Logo do Jornal ODiário.com
ACESSÓRIOS-2
04/02/2014 - 13h13 - visualizações

Designer Adhemar Cabral transforma sonhos em exclusivos itens de decoração

Autor Sport Cars
Sport Cars
Sport Cars
Sport Cars
Sport Cars
Sport Cars
Sport Cars
Sport Cars
Sport Cars
Sport Cars


Após exercer diversas profissões, inclusive como dançarino do Clube das Mulheres, Adhemar encontrou na arte a saída para aliar seu talento e seu olhar sobre o mundo a um modo de vida que realiza os sonhos das pessoas


Paulistano, 43 anos, pai de 2 filhos, avô de um menino de 2 anos e um perfil empreendedor multifacetado. Assim é Adhemar Canella Cabral, um designer, piloto e empresário que se notabiliza por dar forma a projetos únicos, inimagináveis e que realizam os sonhos dos clientes. Aficionado por decoração e velocidade, Adhemar comanda, há 4 anos, a AC Design, oficina de projetos na zona sul de São Paulo onde fabrica desde esculturas e simples peças de decoração até protótipos de carros Fórmula 1 e aviões.

A paixão de Cabral por velocidade começou com bicicletas e carrinhos de rolimã, que ele mesmo construía quando criança. Aos 8 anos, já gostava de fazer esculturas de carros na areia e brincar como se estivesse pilotando. Seu primeiro emprego foi aos 14 anos em uma loja de aluguel de trajes e, a partir daí, teve várias profissões até decidir pelo design. Adhemar já foi corretor de imóveis, atuou 10 anos com compra e venda de carros, foi proprietário de casas noturnas e, na Itália, em um momento difícil de sua vida, foi ajudante de cozinha. Porém, a profissão mais curiosa que teve foi como dançarino do Clube das Mulheres, “trabalho” onde permaneceu por um ano.

Graduou-se no curso de Publicidade e Propaganda pela Escola Pan-americana de Arte, mas fez diversos cursos de artes e design para customizar e modificar quaisquer tipos de objetos, empregando assim a sua visão. Seus primeiros trabalhos foram com moldes das cadeiras Egg e Plantum, que ganhavam linhas, cores e formas características do trabalho de Adhemar. Nesta época, também começou a produzir seus primeiros mockups de automóveis.

Com o resultado das cadeiras e carros viu que poderia fazer disso o seu meio de vida e, em 2010, abriu a AC Car, que mais tarde se tornaria a atual AC Design, pois percebeu que seu universo criativo não poderia ficar limitado somente ao automobilismo e sim deveria invadir o mundo da decoração. O primeiro carro sob encomenda que fez foi uma réplica de um carro  Fórmula 1, a McLaren MP4-8, que era pilotado por Ayrton Senna (um de seus ídolos) em 1993, ano em que o piloto brasileiro ganhou o GP Brasil. Dos carros de Fórmula 1 já fez mockups em tamanho real da McLaren, Ferrari, Red Bull e, atualmente, está produzindo uma Benetton semelhante a pilotada por Nelson Piquet. Além destes, Adhemar já produziu um protótipo da Penske de Emerson Fittipaldi na Fórmula Indy.

Além dos trabalhos de reprodução de carros, Cabral produz e customiza os mais variados tipos de objetos decorativos, como mesas, cadeiras, bancos, luminárias, relógios e cofres, até mockups de barcos, helicópteros e aviões, como um caça Mirage em tamanho real que fez para um cliente fiel. Também utiliza a velocidade como tema de peças decorativas e transforma os aerofólios de um Fórmula 1 em originais prateleiras, ou o bico de um destes carros em quadro. “Gosto de surpreender o cliente e entregar muito mais do que ele esperava. Nosso slogan é ‘se conseguir colocar no papel, nós podemos construir’. Queremos ser uma verdadeira e autêntica fábrica de sonhos”, comenta Cabral.

Com a AC Design, Adhemar já participou de diversos eventos e exposições, com destaque para a Mostra CoinCs, em 2012, onde produziu 10 porcos gigantes que foram customizados por artistas plásticos renomados e espalhados por São Paulo como uma urna para os cidadãos depositarem suas sugestões de melhorias na cidade, e a Dog Art, no início de 2013, onde fez dezenas de estátuas de cachorros que foram pintadas por artistas e celebridades, como Sabrina Sato e Danilo Gentile, e depois foram leiloadas com parte da renda revertida para a ONG Ampara Animal. Além disso, participou de exposições em shoppings, lojas de automóveis e roupas. Também já promoveu uma exposição própria, onde mostrou ao público suas criações. Em março está garantida a sua presença na Semana Cultural da Velocidade (Velocult), exposição que conta a história do automobilismo brasileiro que tem curadoria do designer Paulo Soláriz.

Serviço: AC Design

Endereço: Rua. José Estevão de Magalhães, 64 - Vila Campestre

Telefone/Delivery: (11) 2856 0115

www.acdesign.com.br

A AC Design é uma oficina de projetos na zona sul de São Paulo comandada há 4 anos pelo designer e piloto Adhemar Cabral, um apaixonado por velocidade e artes. Na AC Design sonhos se tornam realidades, desde esculturas e simples peças de decoração até protótipos de carros Fórmula 1 e aviões. Com a AC Design, Adhemar já tem diversos eventos e exposições no currículo, com destaque para a Mostra CoinCs, de 2012, a Dog Art, de 2013 e outras exposições em shoppings, lojas de roupas e automóveis. Também já organizou uma exposição própria, só com as peças produzidas pela AC Design.

Fonte: Ralcoh Comunicação (www.ralcoh.com.br)
Dayan Chiodo - Caio Bezerra

666281
0 Comentários
Foto do usuário que comentou a matéria

Relacionadas