Psicóloga Mariana Caldeira discute mitos conjugais

Artigo semanal da psicóloga Mariana Caldeira Hugo

Hoje irei falar um pouquinho sobre casais, mais especificamente sobre algumas crenças conjugais.
Segundo o psicoterapeuta Arold Lazarus, existem alguns mitos conjugais, que são nada mais e nada menos do que algumas regras que conduzem a vida do casal e podem estabelecer uma relação conflituosa e divergentes.
Existem vários mitos conjugais, por exemplo:
‘Marido e esposa devem fazer tudo juntos’, nesse caso um ou outro pode acreditar que isso só traz ganhos, porém em algumas situações um pode controlar o outro, ou ser controlado.
‘os que amam de verdade, advinham os pensamentos e sentimentos do outro”; ou ‘ os bons maridos consertam tudo em casa e as boas esposas fazem a limpeza’ são crenças muito comuns, podem aumentar a probabilidade ou não de emissão de comportamentos adequados e inadequados devido à sua coerência ou não.
É importante o casal estar disposto a discutir e conversar sobre o assunto, levando em consideração a história de vida de cada um.
Fazer o casal questionar os mitos conjugais é um exercício terapêutico que pode promover a desconstrução de regras engessadas e a substituição por outras mais refinadas e ricas para uma vivência plena e genuína.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.