Logo do Jornal ODiário.com
Sem Categoria-22
23/07/2010 - 01h56 - visualizações

Transplante total de face

Autor admin

Notícias

Rosto de Jovem foi substituído por “uma peça única”, segundo equipe médica de hospital em Barcelona.



Madri – Um hospital da Espanha informou ter efetuado o primeiro transplante completo de face do mundo. Um jovem que sofreu um acidente recebeu nariz, pele, mandíbula, maçã do rosto, dentes e outras partes. A cirurgia foi realizada por equipe médica composta por 30 pessoas no final de Março e teve duração de 24 horas, informou o Hopital Vall d´Hebron, em Barcelona.

O paciente tem agora um rosto completo a partir da linha do cabelo, disse o soutor Joan Pere Barret, que chefiou a cirurgia. “Se você o olhar no rosto, vê uma pessoa normal”, disse Barret. Ele explicou que o jovem não ficará com rosto idêntico ao do doador. O paciente é um jovem agricultor espanhol que cinco anos atrás sofreu um tiro acidental, no qual perdeu a maior parte do rosto. Antes desta última cirurgia, o paciente teve de fazer outras nove e só conseguia respirar e comer por meio de tubos. Ele também tinha problemas para falar.

Na Grã-Bretanha, o Grupo de pesquisa de Transplante Facial chamou a operação espanhola de “a mais complexa operação de transplante de face que provavelmente já foi feita no mundo até hoje”. Mas não qualificou a cirurgia como primeiro transplante completo de face. Barret disse que a cirurgia envolveu a remoção do que havia permanecido no rosto do homem e dar a ele uma substituição “numa peça única”. “Foi um pouco como o filme com John Travolta e Nicolas Cage”, disse ele referindo-se ao filme de 1997, A Outra Face , no qual Travoltapassa por uma cirurgia de alta tecnologia para adquirir a aparência do Vilão Cage e se infiltrar num grupo terrorista.

fonte: www.cirurgiaplastica.org.br

528279
0 Comentários
Foto do usuário que comentou a matéria

Relacionadas