I Simpósio de Direito Tributário começa nesta quinta

O Instituto de Direito Tributário de Maringá (IDTM) realiza nesta quinta e sexta (13 e 14), no anfiteatro Dona Etelvina do Unicesumar, o I Simpósio de Direito Tributário de Maringá. O evento contará com palestras ministradas por especialistas de renome nacional, entre eles o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), José de Castro Meira. As inscrições devem ser feitas pelo site www.idtm.com.br.

De acordo com o secretário geral do IDTM, Jaime Pego Siqueira, trata-se de um encontro que costuma ser realizado apenas nos grandes centros, no entanto chega à Maringá para se consolidar. “É um evento de nível elevado na área do direito tributário. Conta com a participação dos maiores especialistas na área, cuja proposta é inovar na apresentação de soluções e disseminar experiências”, diz.

Os temas a serem abordados no evento incluem aspectos técnicos e práticos que afetam diretamente empresas e famílias e propõem soluções diretas para os gargalos do setor. O presidente do Instituto, Raymundo do Prado Vermelho, cita por exemplo o excesso de obrigações acessórias que as empresas devem apresentar ao fisco.

“São muitas as obrigações exigidas que diariamente sofrem alterações, além dos tributos instituídos e dos impostos a serem pagos. São duras as penalidades impostas quando há erros, mesmo que não por má-fé”. Nossa proposta é apresentar soluções para esses problemas”, relata. Entraves no processo de doações de bens, inadimplência fiscal e a responsabilidade de terceiros pelo fato jurídico tributário, também são assuntos em pauta.

Homenagem
Durante a programação, o IDTM fará uma homenagem ao juiz federal aposentado Dr. Francisco de Assis Praxedes. “O nosso homenageado é uma das maiores autoridades do Direito Tributário no Brasil e escolheu, depois de aposentado, Maringá para viver. Este é um motivo de grande significância para nós”, explica Raymundo.

Evento “verde”
Para compensar a emissão de gases de efeito estufa com a realização do Simpósio, o IDTM comprometeu-se a realizar uma ação voluntária de responsabilidade socioambiental com o plantio de mudas. Um ato simbólico será realizado na próxima sexta, dia 14, às 16h, no Parque do Japão, com a presença do ministro José de Castro Meira. Ele será homenageado na ocasião com uma muda de Ipê Branco.

O trabalho ecológico conta com o apoio da Consultoria Júnior do Curso de Engenharia Química da UEM (Conseq). Segundo a relações públicas da Conseq, Giulia Dugatto Schmitz, o plantio de mudas de árvores ocorrerá no Bosque Rotary da Amizade, que pertence ao Instituto Rotary do Meio Ambiente –IRMA.

“De alguma forma nos comprometemos com a neutralização de carbono, uma vez que o evento gera o seu impacto no meio ambiente, seja pela queima de combustível relacionado ao transporte dos participantes, ou pelo consumo de energia, ar-condicionado, água e geração de Lixo”, explica a presidente da comissão Organizadora, Rita Augusta Valim Rossi.

SERVIÇO:
Evento: I Simpósio de Direito Tributário de Maringá
Data: 13 e 14 de junho
Horário: Quinta-feira das 18 às 22h e Sexta-feira das 7h50 às 12h e das 18h30 às 22h30
Investimento: Profissionais: R$300 e Graduandos: R$ 50
Local: Auditório D. Etelvina do Unicesumar
Endereço: Av. Guedner, 1610 – Jardim Aclimação
Inscrições e informações: www.idtm.com.br/ [email protected]
(44) 3025-6421/9986-6890

Eventos

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.