Logo do Jornal ODiário.com
Bahr Baridades
22/02/2011 - 09h07 - visualizações

Religiões: exemplo a ser seguido

Autor Bahr-Baridades

.

A Folha de São Paulo está comemorando 90 anos de existência. Entre as várias comemorações, chama-nos a atenção um ato multireligioso, ocorrido ontem, 21/02, com a participação de representantes de oito religiões diferentes.

Foram convidados os religiosos  Rolf Schünemann, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (protestantismo), Monja Coen Murayama, representante da tradição budista Soto Zen, Rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista, Xeque muçulmano Abdel Hamid Mohamed Mohamed Aly Metwally, da Mesquita Brasil, Dom Datev Karibian, arcebispo da Igreja Apostólica Armênia do Brasil, Cônego Aparecido Pereira, da Arquidiocese de São Paulo, Mãe Liliana de Oxum, da Associação Centro de Mamãe Oxum (candomblé) e João Baptista do Valle, vice-presidente da Federação Espírita do Estado de São Paulo.

Este é o verdadeiro ecumenismo, em que todas as religiões recebem o mesmo tratamento e a mesma importância. Uma prova de que conflitos distantes não precisam necessariamente ser transportados para cá e nem se repetem no Brasil.

Seria interessante que em Londrina, por ocasião das formaturas em faculdades e em outras cerimônias ditas ecumênicas, até mesmo em reuniões de entidades culturais e sociais, fosse adotado o mesmo espírito, já que não existem apenas cristãos: há presença eventual de muçulmanos, judeus, evangélicos e ocasionalmente budistas e índios. A Folha de São Paulo acaba de nos dar um belo exemplo do verdadeiro ecumenismo.

Foto:  Folha de São Paulo
617201
0 Comentários
Foto do usuário que comentou a matéria

Relacionadas