Quem é o morador mais antigo de Paiçandu?

Depois que fiz a postagem abaixo, lembrei-me de outra que fizemos logo no início do blog.

Naquela oportunidade queríamos descobrir quem seria o morador mais antigo da cidade.  O tempo passou, o assunto esfriou, mas agora poderíamos retomar a questão por conta do nosso cinquentenário.

Então vamos descobrir: quem é o morador que vive há mais tempo em nossa cidade?

Vou explorar o tema também no programa de rádio, e até o aniversário da cidade com certeza identificaremos tal pessoa que é digna de todas as homenagens…

Ajudem aí!

 

17 comentários sobre “Quem é o morador mais antigo de Paiçandu?

  1. karlynhos 2 de novembro de 2011 00:00

    bem, eu moro aki a exatos 33 anos, meus pais a 34..lembro q ja morava o sebastião franco de godoi, o mariano tbm, e axo q o marconi, o modesto e o alicio tbm …

  2. Valter 2 de novembro de 2011 07:38

    Wilson Voltoline.

  3. Ivan Prina 2 de novembro de 2011 21:54

    Talvez nao seja a D. Albina, mais ela poder dar umas dicas, ela e o saudoso Sr. Juvenal Fernandes, diziam que quando chegaram na cidade nao tinha nada, Alias na epoca o Sr. Juvenal foi o 1º Presidente da Camara de Paicandu, e D. Albina ja foi professora na cidade.

  4. Renato 3 de novembro de 2011 07:36

    O nosso querido prefeito Vladão é o mais antigo!!!!!!!!!!

  5. LeidyAnne 3 de novembro de 2011 13:28

    É um senhor que conheci estes dias no onibus,amigo do padre Banki,ele mora aqui há 51 anos,e fez parte das derrubadas de árvores para construção da cidade…Segundo ele,veio do Pernambuco `pra fazer a vida no Paraná`.

  6. Fabio Souza 3 de novembro de 2011 13:29

    O morador mais antingo de Paiçandu é o senhor Bolognezze que ainda reside la no Marila, desde quando chegou em Paiçandu. Hoje deve estar com uns 90 anos de idade. As informações que tenho é que ainda esta lucido. Tomara né. Pra quem sabe Paiçandu teve seu inicio la no Marilá, comunidade que durante anos abrigava tudo e todos, com pousada, mercado e outros. Com as demarcações da companhia de melhoramentos do Norte do Paraná, a cidade acabou crescendo onde esta hoje.O Senhor bolognese também tem fotos da época onde mostra como e quando Paiçandu era no seu inicio. Também esta no holl de mais antigos na cidade as familias, Wolfart,Voltoline, Arrias, Bavato. Leandro 90% de certeza, mas como errar é humano podem me qustionar se for o caso. Senhor Bolognese e o Arrias seriam teriocamente os candidatos da lista. Mas o senhor Arrias Reginato andou com uns problemas de saúde e alias estava até acamado se não me falta a memoria. Abraços até mais. Se alguem tiver mais noticias que complete a minha muito obrigado.

  7. claudio 3 de novembro de 2011 13:43

    meus avós estão aqui desde 1950 quando meu avô construiu uma casa e trouxe a família e ontem dia 02/11 ele completou 97 anos de idade.
    Avô : Ewaldo Kisser
    avó: Teresa Schimidt Kisser

  8. Claudio Fior 3 de novembro de 2011 13:53

    Inclusive a primeria casa de alvenaria de Paiçandu foram eles que construiram e ainda se encontra em pé na rua Valentim Bernardino esquina com a Batista Marconi

    Ricardi: Verdade Claudio, você me disse isso uma vez….Vamos fazer uma matéria com ele…

  9. RUDIMÉIA 3 de novembro de 2011 14:05

    MINHA MÃE : LAIRDE RIGOBELLI GIROTTO
    MUDOU-SE PARA CA EM; 16/09/1949

    Ricardi: Me passe um fone para contato. O meu é 9978-5275.

  10. RUDIMÉIA 3 de novembro de 2011 14:08

    TEM TAMBEM SEU LIDIO MAZIEIRO, MINHA MÃE CONTA QUE QUANDO ELA VEIO PARA CA ATÉ CONSTRUIR A CASA DELA, FICOU HOSPEDADA NA CASA DE SEU LIDIO

  11. Cristiano de Oliveira 4 de novembro de 2011 09:41

    Caros leitores desse blog é de conhecimento geral que as primeiras familias chegarm aqui em 1938, ou seja a 73 anos. Só é preciso fazer as contas, é logico se chegou aqui a 73 anos e ja tinha uma idade um pouco avançada dificilmente ainda estaria entre nois. Mas há relatos de que existem ainda pioneiros daquela época vivos e bem, lucidos. Porem é uma ingonita saber quem são. Trabalho duro esse, ja que pode haver um confronto de datas de chegada das familias aqui na cidade.Conforme relatado acima a familia Rigobeli realmente chegou aqui perto de 1949, porem outras familias também chegaram, como, a Marques dos Reis, a familia do senhor Manoel de Lima, esse que construiu a primeira casa aqui e tem também a familia Valentim que construiram a segunda casa. Mas ai plaina no ar as duvidas sobre quem chegou primeiro e se ainda estão vivos. Pelo que estou entendendo Leandro é pra saber quem é o mais velho de tempo de moradia na cidade e não de idade certo??Até mais tenham um bom dia

    Ricardi: Exato, queremos descobrir a pessoa “viva”, que mora há mais tempo aqui, independente de idade… Na verdade o principal é mesmo homenagear os pioneiros em geral, o que estamos conseguindo com as informações recebidas… O morador mais antigo, seria um símbolo desta história…

  12. RUDIMÉIA 4 de novembro de 2011 12:45

    RICARDI o meu fone é 32442767 ou 99407427

  13. fabinho pdu 5 de novembro de 2011 19:02

    PODE TER CERTEZA QUE OS MAIS VELHOS FORAM TODOS EMBORA DE VERGONHA NA GESTAO VLADAO, NUNCA VIRAM A CIDADE DA FORMA QUE SE ENCONTRA JA TENHO 27 ANOS QUE MORO AQUI ESTOU DESISTINDO DE CONTINUAR…………

  14. Rosinéia Balbino 6 de novembro de 2011 01:00

    Leandro

    A Dona Elisa Zanin, está na lista das mais antigas com certeza.
    Foi a primeira professora do Ginásio (como era conhecido o Colágio antigamente)
    Merece uma entrevista, por toda sua história de vida.

    Ricardi: Verdade, bem lembrado Néia…

  15. ELEUTERIO LANGOWSKI 12 de maio de 2014 21:27

    Meus pais se mudaram de Maringá para Paiçandu em 1949, onde nasceram meu irmão, eu e minha irmã mais nova. Eles abriram o primeiro comércio chamado CASA PAISSANDU e ficaram na cidade até 1959, quando mudamos para Cianorte, que era conhecida como a Nova Canaã. Meu pai fez a doação da primeira imagem de Santo Antonio para a Igreja Católica que nem existia e anos mais tarde fez a doação da segunda imagem, do Sagrado Coração de Jesus. Mas aí, a história é outra. Estou levantando dados.

  16. Anna Yves 14 de dezembro de 2014 11:52

    Olá, minha avó possui algumas fotos de Paiçandu antiga e gostaria de saber um endereço de e-mail para o qual podemos enviar cópias? Ela adoraria ajudar.
    A propósito, ela diz que a Professora Luzia Verling Rosa é uma das moradoras mais antigas.
    Aguardamos o seu contato no e-mail que informei! 🙂

  17. EDNE GATTI LAURENTI 12 de maio de 2016 10:52

    A FAMILIA GATTI CHEGARAM EM PAIÇANDU EM 1947 , VINDO DE ARIRANHA S PAULO
    COMPRARAM UMA FAZENDA NA PONTE DO RIO PAIÇANDU E SEUS FILHOS AINDA RESIDEM NA MESMA FAZENDA
    PAIÇANDU NESSA EPOCA ERA QUASE TUDO MATA SO EXISTINDO A ESPLANADA QUE MAIS TARDE FOI A LINHA FERREA
    EU EDNE FUI ALUNA DA PROFESSORA LUZIA ROSA EM UMA ESCOLA DE MADEIRA
    OUTRAS PROFESSORAS DAQUELA ERA DALVA, DORENES QUE ERAM IRMÃS DO DIVINO DOS SANTOS DONO DA PRIMEIRA FARMACIA DE PAIÇANDU E NOSSO PRIMEIRO FARMACEUTICO
    EU ERA MUITO PEQUENA ,MAS LEMBRO MUITO BEM DO NOSSO QUERIDI PAIÇANDU

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.