Já fez o planejamento tributário deste ano?

O ano de 2018 será de muitas mudanças e novas obrigações tributárias. O Simples Nacional, por exemplo, vai passar por alterações significativas (leia matéria de capa). Em alguns casos, o regime simplificado pode até mesmo deixar de ser a melhor opção. Mas para saber isso é importante que seja feito um planejamento tributário.

Essa ferramenta, nada mais é que um conjunto de sistemas legais, que visa diminuir o pagamento de impostos, taxas e contribuições. Por meio de um estudo contábil, e sem infringir as leis impostas pelo Governo, o planejamento tributário indica qual o melhor regime tributário para sua empresa.

Em um bom planejamento tributário não se faz generalizações, como por exemplo, “o Simples Nacional é mais barato”, ou o “lucro presumido tem menor fiscalização”. A definição do regime adequado para cada empresa requer uma análise cuidadosa de diversos cenários.

Por isso, é importante que você escolha um profissional com profundo conhecimento sobre o assunto para realizar o planejamento tributário. Muitos profissionais oferecem esse serviço, mas nem todos têm a qualificação necessária. Certamente o seu contador é a pessoa mais adequada para fazer o estudo. Além de estar atualizado com as últimas mudanças na legislação tributária, ele também conhece a sua empresa como ninguém.

Contabilidade

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.