Pierrot, Colombina e Arlequim: O Carnaval e a Commedia dell’Arte!

Hoje é o dia oficial do Carnaval! Apesar de muita gente ter começado a festança há muitos dias, hoje é o dia em que o carnaval é comemorado no calendário. Mas além da folia, confetes e serpentinas, alguns nomes são lembrados nesta época: Pierrot, Colombina e Arlequim! Mas quem seriam esses personagens tantas vezes lembrados nas fantasias dos foliões?

Informações: http://mundoestranho.abril.com.br

“Estes três símbolos do carnaval são personagens de um estilo teatral conhecido como Commedia dell’Arte, nascido na Itália do século XVI. Integrantes de uma trama cheia de sátira social, os três papéis representam serviçais envolvidos em um triângulo amoroso: Pierrô ama Colombina, que ama Arlequim, que, por sua vez, também deseja Colombina. O estilo surgiu como alternativa à chamada Commedia Erudita, de inspiração literária, que apresentava atores falando em latim, naquela época uma língua já inacessível à maioria das pessoas. Assim, a história do trio enamorado sempre foi um autêntico entretenimento popular, de origem influenciada pelas brincadeiras de Carnaval. Apresentadas nas ruas e praças das cidades italianas, as histórias encenadas ironizavam a vida e os costumes dos poderosos de então. Para isso, entravam em cena muitos outros personagens, além dos três mais famosos.”

Encontrei um vídeo muito legal que mostra, de uma forma resumida, um pouco dessa história e deste tão famoso amor! Adorei!!

Imagem de Amostra do You Tube

Um comentário sobre “Pierrot, Colombina e Arlequim: O Carnaval e a Commedia dell’Arte!

  1. Sandra De Cássia Ribeiro - CORCESP 18007 8 de março de 2014 15:37

    Adorei esta versão do fim da história onde os três acabam vivendo juntos.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


1 + = 3