TV tudo

Publicidade

Guerra entre Globo e Record completa seis anos

Categorias: Sem categoria

Reportagem da Folha de São Paulo, publicada neste domingo, 19 de junho, destaca o aniversário de seis anos da disputa pela audiência entre Globo e Record. Segundo o jornal, a última “batalha” entre as emissoras foi a que envolveu os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro 2012, na qual a Globo saiu vitoriosa. Por causa disso, na última semana, a Record decidiu revidar, exibindo matérias em seus noticiários que colocaram o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, envolvido em acusações de corrupção.

Na disputa pelo Brasileirão, Teixeira teria ajudado a Globo nas negociações com os times que compõem o Clube dos 13, esvaziando a licitação vencida pela RedeTV! e tirando da Record  qualquer possibilidade de ganhar a transmissão das partidas. Obter os direitos do Campeonato Brasileiro era uma questão de honra para a Globo, que sofreu um duro golpe ao perder para a Record o Panamericano deste ano, que será em outubro, no México, e as Olimpíadas de 2012, a serem realizadas em Londres.

Na reportagem de Keila Jimenez, o vice-presidente comercial da Record, Walter Zagari, diz que o segundo lugar é o primeiro dos perdedores e que, por isso, a rede de Edir Macedo resolveu lutar pelo primeiro lugar. “Foi em 2005 que decidimos enfrentar o leão de frente. Não havia alternativa”, declarou.

Para bater de frente com a Globo, a estratégia adotada foi clonar a programação da líder. Nessa empreitada, a Record contratou profissionais da concorrente com propostas que triplicavam salários já altos de artistas, autores e jornalistas. Formatos como o do Fantástico e do Jornal Nacional foram xerocados, dando origem ao Domingo Espetacular e Jornal da Record, respectivamente.

“Nossa audiência cresceu muito em cinco anos. Tínhamos 10% do tamanho deles, hoje temos quase 50% da audiência nacional”, afirmou Walter Zagari para a reportagem da Folha. Segundo o vice-presidente, o planejamento é encostar na Globo em, no máximo, quatro anos.

No entanto, para a Globo, apesar do cenário de audiência ter mudado, a Record ainda não é considerada uma ameaça. Segundo a Folha, em 2005, no início da guerra pela audiência, a média/dia (das 7h à meia-noite) da Globo era de 21 pontos – cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande São Paulo. Passou para 16,5 pontos em 2010 e 16,3 pontos neste ano (de janeiro a maio).

A Record foi de cinco pontos (2005) para 7,4 pontos em 2010. Neste ano, de janeiro a maio, marcou média de 7,3 pontos. Já o SBT, que era o segundo lugar absoluto em audiência cinco anos atrás, caiu de nove pontos (2005) para 5,5 pontos (2011).

“Não há mudança de audiência consistente se observarmos um período maior. Em 2000, a Globo tinha média/dia de 21 pontos, sendo a soma da segunda e da terceira emissoras não superior a 13 pontos”, declarou o diretor da Central Globo de Comunicação, Luís Erlanger. Segundo ele, nada mudou: em maio de 2011, as duas concorrentes somam os mesmos 13 pontos, enquanto a Globo caiu para 18.

Para a Globo, a queda de audiência é atribuída à perda de público para outras mídias, como a TV paga e televisores ligados em videogames e DVDs. A emissora considera que os pontos perdidos não migraram para a Record, já que o canal estagnou no patamar de sete pontos desde 2008. Erlanger ainda alfineta os bispos:

“Que talentos conseguiram mais que 15 pontos de audiência na concorrência?”, diz Erlanger. Este número é o pico de audiência obtida pelo programa O Melhor do Brasil, apresentado por Rodrigo Faro, ex-ator da Globo.

Veja também:

Record recebeu R$ 480 milhões da Igreja Universal em 2010

Ex-estrelas da Globo protagonizam nova novela da Record

Globo X Record: aperta disputa pela audiência do domingo

25 Comentários para “Guerra entre Globo e Record completa seis anos”

  1. giovana rodrigues fileti disse:

    fico com vergonha uma emicora pode ficar brigando por audiençia como a record,ela foi comprada para lado religioso,e se estao usando o dinheiro da obra de DEUS para ser a primeira,saiba que DEUS um dia vai combrar,por que ele e santo e nao devemos usar onome DE DEUS para nosso interese.

  2. Tv Fama disse:

    A Fazenda 4 vem ai com Bruna Surfistinha,Léo Santana,Stefanie CrosFox,Cantor Junior,João Kleber,Joelma e outras celebridades em Julho.

  3. dheybson Carlos disse:

    Isso é uma vergonha pra nós evangelicos uma emissora q vivi dos dismos dos fieis, ser a atual maior patrocinadora da tal de record cuidado edir macedo Deus nao dormir eo q é seu ta guardado, o q adianta ter obitido algus ibopes a mais sendo q tudo q vcs fazem é imitar a globo ta sendo satanica igual ela como vcs dizem

  4. tommy disse:

    ola eu sou ANGOLANO por favor parem com isto. isso é maluquisse por parte da record uma emissora de grande porte nao devia ter este tip de comportamento isto é um caus sabendo que ela foi comprada para lado religioso.

  5. BRUNNO disse:

    O POVO FICA FALANDO DA UNIVERSAL, VOCÊS NÃO SABEM DE NADA, NUNCA ESTIVERAM LA PARA SABER, SO SABEM QUE A GLOBO FALA, E A GLOBO ODEIA A RECORD ENTÃO NÃO É UMA NOTICIA CONFIAVEL, TOMARA QUE A RECORD CRESSA MAIS AINDA!!!!!!!

  6. Adenilson Vieira disse:

    Acho que “ZÉ POVINHO” como alguns que ja escreveram aqui seus “pobres e manipulados” comentarios devem ficar de FORA; Afinal Como disse o BRUNO: Esse “POVINHO de 3° categoria” não têm opinião própria! Só falam o que a “GLOBINHO” fala… Que pobreza meu DEUS!!! E são todos iguais mesmo só tracam de palavras: Usa dinheiro do povo de DEUS; isso é uma vergonha;… Mas É DAÍ! EU PERGUNTO AOS PUXA-SACO AGORA: ELA (a REDE RECORD) ESTÁ USANDO O SEU DINHEIRO??? OU VOCÊ AO MENOS TEM ALGUM DINHEIRO SOBRANDO PARA FORTALECER A ÚNICA TV DE 1° DO PAÍS??
    você é da IGREJA UNIVERSSAL? ENTÃO… TÁ FEIO… SE O POVO DÁ É PORQUE QUER E O MELHOR: PORQUE COM A GRAÇA DE DEUS TODO PODEROSO: ELES TÊM e sobrando PARA DAR, DOAR OU O QUE FOR!!! Quer uma dica: Fica Caladinho!?

  7. a verdade disse:

    olha amigos procurem se enformar antes de esc qualquer coisa por aqui, pelo fato de edir macedo cer odono da record, nao quer dizer absolutamente nada em que o dizimo de sua igreja esteja indo para a emissora, ate porq a record tem cafife mensal se nao maior quase que o da globo, depois analizem os investimentos feitos nas igrejas “templos” pela universal, que nao e poucos, ai iria sobrar algo significante em relaçao ao faturamento da record? para dizer que a record cresce devido a igreja universal! obivio que nao ne! agora a rede de televisao que voces defendem e obviamente nao conhecem-a, essa sim passou por cima de leis, que alhas teve epoca em que ela apoiando um grupo militar marcaram com sangue o passado do nosso pais, manipulou eleiçoes, essa sim e bem vinda na casa de voces ne, vcs acham que a rede globo se fez como? no faturamento de comerciais? hahaham… ou foi com a verba do governo que por debaixo dos panos veio a roberto marinho para a-implantar! agora usar do nome santo para estas postagem sem fundamento, isso sim e pecado! mas eu torço muito para que a record guanhe nao so no ibope mas em tudo da globo! valeu!!!

  8. Junior Mota disse:

    Não sou especialista em tv apenas acompanho essa disputa que está cada vez mais acirrada.
    A globo está onde está não por acaso. A emisora mantem o dominio da audiencia não porque o governo ajudou ou por qualquer outro motivo, isso não torna a progamação mas atrativa. A qualidade de sua programação que poior que seja é ainda é a melhor. Parabens a record que está ousando desafiar a soberania global. Eu gostaria que não só a record mas tambem as outras emissoras buscasem serem tvs de 1ª assim nós ganhariamos mais, pois a comcorrencia tras beneficios aos consumidores.
    Aos fãs ds duas emissoras que comentaram a materia uma pergunta.
    Será que a santa globo e a missionaria record estão jogando limpo nessa disputa???

  9. JOSE CARLOS DA SILVA disse:

    DIZER QUE A RECORD COPIA A GLOBO É UMA BESTEIRA POIS QUEM ASSISTE A PROGRAMAÇAO AMERCICANA SABE QUE A GLOBO COPIA TUDO QUE PASSA LÁ, COMO DANÇA DOS FAMOSOS,BIG BROTHER,FAMA,PROGRAMA DO JÓ,JORNALISMO TAMBEM E DIZER QUE A GLOBO CRESCEU COM HONESTIDADE É DIZER QUE DESCONHECE A HISTORIA DESTE PAÍS..E AS DOCUMENTAÇÕES FALSAS APRESENTADAS A JUSTIÇA ONDE OS PERITOS CONCLUIRAM UM MONTES DE DOCUMENTOS FALSOS ASSINADOS ATÉ POR QUEM JÁ HAVIA MORRIDO E A DITADURA QUE A GLOBO APOIAVA DANDO INFORMAÇÃO PREVILEGIADA AO GOVERNO, ENTREGANDO OS REVOLUCIONARIOS QUE MUDARAM ESTE PAÍS TRAZENDO A DEMOCRACIA, DEMOCRACIA QUE A GLOBO DESCONHECE O QUE É. QUE TODAS AS OUTRAS EMISSORAS CRESÇAM, ABAIXO O MONOPOLIO E OUTRA COISA AS OUTRAS EMISSORAS NÃO CONTRATARAM OS ARTISTAS DA GLOBO NÃO POR QUE A GLOBO É APENAS UMA EMPRESA COMO OUTRA QUALQUER E NÃO É DONA DE NINGUÉM E QUANDO ELA CONTRATOU QUASE QUE AO MESMO TEMPO LUCIANO HUK DA BAND E CARLA VILHENA, JÔ SOARES DO SBT,E ANGELICA E SERGINHO GROISMAM TAMBEM ,ANA MARIA BRAGA DA RECORD NA INTENÇÃO DE DEIXAR AS EMISSOARS DISPROVIDAS DESTE FUNCIONARIOS E QUANDO ELA COMPRA AS NOVELAS MEXICANAS E ENGAVETA SÓ PRA O SBT NÃO TRANSMITIR ISSO É JOGO LIMPO? BRASIL NÃO SEJA UM PAÍS DE MEMORIA MORTA….UM ABRAÇO A TODOS

  10. antonio neto disse:

    EU GOSTO MUITO DA REDE GLOBO, POREM A RECORD VEM CRECENDO, E TORÇO POR ISSO MAIS ACREDITO QUE PRA TRASMETIR OS CAMPIONATOS TE QUE SEREM BOMS, COMO A REDE GLOBO NAO TEM NO MUNDO, SOBRE A COISA QUE É DE RELIGIOSO OU NAO ISSO NAO VEM O CASO, QUEM AGUENTARIA ASSISTIR CULTOS RELIGIOSOS 24 HORAS PPOR DIA, E FELIZ DA RECORD QUE TEM FIEIS QUE AJUDA A EMISSORA, A GLOBO TEM O GOVERNO, E QUEM NAO QUER ESTA NA FRENTE? A TE EU! NESSA BRIGA TODA QUE GANHA SAMOS NOS, SÓ FALTA ELES DAREM UM 5 MENUTOS PRA NOS APOPULAÇAO METER A BOCA NO TROMBONE, A AUDIENCIA IRIA DOBRAR, PORQUE AGENTE TEM TANTA COISA PRA FALAR, ABRAÇOS A TODOS E QUANDO JESUS VOLTAR QUEIRA ESTA COM ELE, NEM COM A GLOBO NEM CO A RECORD, E NEM COM EMISSORA NEM UMA

  11. dani disse:

    ISSO É PURA MENTIRA A REDE RECORD NUMCA UZOU DINHEIRO DOS DIZIMOS E DAS OFERTAS PARA SE MANTER ELA TEM SUAS RECADACÕES PROPRIA.O DA IGREJA É PARA MANTER AS MILHÕES DE IGREJAS E OS PASTORES COM FAMILIAS ISSO EU TENHO SERTEZA.E TAMBÉM SE UZACE NINGUEM TEM NADA A VER. QUEM CRITICA É PORQUE NUNCA DEU NADA NA IGREJA.PORQUE SE DÉSSE ESTARIA MUITO FELIZ.

  12. c.batista disse:

    a tv globo e igual maquina de xerox
    as outras vao vendo e vao copiando
    essa merda dessa record jamais vai chegar nem aos pes da globo

  13. marcos soares disse:

    O Bispo falou em sua biografia que teve a ideia da tv record quando foi preso noticiado pela globo e não teve direito de resposta.Azar da globo que só existe por ter usado o dinheiro do fgts do povo para nunca pagar.E ainda os críticos esquecem que o BNDS,não a muito tempo salvou a globo fazendo injeção de grana.Quanto as programações saibam que tambem existem regras que rezam que deve haver,noticiários,entretenimentos e etc…não pode haver somente cultos,inclusive os cultos tem horários definidos.E na bíblia diz que os de DEUS tem que ter o melhor desta terra.É um prazer para mim quando vejo,ouço ou leio jornalistas principalmente da globo balbuciando o ódio pelo crescimento da IURD e consequentemente da RECORD.

  14. nick arango disse:

    a rede globo teme record por seu crecimento nacional e internacional tamto em´progamas quanto em novelas na verdade e que globo tem medo de perde o seu lugar mooooooorraaaa.

  15. rogerio batista disse:

    tem que ter mais concorrência o governo deveria abrir mais concessões de televisão aberta para que posamos assistir programas de qualidade pelo amor de deus oque que a globo a inda faz com o didi eo faustão pora cara muda os tempos estão mudando quem nao muda fica para traz e outra coisa respeitem a religião dos outros

  16. newton disse:

    poxa tudo e melhor que a globo ate a mtv e melhor que globo o povo e mediocre ainda perde tempo com a globo que merdaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  17. maria disse:

    nao tenho muito o que comentar, a globo eu gosto da globo mas nos ultimos tempos tem cada programaçao chata a record e outra que nao tem nenhum conteudo nao gosto desse edir macedo acho ele falso ta rico com a palavra de Deus, ele nao esqueça quando morrer vai presta muitas contas com deus pode ter certeza!e acrecentando as duas emissoras sao chatas! prefiro a Band.

  18. RICARDO disse:

    SAI GLOBO E ENTRA A RECORD NO CAMPEONATO BRASILEIRO 2012/2014.A PARTIR DE MAIO DE 2012.COM EXCLUSIVIDADE NA RECORD.UMA TV DE PRIMEIRA.AGORA NO FUTEBOL NA RECORD.

  19. pedro disse:

    é uma vergonha globo manipulando o povo com suas novelas e o dono da record (edi macedo)e
    tamben dono da igreja universal pegando dinheiro de seus fieis para comprar os direito
    de transmição campeonato brasileiro mas guerra é guerra

  20. renato disse:

    quem no passado apoiou a ditadura no brasil como a rede globo nao merece creditdo do telespectador brasileiro

  21. jarleson disse:

    acho que a audiência da globo é porque a mesma investe anos…já record vem a cada ano se superando e bom que o brasil tem super artistas que fazem muito bem seus programas…
    a rede record tá melhorando falta só padroniza horario de suas novelas,,,…sou muito mas RECORD;

  22. De Olhos Bem Abertos disse:

    POR FAVOR, NÃO! TÁ DE SACANAGEM: RECORD SUPERAR A GLOBO? NEM NOS MELHORES SONHOS DO EDIR MACEDO. NÃO ENQUANTO A RECORD FOR UMA CÓPIA MAL FEITA DA GLOBO. É FATO, NUNCA! É SÓ COMPARAR A PROGRAMAÇÃO DAS DUAS E CONFERIR O IBOPE!

Deixe uma resposta

TV tudo

odiario.com 2010 - 2014 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda.