Logo do Jornal ODiário.com
Sem Categoria-13
09/05/2012 - 12h48 - visualizações

Contabilidade para uma gestão de sucesso

Autor Wilson Teixeira

A busca pela eficiência gerencial, qualidade total e pelo aumento da produtividade é característica do mercado atual que é voraz e implacável. O fato é que não se pode deixar passar em branco qualquer oportunidade que ofereça conhecimento para uma gestão eficaz, que conduza as organizações à sobrevivência e ao sucesso.

A informação contábil para a administração empresarial é assim, sem sombras de dúvidas imprescindível para uma tomada de decisão consciente. Contudo, essa percepção ainda é pouco assimilada por grande parte dos gestores. Ainda existe aquela ideia primária de que o contador é o guarda-livros profissional que assumiu somente boa parte das rotinas operacionais e burocráticas junto aos bancos e órgãos públicos. Tolice.

Vale dizer que a informação contábil produzida hoje vai além da produção de balanços contábeis e financeiros. Ou seja, a prestação de serviços contábeis não se resulta na geração de boletos para o pagamento de tributos, ou solução de problemas relativos ao quadro de funcionários.

Então vale resumir o seguinte: o gestor inovador pensa diferente. Ele observa o mercado pela contabilidade. Ele não quer somente profissionais contábeis que executam tarefas obrigatórias. Na verdade, ele pouco se preocupa com a prestação de contas ao fisco, porque ele sabe que essas tarefas cotidianas são apenas etapas da execução de tudo aquilo que ele vai absorver como resultado final.

O gestor que faz uma leitura certa e real dos dias atuais, sabe muito bem que a interpretação contábil por meio de consultores contábeis é a mola propulsora para o desenvolvimento empresarial. Isso é a convergência de conhecimentos e habilidades que apenas os contadores-consultores contábeis são capazes de oferecer.

O que isto significa? A informação contábil para uma gestão de sucesso é interpretativa e vai além da prestação de contas. O contador não é executor somente, mas consultor especialista. Por isso vale o conselho: faça-se assessorar por profissionais que dão prova de sua capacidade. Certamente a informação contábil não vai custar mais. O lucro sim, este, estrategicamente, pode aumentar mais!

Coluna publicada no jornal O Diário dia 04/05/2012

Autor:

Sodré Junior é jornalista, editor do boletim Fato Gerador e especialista em Comunicação Organizacional: Gestão Estratégica.

527792
0 Comentários
Foto do usuário que comentou a matéria

Relacionadas