos a eucaristia, ação de graças pela  nossa salvação. Cristo é o pão do céu que nos alimenta em nossa nossa fé e no serviço fraterno da caridade entre nós. Deixou-nos seu exemplo: servindo a todos com gestos de amor, no perdão, na acolhida, na ternura, na partilha e na misericórdia, leva até o fim seu desejo de amor por nós. Doa sua vida para nossa vida e libertação. Lava nossos pés para também nos lavar de toda culpa e pecado com seu sangue derramado na cruz. Permanece conosco na Eucarística para nosso bem espiritual e fraterno, para nossa vida e salvação!

Não deixe de participar desse celebração logo mas a noite. Perto da sua casa, deve haver uma Igreja Católica. Procure saber o horário da missa de Lava-pés. Vem celebrar o amor, o ágape de Deus que nos envolve. Cristo quer ser amor na sua vida, Ele que o amor do Pai. 

Bendito seja esse Pão que vem do céu.  Louvado e adorado seja o Cristo Eucarístico. Honras e glórias sejam dadas ao Santíssimo Sacramento hoje  sempre.

Oh nova e Eterna Aliança selada por nós na Eucaristia. Oh Santa Ceia que nos ensina a amar e servir, adorar e partilhar.  Queremos honrar em nossa vidas Teu amor por nós, Senhor Jesus Cristo. 

Amor na forma mais simples. Amor “escondido” na humildade do pão e do vinho. Amor que atrair, fascina e envia a amar também. Salvação e libertação que nos livra do vaidade e do egoismo do mundo e do mal. Lava Senhor, nossa vida e corações. Torna-nos dóceis ao Teu Amor. 

Não nos permita viver Tua Ceia, Senhor, como um rito vazio. Dá-nos a graça de celebrá-la também como nosso sacrifício e esforço pessoal em Te servir no amor e no cuidado com Teu corpo eclesial, na pessoa dos irmãos. Todo culto divino, todo zelo com Teu Corpo Eucarístico  possa nos ajudar a criar a fraternidade entre nós, servindo-nos no Teu amor.  Amém. Amém. Aleluia

 

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.