Metas de produtividade podem ajudar a impulsionar o negócio

Em um mercado cada vez mais acirrado, encontrar soluções que tornem a sua empresa mais competitiva é tarefa primordial para qualquer gestor. Dentro desse contexto, definir metas de produtividade pode ser uma ferramenta interessante para o desenvolvimento do negócio.

Uma dica importante no momento de definir as metas é contar com a participação dos colaboradores. Ao ouvir os funcionários, o gestor evita que sejam estabelecidas metas irreais. Com toda a equipe envolvida no processo são maiores as chances de que os resultados esperados sejam atingidos.

Além disso, é importante que essas metas sejam monitoradas e se necessário ajustadas. Essa avaliação pode ser feita de forma mensal, bimestral, ou até mesmo semestral. No entanto, o que não pode acontecer é que essas metas fiquem esquecidas. Esse acompanhamento deve ser realizado pelo gestor.

Outro ponto a ser observado é definir as metas de forma a não promover a rivalidade entre funcionários, mas sim, a colaboração. Empregados com o mesmo nível de responsabilidade e atuação, por exemplo, não devem ter metas diferentes.

Por outro lado, é preciso tomar cuidado para que as metas não descumpram a legislação trabalhista. O advogado Jorge Moraes Filho, explica que metas inalcançáveis ou que exponham os funcionários a uma situação constrangedora não podem ser cobradas. Um exemplo é determinar uma meta de quem vai apontar mais irregularidades dentro da empresa. Isso não pode acontecer. “Se for algo fora do aceitável, a empresa pode ser responsabilizada até por danos morais. É preciso bom senso na definição das metas ”, disse.

Uma forma de incentivar a equipe a atingir as metas estipuladas é oferecendo prêmios. Essas recompensas não precisam ser necessariamente em dinheiro. Em algumas empresas, por exemplo, um acréscimo no banco de horas ou o estabelecimento de horários flexíveis, pode ser mais motivador do que um valor em dinheiro. Mas para isso, o gestor precisar conhecer o perfil e as demandas dos seus colaboradores.

Gestão

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.