Sofá com Pipoca

Publicidade

O cinema de ação com Trama Internacional

Categorias: Ação, Suspense

Um filme ousado, inteligente e realista que foca o poder das grandes incorporações

Foto: divulgação

O assunto deste longa metragem do diretor  Tom Tykwer, um dos grandes nomes do cinema alemão, é uma incansável investigação para desmascarar  o Banco Internacional  de Negócios e Creditos, o IBBC, localizado em Luxemburgo. O motivo da investigação é por esta grande instituição financeira estar envolvida em atividades ilegais com o crime organizado como:  a negociação de US$ 200 milhões em mísseis para financiar guerra. Através deste enredo temos um filme ousado, inteligente e realista que envolve o espectador numa trama baseada em um escândalo bancário real. E junto podemos admirar cenas de ação muito bem feitas adicionadas à imagens de locais belíssimos da Europa através de uma notável direção de fotografia.

Foto: divulgação

O diretor Tom Tykwer se acha em sua melhor forma como cineasta, contando a história de modo realista e cruel, tirando o melhor partido de sua experiência em filmes como Corra Lola Corra (1998) e Perfume (2006). Com muito senso realístico, ele vai nos envolvendo num enredo para comprovar que o dinheiro manda no mundo. Assim foca-se no tema do poder das grandes corporações e faz um grandioso filme de ação e suspense. É claro que o mérito também vem do genial roteiro de Eric Singer, qual prende a atenção e faz a cabeça do espectador. Assim como O Jardineiro Fiel (2005), este é um filme sobre poder e vingança que trata de maneira direta a nossa realidade contemporânea, só que com muito mais tensão e adrenalina.

O elenco conta com Clive Owen, no papel de Louis Salinger, um agente da Interpool  bom caráter, mas cheio de problemas pessoais e profissionais. A atriz Naomi Watts é Eleonor Whitan, no papel da parceira do agente. E junto atuam outros atores secundários que dão destaques marcantes na investigação como Armin Mueller -Stahi, Ulrich Thomsen e Brian F. O’Byrne. Todos eles tem sua determinada importância na trama. Como é importante também comentar a direção de fotografia feita pelo diretor Frank Grieber, um trabalho muito bem realizado que com certeza valoriza muito mais as cenas da produção.

 Em Trama Internacional seguimos a trajetória de um protagonista que persegue os execultivos de um banco a todos custo, com intenção de fazer justiça e salvar o mundo de um vilão financeiro. Mas no fundo tanto ele como o espectador percebe que salvar o mundo de um sistema corrupto e corruptível é pura ingenuidade. Este filme é sem dúvida um ótimo programa, porque nos mantém alertos  e faz pensar que estamos perdidos.*

Trama Internacional (The International)   Ano: 2009   Pais: Alemanha/EUA

Direção: Tom Tykwer   Gênero: Ação/Suspense

Elenco: Clive Owen, Naomi Watts, Ty Jones, Armin Mueller-Stahl, Ulrich Thomsen

  • por: Marli Ribeiro
  • Postado em: 5 de abril de 2012 às 19:07
  • tags:

Deixe uma resposta

Sofá com Pipoca

odiario.com 2010 - 2014 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda.