>Grupo de Estudos Tributários fecha 2010 contabilizando esforço e rendimento

>

Encontro acontece no auditório do SESCAP-PROrganizados por natureza; esforçados por vocação. O Grupo de Estudos Tributários (GET) formado pela Câmara Setorial de Contabilidade do SESCAP-PR encerrou as atividades de 2010 com um saldo pra lá de positivo. Com mais de 20 reuniões no ano, o grupo prezou pela qualidade e profundidade dos assuntos abordados. Resultado: melhor desempenho técnico para a rotina empresarial contábil.

Diversos temas foram abordados durante todo o ano e os encontros que também sofreram alteração de horário – às 7h30 – foram registrados em Ata. Com a mudança de gestão do SESCAP-PR, no segundo semestre o GET passou a ser coordenado pelos empresários de serviços Edvagner Marcos Rissato da Silva e Nilton Facci (também professor universitário).

No último mês, por exemplo, a primeira reunião ocorrida no dia 9 aconteceu com mais de 10 participantes. O tema proposto foi a “Redução da Base de Cálculo Presumida do IRPJ (de 32% à 8%) e CSLL (de 32% à 12%) para empresas da área da saúde e tributadas pelo Lucro Presumido. A questão central do estudo era: Existe a possibilidade da extensão desse benefício para outras áreas relacionada à saúde humana?

No contexto, foi aberto um painel de debates a partir da apresentação de temas relacionados ao assunto, como as atualizações ao longo dos períodos tributários; decisões jurídicas em diversas instâncias, acerca da redução da base de cálculo; constituições de sociedade empresariais, normas da Anvisa com atuação no setor hospitalar, entre outros assuntos.

Já no dia 23, o GET colocou em pauta “Casos em Planejamento Tributário”. Do mesmo modo, painéis de debates e troca de experiências dinamizaram o encontro. Procedimentos necessários para que o diagnóstico tributário componha procedimentos que realmente contribuam na melhoria, não só dos aspectos referentes aos cálculos dos tributos, mas também ao atendimento da legislação tributária, foram abordados. Assim como as ações correspondente às várias declarações obrigatórias em todos os âmbitos organizacionais de fiscalização.

Ainda na pauta, os participantes trataram casos elaborados por acadêmicos de Ciências Contábeis da UEM. O grupo debateu aspectos do atendimento das empresas de serviços contábeis referentes à prestação de conta com o fisco e opção de regime tributário.

O GET já encerrou as atividades em 2010 e retorna somente no início do próximo ano, sem data definida. Empresários que queiram fazer parte do grupo podem se escrever pelo telefone (44) 3026-6087.

Sem categoria

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.