Russos dominam a única final do dia na Copa do Mundo de Tiro Esportivo em Deodoro

unnamed(1)

Vladimir Maslennikov e Sergey Kamenskiy levaram as medalhas de ouro e bronze. Chinês ficou em segundo

18-04-2016

Na única final desta segunda-feira (18.04) da etapa do Rio de Janeiro da Copa do Mundo de Tiro Esportivo, dois atletas russos subiram ao pódio. O ouro da prova masculina da carabina de ar 10m ficou com Vladimir Maslennikov, que fez 207 pontos, com apenas dois tiros abaixo de 10 pontos nos 20 que disparou na final. A prata foi para o chinês Cao Yifei, com 206. O bronze foi para o russo Sergey Kamenskiy, que vibrou bastante com sua primeira medalha da carabina de ar 10m em edições da Copa do Mundo.

Na decisão, os russos desbancaram o campeão mundial de 2014, Yang Haoran (China); o medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, Niccolo Campriani; e o campeão olímpico de Atenas-2004 e prata em Pequim-2008, o chinês Zhu Qinan. Os brasileiros que disputaram a fase classificatória foram Bruno Heck (63°), Samuel Lopes (81°) e Ivan Bastos (82°).

“Foi um ótimo resultado. Fiquei muito feliz por ter conseguido uma medalha e por ter visto o Maslennikov vencer”, afirmou Kamenskiy. Sobre a instalação que receberá o tiro olímpico em agosto, o atleta reclamou apenas da temperatura do estande das finais. “A estrutura é boa, os estandes oferecem equipamentos de boa qualidade. No entanto, a cidade é muito quente para nós, principalmente aqui na área das finais”.

Vladimir Maslennikov (Rússia), medalha de ouro da carabina de ar 10m. Copa do Mundo de Tiro Esportivo, no Centro Nacional de Tiro Esportivo, em Deodoro. Foto: Wagner Meier/CBTE

Vladimir Maslennikov (Rússia), medalha de ouro da carabina de ar 10m. Copa do Mundo de Tiro Esportivo, no Centro Nacional de Tiro Esportivo, em Deodoro. Foto: Wagner Meier/CBTE

A Copa do Mundo de Tiro Esportivo é o maior dos eventos-teste para os Jogos Rio 2016, com a participação de quase 700 atletas de 88 países. A competição segue até 24 de abril no Centro Nacional de Tiro Esportivo (CNTE), localizado em área do Exército Brasileiro, no Parque Olímpico Deodoro. O CNTE foi construído em 2007 para os Jogos Pan-Americanos. Com 50 mil metros quadrados e estandes para todas as provas dos programas olímpico e paralímpico, a instalação passou por reforma e ampliação para 2016, com investimento federal de R$ 38,3 milhões.

No torneio, o Comitê Organizador Rio 2016 está testando protocolos das áreas esportivas e de tecnologia, o sistema de resultados, a logística de competição, aspectos de arquitetura e engenharia da instalação, a segurança e a apresentação das provas, com locutores e DJs.

Pistola 50m

Os competidores masculinos da pistola 50m enfrentaram a prova eliminatória nesta segunda, pois há mais inscritos que vagas na fase classificatória. Os 60 melhores – entre eles os brasileiros Júlio Almeida, Felipe Wu e Vladimir Silveira – disputarão na manhã desta terça-feira (19.04) a passagem para uma das oito vagas na final. Wu Já está classificado os Jogos Olímpicos Rio 2016 e Júlio busca pontuação para ser o último indicado da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) para as Olimpíadas. Ele e Bruno Heck (carabina) estão na disputa.

Confira os brasileiros já classificados para os Jogos Olímpicos

Felipe Wu – pistola
Cassio Rippel – carabina deitado
Emerson Duarte – pistola
Rosane Budag – carabina
Daniela Carraro – tiro ao prato
Janice Teixeira – tiro ao prato
Renato Portella – tiro ao prato
Roberto Schmits – tiro ao prato

Resultados da final desta segunda(18.04) da etapa do Rio da Copa do Mundo de Tiro Esportivo

Carabina de ar 10m (masculino)

1) Vladimir Maslennikov (Rússia)
2) Cao Yifei (China)
3) Sergey Kamenskiy (Rússia)
4) Julian Justus (Alemanha)
5) Haoran Yang (China)
6) Anton Rizov (Bulgária)
7) Niccolo Campriani (Itália)
8) Zhu Qinan (China)

Provas em disputa nesta terça (19.04)

Masculino
Pistola 50m (9h às 12h15)
Tiro ao Prato – Fossa Double (9h às 17h)

Abelardo Mendes Jr – brasil2016.gov.br

Ascom – Ministério do Esporte 

unnamed

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.