Do ouro ao bronze: Seleção domina pódio da elite masculina do Paranaense de Tritahlon Olímpico

triabre

Atletas se preparam para provas longas e de resistência, como o Ironman Florianópolis

Se o projeto Seleção Paranaense de Triathlon tem como objetivo tornar-se referência na formação e desenvolvimento de atletas de alto rendimento para o triathlon nacional, pode ter certeza de que ele está cada vez mais no caminho certo. Neste domingo (15), o quarteto formado por Eduardo Lass, Fellipe Santos, Luís Ohde e Vitor Cardoso dominou completamente a disputa da elite masculina da 1ª etapa do Campeonato Paranaense de Triathlon Olímpico, finalizando a prova nas quatro primeiras colocações, respectivamente.
“O resultado confirma o acerto na escolha desses jovens para integrar a equipe de alto rendimento. Eles não são apenas os melhores triatletas do estado atualmente mas também os mais qualificados para representar o Paraná nos grandes desafios nacionais e mesmo internacionais”, comemorou Juraci Moreira, um dos principais nomes do triathlon brasileiro, padrinho e idealizador do projeto.
Segundo Homero Cachel, técnico da seleção paranaense, os jovens cumpriram sua meta e estão em plena evolução para competir em igualdade com a elite nacional e internacional. “O Eduardo liderou a prova de ponta a ponta, com uma clara evolução na corrida, que era um dos pontos a serem aperfeiçoados. Fellipe e Luís estão bem preparados para representar o Paraná e o Brasil nas provas de longa distância, principal foco deles. Já o Vitor mesmo sem estar completamente recuperado de uma virose demonstrou que está cada vez mais competitivo.”
Para a nova geração, que sonha em defender as cores do Brasil nos principais eventos mundiais, o projeto representa, além da oportunidade de aprimorar as habilidades com uma infraestrutura adequada de treinamento, uma forma de ajudar no crescimento do nível dos competidores locais. “Ter os melhores atletas competindo juntos eleva o nível da disputa e nos prepara para competições ainda mais importantes”, destaca o campeão Eduardo Lass.


Ironman e Challenge
Falando em compromissos importantes, três atletas da seleção parananese já tem dois grandes desafios à vista. No dia 29 de maio, Fellipe Santos e Luís Ohde encaram o famoso Ironman Florianópolis, uma das competições mais duras do triatlo mundial, válido também como etapa sul-americana na distância 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,195 km de corrida. No mesmo dia, Eduardo Lass também encara uma prova de longa distância, mas de outra grande franquia reconhecida mundialmente. O Challenge Salou Costa Daurada, na Espanha, terá 1.900m de natação, 90km de bike e 21km de corrida.
A Seleção
O objetivo da Seleção Paranaense de Triathlon é lapidar e desenvolver os jovens talentos do estado. O projeto da FPTRI – Federação Paranaense de Triathlon foi viabilizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal. Os patrocínios são da COPEL, SANEPAR e ELEJOR.
Sobre a COPEL
A Companhia Paranaense de Energia atua com tecnologia de ponta nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia, além de telecomunicações. Opera um abrangente e eficaz sistema elétrico com parque gerador próprio de usinas, linhas de transmissão, subestações, linhas e redes elétricas do sistema de distribuição e um moderno e poderoso sistema óptico de telecomunicações que integra todas as cidades do Estado. Efetua em média, mais de 70 mil novas ligações a cada ano, atendendo praticamente 100% dos domicílios nas áreas urbanas e passa de 90% nas regiões rurais.
Sobre a SANEPAR
A Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar é uma das maiores e mais eficientes do setor de saneamento do País, pronta para ampliar sua participação de mercado e a qualidade de seus serviços. A companhia atende 345 dos 399 municípios do Paraná e 289 distritos ou localidades de menor porte no estado, além de Porto União em Santa Catarina. A Sanepar presta serviços de fornecimento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto sanitário e gerenciamento de resíduos sólidos. A empresa é referência no setor, por aliar eficiência operacional e resultados econômicos a uma sólida política socioambiental.
Sobre a ELEJOR
As Centrais Elétricas do Rio Jordão S.A. é uma sociedade de propósito específico criada para explorar o Complexo Energético Fundão Santa Clara, o qual opera com rígidos compromissos ambientais, promove grandes benefícios ecológicos, além de integrar diversos municípios e gerar renda. A ELEJOR vem se destacando no mercado de energia por suas ações sustentáveis e com isso conquistando o reconhecimento do setor e dos órgãos regulatórios.
Mais informações sobre a Seleção Paranaense de Triathlon no site: www.fptri.com.br
Fonte: Flávio Perez e Andressa Rufino
www.onboardsports.com.br

Fotos: Rafael Dalalana

tripatro

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.