Logo do Jornal ODiário.com
Sem Categoria-42
18/07/2011 - 00h15 - visualizações

O melhor da aventura com Sherlock Holmes

Autor Marli Ribeiro

Robert Downey Jr. é um detetive moderno, inteligente e engraçado numa história cheia de mistério 

.

 O famoso personagem de ficção da literatura britânica criado pelo médico e escritor Sir Arthur Conan Doyle esta de volta. Sherlock Holmes com uma estranheza total,  volta as suas origens, mais visceral e aventureiro do que nunca. A direção é de Guy Ritchie que antes fez obras como Snatch – Porcos e Diamantes e Jogos Trapaças e Dois Canos Fumegantes. O roteiro  foi escrito por Simon Kinberg, Michael Robert Johnson e Anthony Peckham que segue perfeitamente o livro dando um destaque especial ao suspense. O diretor pensava em fazer um Sherlock Holmes com seus vinte e poucos anos, mas após conhecer o ator Robert Downey Jr., mudou de idéia rapidamente. Pois suas conclusões sobre o ator foram as melhores – para Guy Ritchie – o ator é brilhantemente inteligente e pensa como o personagem.

.

 Na história o detetive Sherlock Holmes precisa deter o vilão Lorde Blackwood (Mark Strong), que concretiza suas ações através da mágica e assim pretende ter um império indestrutível e eterno. Mas a missão não fica por ai, Holmes também tem que lidar com a golpista Irene Adler (Rachel McAdams) – uma antiga paixão – e além de tudo, vai ter que se acostumar com o afastamento do melhor amigo Watson (Jude Law), prestes a se casar.

 Muito bem desenhados, os protagonistas nos conduz para o espaço aconchegante do mundo de Sherlock Holmes, uma ponta da civilização no cenário fantástico.  A fascinante fotografia de Philippe Rousselot toma conta do filme. A belíssima Londres de 1891 foi recriada perfeitamente e  reinventa um ícone inglês. Ao apreciar tal obra, parece se estar vendo Sherlock Holmes pela primeira vez, pois a magnífica interpretação de Robert Downey Jr., dá vida a um personagem esnobe, chato, mas que desvenda tudo sobre qualquer caso. Pois passa muito do seu tempo atrás de detalhes que qualquer um, enlouquecia estar em seu lugar.

 A amizade entre Holmes e Watson é marcante. O diretor se inspirou em Butch Cassidy, num dos mais populares westerns da história do cinema, o motivo da escolha é pelo fato dos personagens de Paul Newman e Robert RedFord serem bem humorados, irônicos e peculiares. Aqui Robert Downey Jr. e Jude Law são dois amigos que se implicam, mais não se largam por nada. Jude Law interpreta um conquistador em ação e que no fundo adora viver alguns momentos em pura diversão e perigo ao lado de seu melhor amigo.

 A habilidade do detetive pela luta é um dos destaques do filme. O ator Robert Downey Jr. na vida real faz Wing Shun já a cincos anos, e por isso as cenas de lutas não foram difíceis de serem filmadas.  A tecnologia usada na obra dá muitas diferenças de produções já mostradas, as cenas em câmeras lentas que antecipam os atos de Holmes é um grande exemplo. São vários efeitos especiais que dão ao filme características muito especiais.

Provavelmente eu acho que grande parte dos cinéfilos simplesmente vão admirar Sherlock Holmes. Trata-se de uma obra cinética e divertida, que inova e reinventa uma história de época que funciona muito bem. O filme é refinado e ao mesmo tempo violento. É uma combinação de investigação, aventura e senso de humor num âmbito muito bem feito. Tudo se resulta num programa muito legal de assistir.*  

 Sherlock Holmes (Sherlock Holmes)   Ano: 2009   Pais: Inglaterra   Gênero: Aventura

Direção:  Guy Ritchie      

Elenco: Robert Downey Jr., Jude Law, Rachel McAdams, Mark Strong, Kelly Reilly

530765
0 Comentários
Foto do usuário que comentou a matéria

Relacionadas