Adoção de tecnologias de automação em intralogística ainda é baixa no Brasil

Feira terá diversas novidades em tecnologia e automação
2LikePhotoStudio

Tema será abordado na Conferência Nacional de Logística e feira Movimat, que serão realizadas na próxima semana em São Paulo.

São Paulo, setembro de 2013  –  O setor de intralogística, que abrange a movimentação interna de materiais, dispõe de um grande número de tecnologias de automação para tornar os processos mais eficientes e com menor margem de erros. Mesmo sendo conhecidos no Brasil, a taxa de adoção desses recursos no País é baixa, se comparada com a de países mais desenvolvidos. Essa é a avaliação de Helcio Fernando Lez, CEO da Otimis Supply Chain Intelligence, que abordará o tema na XVII Conferência Nacional de Logística, programada para os dias17 a 19 de setembro, no Expo Center Norte,em São Paulo (SP).

Ele comandará no evento um painel sobre as principais tecnologias disponíveis e tendências em automação: WMS (Warehouse Management System) ou Sistema de Gerenciamento de Armazém, sistema de separação por voz (voice picking) e identificação por radiofrequência (RFID).

A adoção dessas ferramentas de negócios no Brasil ainda é relativamente baixa devido ao fator custo (custo da tecnologia em si é mais alto que o de mão de obra) e cultural (de entendimento técnico da tecnologia). Existe, porém, bastante potencial de crescimento já que a implantação interfere diretamente na eficiência. Em um país com gargalos e restrições de infraestrutura grandes como aqui, o investimento em tecnologias que se refletem em maior fluidez de movimentação de materiais se paga mais rapidamente”, afirma o executivo.

Os profissionais brasileiros poderão encontrar todas essas novidades tecnológicas entre os expositores da 28ª Movimat (Feira Internacional de Intralogística), que ocorre simultaneamente à Conferência e às feiras Transporte & Logística Brasil e VUC Expo, configurando-se como o principal encontro de discussões e negócios do setor de transporte, logística e distribuição.

A GTP Tecnologia, que atua no segmento de identificação por radiofrequência, apresentará aos visitantes das feiras plataformas de equipamentos, softwares e serviços com leitores RFID ativos e passivos, geradores de campo, transponders, etiquetas, rótulos e tags RFID. “O público poderá testar in loco como fazemos para gerar lucro e otimizar o controle de nossos clientes com as soluções que oferecemos”, explica o diretor comercial da GTP Tecnologia, Luiz Gonzaga de Araújo.

A empresa Caljan Rite-Hite aposta em sua primeira participação na Movimat para apresentar ao mercado brasileiro esteiras telescópicas para (des)carregamento de caminhões, solução pouco conhecida no País, mas bastante utilizada na Europa e nos EUA. “A esteira telescópica é usada para carregar ou descarregar ‘cargas batidas’, que significam não paletizadas. Muitas empresas não usam palettes para aproveitar ao máximo o espaço dentro da carreta. Nesse caso, o uso da esteira telescópica, além de reduzir a necessidade de trabalho 100% manual e consequentemente de mão de obra, aumenta a velocidade de (des)carregamento e oferece mais ergonomia para os operadores. Temos 56 esteiras telescópicas funcionando no Brasil, que foram instaladas nesses últimos três anos. Todos os clientes sentiram uma redução de 50% no tempo de des(carregamento) e uma grande satisfação dos operadores”, informa o South American Account Manager da Caljan Rite-Hite, Guillaume Rannou.

A Vialink lançará na feira um novo sistema chamado ViaWMS para auxiliar na logística de empresas de diferentes ramos, que tem como principal vantagem ser 100% web e utilizar iPods como coletores de dados, possuindo um baixo custo total de propriedade. “Foi pensando em simplificar o processo de implantação de sistemas automatizados que requeriam a compra de equipamentos específicos, computadores dedicados, ferramentas e bibliotecas de dados especiais que desenvolvemos o ViaWMS. Aprimoramos os algoritmos de processamento, o que permite que o sistema seja executado em um notebook simples e optamos por utilizar um coletor de dados de baixo custo no lugar dos aparelhos tradicionais especializados. O coletor utilizado pelo ViaWMS é um iPod comum, o que representa uma redução de custos de até R$ 5 mil por unidade para as empresas”, explica o diretor-executivo da Vialink, Marcelo Salhab, destacando que a utilização de iPod’s como coletores representa um grande avanço tecnológico.

A entrada na Movimat é gratuita para profissionais pré credenciados pelo site www.expomovimat.com.br.

Mais informações:

XVII Conferência Nacional de Logística

28ª Movimat – Feira Internacional de Intralogística

Transporte & Logística Brasil by STIL

VUC EXPO 2013

Data: 17 a 19 de setembro

Local: Expo Center Norte – São Paulo (SP)

www.expomovimat.com.br

www.vucexpo.com.br

Sobre a Reed Exhibitions Alcantara Machado
Criada em 2007, a Reed Exhibitions Alcantara Machado é resultado da joint-venture entre a maior promotora de feiras do mundo, a Reed Exhibitions, presente no Brasil desde 1997, e a maior da América Latina, a Alcantara Machado Feiras de Negócios, fundada em 1956 e líder no mercado latino americano. Com eventos nos setores mais ativos da economia, no biênio 2010-2011 a empresa realizou somente Brasil mais de 56 grandes Feiras de Negócios e Consumo, ocupando assim o 1º lugar em quantidade de eventos, volume de visitantes e compradores, e metragem total de expositores, dentre as empresas associadas à UBRAFE (União Brasileira dos Promotores de Feira).
Sobre a Reed Exhibitions
A Reed Exhibitions é a principal organizadora de eventos do mundo, reunindo mais de 6 milhões de profissionais ao redor do planeta, gerando bilhões de dólares em negócios. Hoje, os eventos da Reed estão presentes em 35 países, distribuídos pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia e organizados por 35 escritórios próprios que empregam mais de 2.500 funcionários.
A Reed Exhibitions pertence à Reed Elsevier Group, uma companhia listada entre as TOP 100 da Bolsa de Valores de Londres, e que apresentou em 2010 um total de £6,071Bi e resultados ajustados de £1,706 Bi. O Grupo Reed Elsevier é líder na geração de soluções de informação profissional nos setores Científico, Médico, Legal, Análise de Riscos, de Negócios em Geral.
Para mais informações:
www.reedalcantara.com.br

Fonte:
Attuale Comunicação

Mariele Previdi – Rodrigo Tomba

Gerência de Comunicação – Reed Exhibitions Alcantara Machado
Antonio Alves – Monise Hernandez – Marcelle Rodrigues

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.