Vítimas ficam presas às ferragens após colisão e capotamento na PR-323

Duas pessoas ficaram gravemente feridas em um acidente registrado na manhã deste sábado (14) na PR-323, entre Paiçandu e Doutor Camargo.

Testemunhas relataram à Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que um Voyage tentou ultrapassar um caminhão pelo acostamento, mas perdeu o controle e acabou batendo contra um Santana que vinha no sentido contrário. Nove pessoas ocupavam os dois veículos, cinco estavam no Voyage e quatro no Santana.

aguia

Duas pessoas que estavam no Voyage ficaram presas às ferragens. Quatro ambulâncias, uma equipe especializada em desencarceramento e o helicóptero Falcão 3, do Grupamento Aeropolicial – Resgate Aéreo (Graer), foram acionados para auxiliar no resgate às vítimas, que foram encaminhadas ao hospital com risco de morte.

Região
Comente aqui


Padre Claudenir Bernardino de Matos morre em acidente de carro em Rondônia

diácono

É com pesar que a Arquidiocese de Maringá comunica o falecimento do padre Claudenir Bernardino de Matos(41) pertencente ao clero de Maringá.

Padre Claudenir morreu durante um acidente de carro na noite dessa quarta-feira (11) em Rondônia. Ele estava em missão na Diocese de Guajará-Mirim desde 2015, dentro do projeto “Igrejas Irmãs”, da CNBB. O presbítero era administrador paroquial da Basílica do Divino Espírito Santo em Costa Marques-RO.

O acidente aconteceu na BR 429 no município de Costa Marques. O veículo dirigido pelo padre caiu da ponte do Rio Queimado, conhecida na região por ser muito perigosa e já ter sido causa de muitas mortes. Padre Claudenir havia celebrado missa em uma comunidade do interior e estava retornando para casa.

“Perdemos um grande e jovem missionário”, diz o arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti. “Estamos muitos tristes. É uma dor muito grande para todos nós”, comenta.

Amanhã (13) o corpo do presbítero será transladado do município de Costa Marques-RO para o aeroporto de Porto Velho-RO com destino a Maringá-PR.

Assim que chegar ao aeroporto de Maringá, o corpo será levado à paróquia Santo Cura d´Ars em Paiçandu, cidade em que os familiares do padre residem.

O sepultamento será realizado sábado (14) no cemitério Rainha da Paz em Maringá, sem previsão de horário.

De família paiçanduense, Padre Claudenir Bernardino de Matos nasceu em 20 de maio de 1974 e foi ordenado padre dia 10 de julho de 2009 na Paróquia Santo Cura D’Ars em Paiçandu.

Após ser ordenado,trabalhou na paróquia São Mateus Apóstolo em Maringá até janeiro de 2015, quando foi designado para a missão em Rondônia.

Cidade
Comente aqui


O “DIA D” DE DILMA – Após polêmicas e reviravoltas, Senado vota hoje processo que pode afastar Dilma Rousseff da presidência do Brasil

Sucesso absoluto no mundo do entretenimento, o seriado House of Cards, da Netflix, conta a história do congressista norte-americano Frank Underwood (Kevin Spacey), que realiza uma série de manobras pouco nobres para galgar o sucesso na política dos Estados Unidos

As tramas e artimanhas da série conquistaram o público brasileiro, mas a ficção agora parece menos interessante do que a realidade atravessada em nosso país.

Em meio a constantes reviravoltas e polêmicas, o Brasil vive hoje um dos momentos políticos mais conturbados de sua história. Nesta quarta-feira, dia 11, a trama deve ganhar um novo e importante capítulo.

Continue lendo

Comente aqui


Vereador Benito quer implantação de semáforo na Av Curitiba

Quem transita nas ruas de Paiçandu diariamente sabe que a situação é caótica em várias vias. Com o crescimento da frota automobilística na cidade somado ao aperto de certas ruas, a falta de visão nos cruzamentos, e claro, o desrespeito dos motoristas às leis de trânsito, a coisa se complica a cada dia.

Na Av Curitiba no horário de atendimento bancário devido a concentração de agências no local, atravessar em certos momentos se torna uma tarefa complicada.

E com base nisto, o vereador Benito Moreno entrou com uma indicação na câmara dos vereadores, propondo a viabilidade de implantação de um semáforo na avenida Curitiba na esquina com a Carlos Roberto Seghesi.

Para o vereador a questão da segurança nas vias em Paiçandu, há tempos vem merecendo uma atenção especial, por conta do crescimento do fluxo de veículos em nossas Ruas e Avenidas.

A indicação é válida e se faz mesmo necessária, e pode significar um começo para se organizar o confuso trânsito paiçanduense, haja visto que a tendência é aumentar cada vez mais o fluxo de veículos no município.

Comente aqui


Maringá 69 anos

Hoje, 10 de maio, a cidade de Maringá completa 69 anos. Paiçandu sempre foi direta ou indiretamente ligada ao município vizinho e de certa forma dependente dele.

Chegou no passado a ter a alcunha de cidade dormitório, por conta exatamente desta dependência que fazia e faz ainda nos dias de hoje seus moradores buscarem trabalho, além de serviços diversos na cidade vizinha.

No blog do Luiz de Carvalho do portal o Diário de hoje ele faz uma bela matéria de como foi aquele 10 de maio de 1947. Veja abaixo:

No dia 10 de maio de 1947, quando a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná fez o lançamento do Maringá Novo, o carpinteiro Izaltino Machado já estava cansado de trabalhar no projeto, o corretor Vicente Vareschini já estava vendendo os terrenos e o derrubador de matas Antonio Manfrinato trabalhou na abertura da clareira na mata onde seria o centro da nova cidade. Os três participaram da festa de lançamento, nunca saíram da cidade que ajudaram a começar e hoje se espantam ao ver a metrópole que ela se tornou.

Continue lendo

Comente aqui


Falta de bovinos fecha abate de frigorífico

O frigorífico Big Boi, do norte do Paraná, interrompeu o abate de bovinos devido à baixa oferta de animais disponíveis na região e por condições ruins de mercado, disse à Reuters um executivo da empresa.

Cerca de 150 do total de 500 funcionários da unidade, localizada em Paiçandu, município ao lado de Maringá, foram demitidos na semana passada, com rescisões sendo assinadas ao longo desta semana, informou o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação da região (Stiam).

O setor de desossa permanecerá funcionando e o frigorífico deverá continuar fornecendo carne para a região de Maringá a partir de carcaças compradas de outras regiões do país.

A decisão da empresa é um exemplo da situação difícil enfrentada por algumas companhia do setor de carne bovina em todo o país.

A seca que afeta pastagens em diversas regiões desde o ano passado, além de gargalos na reprodução de animais, tem reduzido a oferta às indústrias, catapultando os preços do boi gordo a patamares recordes e apertando as margens dos frigoríficos, que não conseguem repassar aos consumidores toda a alta no custos de produção.

“É uma junção de fatores. Uma das razões é a falta de matéria-prima… É uma coisa que acaba inviabilizando algumas opções de negócio”, disse o gerente da unidade, Alex Costa, por telefone.

Segundo ele, a capacidade instalada do frigorífico é de abater 650 a 700 bovinos por dia. Nos últimos tempos, a unidade vinha operando em apenas dois ou três dias na semana, dependendo da disponibilidade de animais, disse o executivo.

“É o único frigorífico de boi ativo nessa região… A produção de boi nessa região é muito pequena”, disse o tesoureiro do Stiam, Roberto Pino de Jesus.

Há cerca de três anos, a gigante JBS fechou um frigorífico em Maringá, demitindo centenas de funcionários.

Fonte – br.reuters.com

Comente aqui


O refúgio onírico

Shangri-La, Xangri-lá ou Shangrila é uma esfera mágica, própria do universo da imaginação, criada pela mente genial do escritor James Hilton, em sua obra Horizontes Perdidos. Este ponto mágico estaria supostamente localizado nas cadeias montanhosas do Himalaia, junto a paisagens deslumbrantes, em meio à completa paz e harmonia, inimagináveis para nós, humanos. Lá o tempo parece não escoar como no restante do Planeta, eternizando-se em uma atmosfera de intensa felicidade.

As pessoas não envelhecem neste refúgio onírico.

O livro que deu origem a este mito foi lançado em 1925, inspirando assim idealistas, exploradores, viajantes, entre outros, a buscar este recanto misterioso. Provavelmente este paraíso perdido foi criado com base em um local do Tibete conhecido como Diqing. Esta localidade tibetana está inserida em uma área montanhosa repleta de lagos, na província de Yunnan, sudoeste da China. Com o sucesso da obra inspirada nesta região, ela passou a ser conhecida também como Shangri-la, transformando-se assim em famoso pólo turístico. No idioma próprio do Tibete, Diqing tem o sentido de ‘região auspiciosa’, na qual convivem 26 diferentes etnias. O Planeta só soube de sua existência depois do lançamento do livro Horizontes Perdidos. Em busca do refúgio mágico, muitos encontraram este recanto tibetano, identificando-o como o local narrado na obra de James Hilton, pois lá encontraram todos os elementos descritos pelo autor na caracterização de seu Éden particular. No ano de 2001 a capital de Diqing foi oficialmente batizada de Shangri-la.

O sucesso desta novela foi tão surpreendente, talvez por atender aos anseios de um mundo mergulhado em conflitos, guerras, miséria, abalado pela quebra da Bolsa de Nova York, desestabilizado política e militarmente. Este cenário deprimente encontrou na imagem de Shangri-la, com certeza, o Éden tão sonhado. A repercussão foi tão intensa, que logo bandas musicais e grupos adeptos da Teosofia, bem como centros de lazer em toda a Ásia e a América adotaram este nome para seus empreendimentos. O Ocidente foi invadido por filosofias, concepções, idéias religiosas, e outros elementos provindos do Oriente, justamente por influência desse mito. Em um cenário paradisíaco, localizado entre montanhas de gelo do Tibet, o escritor inglês James Hilton, nascido no dia nove de setembro de 1900, e morto em 20 de dezembro de 1954, posicionou um grupo de pessoas das mais diversas nações, convivendo livremente, sem autoritarismo, comedidamente, com total equilíbrio.

Neste local ideal, a magia é fruto da coexistência pacífica, da igualdade entre as pessoas. Hilton levanta uma questão importante em seu livro: o homem está preparado para viver neste abrigo oculto? Ele já se encontra espiritualmente amadurecido para exercitar a paz e a fraternidade? Para abrir mão de suas ambições?

Via InfoEscola

Comente aqui
 

Dupla rouba mais de R$ 60 mil em Paiçandu

A Polícia Civil de Paiçandu tenta identificar e prender dois homens que na noite de sábado (9) assaltaram uma das unidades da loja Mânica Móveis e Eletros, instalada na Avenida Silvio Alves, centro da cidade.

Segundo a polícia, o assalto ocorreu por volta das 19 horas, depois de dois homens vestindo roupas esporte fino entrarem pelos fundos da loja e renderem sete vendedores que se preparavam para encerrar o turno, além do gerente.

Após amarrar os funcionários com lacres plásticos, a dupla exigiu que o gerente abrisse o cofre, de onde roubou R$ 35 mil em dinheiro. Não satisfeitos, os assaltantes fizeram uma varredura no interior da loja e recolheram 35 aparelhos celulares de última geração, avaliados em R$ 800 cada.

A ação dos bandidos chamou a atenção da polícia, uma vez que a dupla – que agiu sem disfarces – demonstrava conhecer todo o funcionamento da empresa, além do número de funcionários presentes. A hipótese de os bandidos terem recebido informações privilegiadas não foi descartada.

Via: Roberto Silva

Comente aqui


Maratona cultural

Acontece neste sábado (09) no complexo esportivo do jardim Canadá, uma maratona de recreações e atividades culturais, entre elas: Oficina de grafite, pintura facial, exposição artística, música e brinquedos.

Trata se de uma parceria entre as secretarias de cultura e esportes de Paiçandu, que vai levar ao longo do ano recreação e atividades culturais aos bairros.

Comente aqui