Ford lança nos EUA o primeiro programa aberto para aplicativos móveis da indústria automotiva

A Ford anunciou hoje na CES 2013, o maior evento de tecnologia do mundo, em Las Vegas, nos Estados Unidos, o lançamento do primeiro programa aberto para o desenvolvimento de aplicativos móveis da indústria automotiva. O Programa Ford Developer vai fornecer aos desenvolvedores de softwares as informações e ferramentas necessárias para a integração de seus programas ao sistema multimídia SYNC da Ford. O objetivo é incentivar a criação de experiências inovadoras dentro dos veículos, usando o comando de voz e outros recursos do sistema.

A Ford é a primeira fabricante de automóveis do mundo a lançar um programa aberto de programação que permite aos desenvolvedores de softwares uma interface direta com o veículo para criar aplicativos que melhorem a experiência de dirigir, usando o sistema de conectividade SYNC e o aplicativo de programação AppLink.

“O Ford Developer Program traz uma mudança radical no modo como inovamos e adicionamos valor aos nossos veículos durante todo o seu período de uso”, diz Hau Thai-Tang, vice-presidente de Engenharia e Desenvolvimento Global de Produto da Ford. “Abrir o carro aos desenvolvedores permite a criação de aplicativos que ajudarão nossos produtos a se manterem atualizados e a agregar novas funções e valor para os nossos clientes.”

Uma pesquisa recente da Nielsen mostrou que mais da metade dos proprietários de celulares nos Estados Unidos usam algum tipo de smartphone e dois terços dos novos aparelhos habilitados rodam aplicativos. No mundo, existem hoje mais de 1 bilhão de usuários de smartphones, população que deve dobrar até 2015. Mais de 55 bilhões de aplicativos foram baixados nos principais mercados digitais e os usuários americanos têm em média 67 aplicativos em seus aparelhos.

“Quando lançamos o SYNC em 2007, havia a necessidade de um modo apropriado de conectar e controlar celulares e tocadores de música digital dentro do carro, atendendo essa tendência massiva dos consumidores”, continua Thai-Tang. “O comando de voz, que permite ao motorista manter as mãos na direção e os olhos na pista, provou ser muito popular entre nossos clientes. Agora, com um ritmo ainda mais veloz na adoção de smartphones, é preciso renovar o foco no comando de voz para aproveitar todo o seu potencial de uso com aplicativos.”

Uma pesquisa recente da Frost & Sullivan mostrou que um cada cinco motoristas usa aplicativos enquanto dirige, sem nenhuma conexão com o veículo. O SYNC oferece conectividade e comando de voz para celulares e tocadores digitais via Bluetooth ou USB. Já o AppLink é uma interface ativada por voz que permite ao motorista controlar aplicativos do celular sem a necessidade de manusear o aparelho. Lançado em 2010, o SYNC AppLink é o sistema mais avançado do gênero e inclui serviços populares como o personalizador de rádio Pandora, rádio inteligente Stitcher, canal de notícias NPR News, rádio digital iHeartRadio e navegador personalizado Scout.

“O carro representa uma nova oportunidade para os desenvolvedores, especialmente no mercado ‘millenial’ (pessoas com idade entre 13 e 33 anos)”, diz Thai-Tang. “Envolver os inovadores de fora da companhia é parte chave da nossa estratégia de atender não só as necessidades dos consumidores de hoje, mas oferecer soluções inovadores para os desafios do futuro.” Selecionar e usar aplicativos é um dos meios mais fáceis de personalizar a funcionalidade dos dispositivos de comunicação móveis e embarcados.

Programa Ford Developer

A Ford promoveu um teste com um grupo de desenvolvedores convidados antes de lançar o kit de desenvolvimento de software (SDK), a documentação e sistemas de suporte técnico voltados à criação de novos aplicativos para o AppLink. O sistema já conta com mais de três dúzias de aplicativos públicos, compatíveis com as plataformas Apple iOS e Google Android, e agora está aberto para que todos os desenvolvedores possam testá-lo.

O programa da Ford é similar aos de empresas de tecnologia, como Apple, Google e Facebook. Os desenvolvedores que quiserem habilitar suas criações para o AppLink podem se registrar no site http://developer.ford.com e baixar o kit AppLink SDK. Ele contém a biblioteca de códigos e documentação para os aplicativos que permitem a comunicação de duas vias entre os aplicativos móveis e o veículo, incluindo comandos de voz. Os desenvolvedores também contam com acesso ao suporte técnico direto dos engenheiros da Ford e a fóruns de discussão online para troca de experiências com outros desenvolvedores.

A Ford firmou uma parceria com a empresa jacAPPS, de Michigan, para apoiar os desenvolvedores que tenham uma grande ideia para aplicativos com comando de voz para smartphones usando o Ford SYNC AppLink mas precisam de ajuda na sua realização.

“Nosso foco é aprimorar a experiência de direção minimizando as distrações causadas pelo uso de smartphones ao volante”, diz Julius Marchwicki, gerente do programa SYNC AppLink. “Sabemos que os motoristas estão usando aplicativos enquanto dirigem, como música e navegação. Abrindo o AppLink para os desenvolvedores, incentivamos a criação de novos aplicativos controlados por voz.”

As três principais categorias de aplicativos para o AppLink incluem: notícias e informação, música e entretenimento e navegação e localização. Todo aplicativo novo criado para o sistema terá o seu funcionamento e adequação avaliados por engenheiros da Ford. Depois dessa aprovação, o desenvolvedor terá apoio da Ford para a colocação do aplicativo no mercado.

Notícias, entretenimento e navegação

No desenvolvimento do AppLink, a Ford estabeleceu parcerias com uma gama variada de empresas e pesquisadores. Entre os novos parceiros que aderiram ao sistema estão o Wall Street Journal, o maior jornal dos Estados Unidos, o USA Today, para acesso a notícias de rádio ao vivo e sob demanda, e o Kaliki, com versões em áudio dos artigos mais importantes de várias revistas e jornais, sem custo.

Na área de música e entretenimento, as parcerias incluem Amazon Cloud Player, Aha Radio – com mais de 30 mil estações de rádio e conteúdos na internet, como serviços de música sob demanda, notícias, entretenimento, áudio-livros, posts e informações sobre o tempo, restaurantes, hotéis e muito mais; Rapsody, principal serviço de música por assinatura da América; e Greater Media, para programação ao vivo das principais estações de rádio dos Estados Unidos.

Na área de navegação e localização, também aderiram ao aplicativo da Ford o Glympse, que mostra a sua localização em tempo real para a família e amigos, em um mapa dinâmico, e o BeCouply, que oferece sugestões instantâneas de lugares interessantes na região.

Fonte: Imprensa Ford (07/01/2013)

 

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


+ 7 = 15