Logo do Jornal ODiário.com
ACESSÓRIOS-2
30/09/2011 - 11h10 - visualizações

Ponta Grossa realiza Encontro de Carros Antigos

Autor Sport Cars

Ponta Grossa sedia, de 11 a 15 de novembro, o Encontro de Carros Antigos, um evento tradicional na região do planalto paranaense, que leva apaixonados por antigomobilismo ao Paraná. Este ano um dos patrocinadores do evento será o mais novo site de classificados de carros antigos webclassicos.com.br.

Abaixo segue uma reportagem sobre o aumento do interesse pelos carros antigos no país, que pode ser comprovado inclusive com a realização de outro evento o Salão Internacional de Veículos Antigos entre os dias 24 e 27 de novembro, no Anhembi em São Paulo.

Carros antigos atraem entusiastas e ganham maior visibilidade no Brasil

Condições favoráveis e aumento do interesse inspiraram a criação do primeiro site exclusivo de classificados para veículos antigos do país.

No passado, as pessoas amantes de veículos antigos precisavam muito mais do que recursos financeiros para realizarem o sonho de ter um determinado modelo em suas garagens. Era preciso dispor de muito tempo na procura do clássico desejado pelo país, e muita paciência para encontrar um exemplar em bom estado.

Além do mais, ainda era necessário contar com muita sorte em sua busca, porque praticamente muitos dos modelos fora de época só eram localizados nas mãos de colecionadores, ou, entre o reduzidíssimo número de comerciantes especializados na venda de veículos neste segmento de mercado.

Entretanto, nada disso conseguiu acabar com o sonho de milhares de brasileiros apaixonados por automóveis, pelas histórias que os cercaram em suas épocas, e nem tão pouco contribuiu para extinguir os carros antigos existentes por todo o território nacional. Ao contrário, com o crescimento da economia, a abertura de importação de veículos, o aumento significativo da frota circulante, o brasileiro alimentou e desenvolveu ainda mais essa paixão.

Para se ter uma ideia, no início dos anos 90 existiam cerca de 20 clubes de carros antigos e eram realizados menos de 30 encontros por ano. Em 2002, os números já eram bem mais expressivos: mais de 300 clubes e 400 eventos, entre pequenas reuniões e grandes encontros. O governo federal também contribuiu para que este salto fosse possível, uma vez que em 1994 permitiu a importação de veículos com mais de 30 anos para coleções. Atualmente não é possível definir com exatidão a quantidade de clubes e eventos realizados no país. Isto porque eles ultrapassam os milhares, e se multiplicam a cada dia dentro da rede mundial de computadores.

A diversidade de informações e a quantidade de grupos existentes resultaram numa dificuldade para quem quer comprar, e também para aqueles que querem vender um veículo antigo. Até há pouco tempo, mesmo com tantas ferramentas modernas disponíveis, encontrar o modelo antigo desejado é algo que ainda implicava em tempo e paciência. Ao perceber que a mesma dificuldade de décadas passadas para se encontrar um carro antigo permanecia, o empresário Daniel Farkuh realizou um estudo profundo no qual o objetivo era compreender as necessidades dos públicos interessados em comprar, e interessados em vender automóveis com essas características, e definir uma solução para as necessidades.

“O que mais me chamou atenção ao levantar informações foi o fato do comércio de veículos antigos ainda estar concentrado entre colecionadores, comerciantes e nos grupos de automóveis antigos. Nem mesmo a internet havia conseguido quebrar essa barreira totalmente e auxiliar de forma assertiva a comunicação dos interesses de todos esses públicos”, relata Daniel Farkuh.

“Praticamente a totalidade dos entrevistados responderam que ainda faltava uma ferramenta capaz de reunir e unificar informações de carros antigos, para facilitar a comunicação entre todos os envolvidos e também ser acessada por novos interessados. Mesmo existindo alguns sites que incluem classificados de carros antigos, eles não são prioridade e portanto ficam ‘escondidos’ entre todos os classificados existentes. Conclui então que o desejo desse público poderia ser atendido com a criação um website específico para veiculação de classificados de veículos antigos”, acrescenta.

Completando cinco meses de existência o webclassicos.com.br tornou mais fácil o acesso das pessoas interessadas em  comprar um veículo antigo, permitindo que elas realizem um sonho de muitos anos. “No webclassicos.com.br proprietários, lojistas, colecionadores, prestadores de serviços e todas as pessoas que o acessarem contam com um ambiente neutro onde podem conciliar interesses na negociação de veículos antigos”, ressalta Daniel.

Desde março de 2011, quando foi ao ar, até o momento o webclassicos.com.br já possui 375 usuários cadastrados, sendo 39% de compradores e 61% de vendedores – entre pessoas físicas e jurídicas, ou seja, a medida que o site conquistar maior notoriedade esses percentuais serão invertidos. O site possui atualmente 155 veículos anunciados à espera de interessados, e o número de anúncios está em franco crescimento.

“Há verdadeiras raridades anunciadas e isso muito nos orgulha, pois atesta que estamos no caminho certo. Poder ajudar a todos que são interessados em veículos antigos, e também contribuir com a preservação dessas máquinas e desse segmento apaixonante, são as nossas maiores satisfações!”, finaliza o empresário.

Outras duas características reforçam os diferenciais e a exclusividade do webclassicos.com.br na divulgação de classificados de carros antigos. Ele é o primeiro site a contar com uma base de 2.200 carros catalogados, de 250 marcas de veículos, com mais de 15 anos. Esse catálogo se traduz em agilidade ao realizar uma busca de um modelo específico. Por exemplo, se o usuário estiver procurando um Borgward Isabella ele encontrará grandes dificuldades para localizar em outros sites, diferente do webclassicos.com.br que por já possuir em sua base o cadastro de milhares de modelos e proporciona essa facilidade de busca aos interessados.

A segunda característica exclusiva e inovadora é a ferramenta AVISE-ME QUANDO CHEGAR. Se quem quer comprar um veículo específico não localizar nenhum classificado naquele momento, basta cadastrar seus dados e receberá automaticamente uma mensagem de aviso sempre que um anúncio de venda de uma unidade daquele modelo for incluso no webclassicos.com.br. Essa ferramenta agrega valor também a quem está vendendo, pois ao incluir seu anúncio no site, interessados naquele modelo já recebem a informação que há uma oportunidade dentro do perfil desejado, direcionando seu anúncio a quem quer comprar e ampliando as chances do negócio se concretizar o mais breve possível.

SOBRE O www.webclassicos.com.br

Disponibilizado na rede mundial de computadores em março de 2011, o webclassicos.com.br é o primeiro site exclusivo para classificados de veículos antigos (acima dos 15 anos) do Brasil. Destinado a colecionadores, lojistas especializados e todas as pessoas interessadas em veículos antigos de todas as regiões do país. Pessoas físicas e jurídicas podem cadastrar seus anúncios no site e contam com todos os seus benefícios.

Entre aqueles que querem vender um veículo, os principais benefícios são:

• Referência nacional e exclusiva em veículos antigos;

• Cadastro de interessados em determinado modelo para divulgação de novos anúncios;

• O website não cobra nenhum percentual sobre o valor do negócio, ou do veículo, ou seja, não intermédia o negócio, sendo apenas um canal de contato entre comprador e vendedor;

• O website fornece placa VENDE-SE ESTE CLÁSSICO para o anunciante imprimir e colar no vidro do seu veículo;

• Nessa fase de lançamento os anúncios ainda são gratuitos por um período de 180 dias.

Já para as pessoas interessadas em comprar, os principais benefícios são:

• Referência nacional e exclusiva em veículos antigos;

• Possibilidade de cadastrar o interesse em determinado modelo para ser informado quando surgir um novo anúncio;

• Mais de 2.200 modelos catalogados;

• Fichas técnicas e materiais voltados para veículos antigos;

• Relação de contatos do mercado de veículos antigos (oficinas, autopeças, despachantes, restauradores, importadores e corretores de seguros);

• Não compra no escuro, pois faz contato com o proprietário e certifica estado e condições do veículo, além de negociar diretamente o preço, a forma de pagamento, etc.

Como principais diferenciais o webclassicos.com.br apresenta lay-out limpo e moderno; navegação simples e de fácil visualização; informações padronizadas - facilita comparação; poucos “cliques” para chegar ao anúncio desejado; busca avançada; busca de serviços como complemento - lojas de peças, oficinas, despachantes, importadores, restauradores, seguradoras, todo tipo de serviço e profissionais especializados em carros antigos; versão mobile e links nas redes sociais facebook e twitter; feed RSS de anúncios; seção de clube de veículos antigos; seção de mídia e eventos; e patrocina encontros de veículos antigos.

Fonte:

Tonico Garcez Assessor webclassicos.com.br 

660100
0 Comentários
Foto do usuário que comentou a matéria

Relacionadas