Logo do Jornal ODiário.com
Bahr Baridades
31/01/2019 - 07h18 - visualizações

Prêmio Nobel da Paz, Meio Ambiente e Você

Autor Bahr-Baridades
.


Texto de Julio Ernesto Bahr apresentado em 2009 na Academia de Letras de Londrina


Recentemente laureado com o Prêmio Nobel da Paz de 2007, o ex-Vice Presidente dos Estados Unidos, Al Gore, está dando um exemplo ao mundo através da divulgação e dos trabalhos realizados para a redução do aquecimento solar no globo.

Um documentário por ele realizado junto com sua equipe chama a atenção para os terríveis danos que o aquecimento solar causa ao clima, à fauna e à flora. Icebergs gigantescos estão derretendo nos pólos, uma situação nunca antes imaginada. Pinguins, focas, leões marinhos e ursos polares vão perdendo espaços no seu habitat. A temperatura média está aumentando rapidamente em todos os pontos da terra. Enchentes causam vítimas e estragos. A subida de nível da água do mar vem fazendo desaparecer praias e construções, inclusive no Brasil. As estações do ano estão perdendo suas características de clima originais.

Entre as causas do aquecimento solar, está o gradual e contínuo desaparecimento da camada de ozônio, originado principalmente por indústrias, queimadas nos campos, matas e florestas, além de produtos como sprays, gás de geladeiras, poluição do ar por veículos mal regulados, carcaças de pneus descartados e outras tantas.

Al Gore conquistou merecidamente o Nobel da Paz. Cidadãos de inúmeros países já se conscientizaram e trabalham pela redução de poluentes. E você? Seu veículo está regulado? Seu lixo reciclável está sendo separado? Você tem tido cuidado com a flora e a fauna? Você age quando testemunha algum crime ecológico? Você economiza água potável? Você compra produtos não poluentes? Você evita jogar latas, papéis, fósforos acesos e bitucas de cigarros pelos lugares em que passa?

Se as suas respostas foram afirmativas, você é um sério candidato a ganhar merecidamente o maior de todos os prêmios: melhor qualidade de vida para sua família, seus filhos, netos e para todo o planeta Terra.

735846
0 Comentários
Foto do usuário que comentou a matéria

Relacionadas