A desgastante primeira fase da Série Ouro de Futsal

Opnnus perde em casa

Inesperadamente o time do Oppnus Maringá perdeu em casa para o Pato Branco, no último sábado, por 3 a 5, e deixou escapar a chance de se fixar na terceira posição na classificação da primeira fase do Estadual da Chave Ouro de Futsal. O time do técnico Xepa é quarto colocado com 51 pontos, um a menos que o Umuarama, o terceiro, e 10 atrás dos líderes Marechal Rondon de Cascavel.

 

Fórmula

O Estadual deste 2012 tem uma sistemática de disputa por demais desgastante. A primeira fase é disputada em jogos de ida e volta entre as 16 equipes. Tantos jogos servem para qualificar 12 equipes que seguem na competição quando o formato será de mata-matas no sistema 1º x 12º. 2º x 11º, 3º x 10…. Daqui sairão classificados os seis vencedores dos confrontos mais os dois com melhores índices técnicos. Em síntese, o campeonato vai começar mesmo na terceira fase.

 

|Risco

Claro que é hipotético, mas o regulamento permite que um absurdo se estabeleça. As seis melhores equipes na fase de classificação poderão ficar de fora da sequência da competição se em duas partidas tiverem a infelicidade de perderem jogos para os que, em tese, são times inferiores. Para o ano que vem é preciso estudar um formato mais racional para a principal competição do Estado.

 

 

Leão do Vale

Dono do terceira melhor campanha entre todos os participantes da primeira fase do Brasileiro da Série D, com 18 pontos ganhos, o Cianorte se classificou com tranquilidade para as oitavas da final da competição. Invicto, o Leão do Vale somou 18 pontos em 24 possíveis com oito vitórias e três empates e um saldo de 10 gols. Dó ficou atrás do Sampaio Corrêa, do Maranhão, que teve aproveitamento de 100% no seu grupo e o CSA, com 20 pontos ganhos.

 

 

Adversário

O time do técnico Paulo Turra agora vai enfrentar o gaúcho Juventude, de Caxias do Sul, em dois jogos a partir deste domingo. A decisão da vaga será no Estádio Albino Turbay. O Juventude foi líder do grupo onde o Arapongas não se classificou. Foi uma chave equilibrada onde a diferença entre os quatro primeiros colocados foi mínima —- 12, 11, 10 e 9 pontos fizeram os times na classificação. O Arapongas, com 10 pontos em terceiro, teria ficado com a vaga se vencesse o Brasil de Pelotas em casa no jogo do último domingo que terminou empatado em 0.

 

Melancolia

O Campeonato Paranaense de Futebol Feminino vai envolver apenas quatro equipes na edição de 2012 — AD Iguaçuense, Assai, Novo Mundo e Colombo. Uma pena. Maringá está fora. O Seleto do técnico Edson ‘Lambari’ Lima não conseguiu, mais uma vez, o apoio necessário para participar.

 

Triste sina

Sem nenhuma ajuda, mesmo com potencial olímpico, a tendência é que a modalidade desapareça. A seleção sub-20, neste final de semana, foi eliminada na primeira fase da Copa do Mundo da categoria que acontece no Japão. Perdeu por 2 a 0 para a Coreia do Sul.

 

 

 

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.