Sábado Santo: esperamos a Ressurreição do Senhor

Evangelho Mc 16, 1-7. Sábado de Aleluia: Ano B

 

-* 1 Quando o sábado passou, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram perfumes para ungir o corpo de Jesus. 2 E bem cedo no primeiro dia da semana, ao nascer do sol, elas foram ao túmulo. 3 E diziam entre si: «Quem vai tirar para nós a pedra da entrada do túmulo?» 4 Era uma pedra muito grande. Mas, quando olharam, viram que a pedra já havia sido tirada. 5 Então entraram no túmulo e viram um jovem, sentado do lado direito, vestido de branco. E ficaram muito assustadas. 6 Mas o jovem lhes disse: «Não fiquem assustadas. Vocês estão procurando Jesus de Nazaré, que foi crucificado? Ele ressuscitou! Não está aqui! Vejam o lugar onde o puseram. 7 Agora vocês devem ir e dizer aos discípulos dele e a Pedro que ele vai para a Galiléia na frente de vocês. Lá vocês o verão, como ele mesmo disse.»

 

Sábado Santo é dia de velar o Senhor no sepulcro, esperando sua feliz ressurreição. Sim pela nossa fé pascal, aguardamos com muita alegria a ressurreição do Senhor Jesus Cristo.  Hoje é dia de silêncio, oração e jejum, tempo de meditar e contemplar a mistério da paixão, morte  ressurreição de Cristo.  Tudo está consumado. Dia de de repouso, solidão e esperança. Dia de silêncio eloquente que grita: Deus morreu vai ressuscitar glorioso.  Quis vencer a morte, superar a dor e sofrimento de cada pessoa, passando pela nossa dor e pela nossa morte.Conheceu nossa morte para nossa vida, desce a mansão dos mortos para libertar a todos do poder das trevas do mal e do pecado, que nos mata eternamente. . Por isso, velamos, permanecemos juntos dele no sepulcro. Com fé, vamos experimentando a vida nova que nos vem. Morto, venceu a morte. Ressuscitado, nos deu vida nova. Enfim, nesse sábado santo, abençoado, nos preparamos para cantar nosso aleluia porque 0 Senhor ressuscitou.

 

Não deixe passar esse Sábado Santo sem visitar hoje uma Igreja. Aproveite para rezar, meditar os mistérios da nossa salvação. Fique um pouquinho no dia de hoje com aquele que morreu por nós por nossa vida e ressurreição.  Grande mistério de nossa fé. Coração do Tríduo Pascal o Sábado Santo. Vamos contemplar o Senhor que foi morto e sepultado e que ressuscitou dos mortos.

A noite também teremos em todas as paróquias a celebração da  Vigília Pascal. Com nossa velas nas mãos corremos ao encontro do Ressuscitado, meditando as maravilhas das salvação. Agora, redimidos do pecado, renovados pelo sangue do cordeiro, somos convidados a Eucaristia, sinal permanente de Cristo vivo no meio de nós. 


Sábado Santo. Teu Silêncio nos convidar a ficar junto do sepulcro com o Nosso Senhor, morto. 

Oh Sepulcro do Senhor, santificado sejas por acolher o corpo do nosso Cristo. Tu és a testemunha mais verdadeira da ressurreição de Jesus, do poder de Deus que realiza suas promessas de vida e salvação.

Oh Cristo, que hoje velamos. Dá-nos sempre confiar no Teu poder. Matastes a morte. Agora, podes nos dar vida. Sofrestes nossas dores, também podes nos curar de nossa feridas do corpo e da alma. O pecado venceste, livra-nos de todo mal e tentação, para uma santidade de vida autêntica.

Enche-nos de esperança firme na fé, a Tua Ressurreição. Renova-nos no Teu amor, Senhor Jesus. Que nosso olhos que agora choram a morte e dor, o sofrimento e angústia das provações dessa vida, em Ti, oh Cristo, contemplar a alegria ; que possamos experimentar sua graça, misericórdia, benção, cura e libertação. Que assim  ressoei onde estivermos, por meio de nosso testemunho, o aleluia da nossa fé. Porque o Senhor vive está e permanece junto de nós. 

Aleluia. Aleluia. Glória ao nosso Rei, Ressuscitado. Aleluia. 

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.