Nissan fornece motores para as 6 horas de São Paulo

Oito bólidos terão propulsores da marca no FIA World Endurance Championship (WEC), além dos dois da equipe oficial Signatech Nissan

São José dos Pinhais, 13 de setembro de 2012 – A Nissan participa intensamente da quinta etapa do World Endurance Championship (WEC), campeonato mundial de marcas criado este ano pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), prevista para este sábado (15) no Autódromo de Interlagos. Além de estar representada nos dois carros classe LPM2 (Protótipos Le Mans de até 500 cavalos) da sua equipe oficial, a Signatech Nissan, a marca japonesa fornecerá oito propulsores para bólidos que correm a etapa brasileira, que é promovida com o apoio do campeão de F-1 Emerson Fittipaldi.

A equipe Signatech Nissan conta com os pilotos Jordan Tresson (França), vencedor da Blancpain Endurance Series GT4 de 2011 e aluno da Nissan GT Academy; Franck Mailleux (França), ganhador da LMP2 em Le Mans no ano passado, e Olivier Lombard (França). O trio pilota o protótipo Oreca 03 Zytek Nissan, que utiliza o tradicional número 23 da Nissan. O Oreca 03 número 26 é conduzido por Pierre Ragues, Nelson Panciatici e Roman Rusinov.

Além do suporte da sua divisão de motorsports Nismo à Signatech, a Nissan fornece o motor VK5DE V8 para outros oito carros que disputam o campeonato da FIA. O propulsor de 4,5 litros chega a 450 cavalos de potência e entrega 59,2 kgfm de torque. Desenhado para suportar acelerações bruscas e estender a durabilidade, tem  bloco de alumínio e quatro válvulas por cilindro com sistema VVT (comando variável de válvula). Um dos grandes diferenciais desse motor é o sistema de indução de ar que melhora a passagem de ar tanto para baixa como para altas rotações.

NOVA CATEGORIA MUNDIAL

Com oito provas na temporada 2012, o World Endurance Championship foi criado este ano para ser um campeonato mundial, ampliando o alcance da Copa Intercontinental Le Mans (ILMC), disputada até 2011 apenas na Europa, China e Estados Unidos. Quatro etapas já ocorreram: 12 Horas de Sebring (EUA), 6 Horas de Spa Francorchamps (Bélgica), 24 horas de Le Mans (França) e 6 horas de Silverstone. Depois do Brasil, o campeonato vai ao Bahrein, Japão e China.

O FIA WEC é  utilizado pelas marcas como laboratório para desenvolvimento de novas tecnologias para automóveis de rua. A competição é organizada pela responsável das 24 Horas de Le Mans, a Automobile Club de L’Ouest. Possui duas classes, a Le Mans Prototype – LMP1 para equipes oficiais de marcas e LMP2 para equipes independentes – e a Le Mans Grand Touring Endurance – LM-GTE Pro para pilotos profissionais e LM-GTE Am para pilotos amadores. O FIA WEC tem uma audiência cumulativa prevista de 700 milhões de espectadores em 180 países.

Serviço

6 horas de São Paulo – World Endurance Championship (WEC)

Autódromo de Interlagos, São Paulo (SP)

15 de setembro de 2012

Início: 12h

Término: 18h

Fonte:

Nissan do Brasil

XComunicação

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.